Pipoca Prende ou Solta o Intestino?

Quando saboreamos um alimento que gostamos, não é comum que pensemos nos efeitos que ele pode causar ao nosso organismo, não é mesmo? O que realmente queremos é apreciá-lo e aproveitá-lo, com todos os seus sabores e sensações.

Só depois, nos casos em que acontece uma espécie de rebuliço na nossa barriga, é que pensamos o que ele pode ter aprontado dentro do nosso organismo. Mas não seria melhor saber o que determinada comida pode causar e, assim, saber a melhor forma de consumi-la para não sofrer com esse tipo de problema?

Vamos fazer exatamente isso em relação à pipoca mais abaixo, um aperitivo que costuma ser consumido enquanto assistimos a um filme ou acompanhamos um jogo de futebol, por exemplo. Vamos procurar entender se a pipoca prende ou solta o intestino?

A pipoca prende ou solta o intestino?

Um ponto importante para sabermos se a pipoca prende ou solta o intestino é darmos uma olhada na quantidade de fibras encontradas no alimento. Isso porque o nutriente é importante para o sistema digestivo e contribui com o funcionamento dos intestinos, inclusive combatendo o intestino preso, também conhecido como prisão de ventre.

A Mayo Clinic informou que uma porção de três xícaras de pipoca estourada no ar (sem óleo) apresenta 3,6 g de fibras, que é a mesma quantia encontrada em uma xícara de arroz integral cozido ou uma xícara de aveia cozida.

Três xícaras da pipoca branca em óleo carregam 3,3 g de fibras, enquanto três xícaras de pipoca em óleo com manteiga apresentam 3 g do nutriente.

As fibras combatem o intestino preso porque não são quebradas em forma de energia quando passam pelo trato digestivo do organismo humano. No lugar disso, o que ocorre é que elas absorvem água e amolecem e soltam as fezes.

Além disso, o nutriente acrescenta volume às fezes, o que também ajuda a facilitar o processo de evacuação.

A recomendação em relação à ingestão diária de fibras é de 25 g a 35 g para indivíduos adultos. Logo, comer uma porção de pipoca pode contribuir com o aporte do nutriente ao organismo e ajudar a soltar o intestino.

Por outro lado 

Quando analisamos se a pipoca prende ou solta o intestino, também precisamos falar do que pode acontecer caso ela seja consumida em excesso. Isso porque quando uma pessoa consome fibras demais e ultrapassa o limite citado no parágrafo anterior, ela pode experimentar alguns problemas.

Um deles acontece quando as fibras são ingeridas em uma quantidade elevada durante um curto espaço de tempo. Em vez de aliviar o intestino preso, o quadro de prisão de ventre pode ser é agravado.

Consumir muitas fibras pode resultar em outras reações indesejadas como a baixa qualidade na absorção de minerais e em problemas abdominais como gases, inchaço e cólicas. Antes que alguém diga que pode ser muito difícil ultrapassar o limite de consumo de fibras comendo pipoca, vale a pena lembrar que ela não é o único alimento ingerido nas refeições que possui o nutriente – frutas e vegetais, por exemplo, também carregam as fibras.

Além disso, fornecer muitas fibras também pode soltar demais o intestino e causar uma diarreia, que carrega consigo o perigo da desidratação.

A diarreia é experimentada porque o corpo puxa a água que o organismo necessita para eliminar toda aquela fibra que foi consumida.

Já que falamos em hidratação

Ao comer pipoca e outros alimentos que fornecem uma quantidade considerável de fibras, é fundamental certificar-se de que a ingestão de água esteja adequada.

A nutricionista Ana Cristina Wolf alertou para o fato de que o nutriente rouba água do organismo. Por conta disso, quando o consumo de alimentos ricos em fibras não vem acompanhado da ingestão do líquido, o intestino fica ressecado.

De acordo com o que o nutrólogo Jose Alves Lara Neto explicou, o consumo das fibras sem o líquido é outro aspecto que pode fazer com que o intestino fique ainda mais preso.

O problema da manteiga e do óleo

A prisão de ventre pode ser causada por uma alimentação pobre em fibras e rica em gorduras. Então, se uma pessoa sofre com o intestino preso depois de comer pipoca, talvez sua dieta tenha essas características e/ou a pipoca que ela consumiu tenha sido preparada com muita manteiga e óleo e esteja repleta de gorduras.

Entretanto, para quem sofre constantemente com o intestino preso, a melhor forma de buscar uma solução e descobrir a origem do problema é consultar-se com o médico que poderá avaliar o caso em particular.

Além disso, encher a pipoca de sal também pode prejudicar os benefícios que ela traz em relação ao combate ao intestino preso. O ideal é comer a pipoca estourada no ar, sem óleo.

A palavra é moderação

Resumindo, se for consumida moderadamente, a pipoca pode pode ajudar a soltar o intestino, contribuindo com o alívio do intestino preso.

Por outro lado, se o aperitivo for consumido de maneira exagerada e com muita gordura e sal, pode levar a um quadro de excesso de fibras no organismo, que pode tanto agravar a prisão de ventre como soltar demais o intestino.

Ou seja, o ideal é saber medir a quantidade de pipoca que consome e ingerir porções controladas, cuidando para não cometer exageros.

Você imaginava que comer pipoca prende ou solta o intestino? Tem o costume de consumi-la como lanche durante a sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...

1 comentário em “Pipoca Prende ou Solta o Intestino?”

  1. Estou a 3 dias sofrendo com a ingestão de pipoca, com mta cólica e intestino solto, tô tomando remédio à 2 dias, água mineral gasosa e um isotônico, mesmo assim continua doendo.

Deixe um comentário