Qual é o Medidor de Pressão Arterial Mais Confiável?

Para que o controle da pressão seja efetivo e você não precise se deslocar até o consultório médico apenas para medir a pressão, a melhor opção é ter um aparelho medidor de pressão arterial em casa.

Isso porque a hipertensão é conhecida no meio médico como uma doença silenciosa – muitas vezes, o hipertenso não apresenta sintomas e só sabe que tem pressão alta quando mede a pressão com frequência.

Sofrer de pressão alta pode trazer vários riscos para a saúde como o aumento do risco de ataque cardíaco, doença renal e derrame, por exemplo. Vale a pena conferir também os remédios para pressão alta mais usados e discutir com seu médico o mais indicado par seu caso.

Confira abaixo qual é o medidor de pressão arterial mais confiável e algumas dicas essenciais para aferir a pressão arterial da maneira correta.

Medidores de pressão arterial

Diversas pesquisas mostram que monitorar a pressão arterial em casa pode ajudar pessoas hipertensas a manter a pressão sob controle, além de auxiliar na identificação precoce da hipertensão.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2010 no periódico Cochrane Systematic Reviews, o monitoramento constante da pressão em casa ajuda pacientes com hipertensão a reduzir a pressão arterial sanguínea e manter a pressão em níveis seguros para a saúde.

A American Heart Association indica que ter um aferidor de pressão em casa pode ser útil para mulheres grávidas que apresentam hipertensão induzida pela gestação ou pré-eclâmpsia. O aparelho portátil também pode ajudar a verificar se o medicamento para a pressão arterial está funcionando adequadamente.

Existem hoje várias opções no mercado de medidor de pressão arterial que podem ser manuseados com facilidade em casa e vamos mostrar quais são essas opções.

Tipos de medidores

Atualmente, a grande maioria dos medidores de pressão já são digitais, facilitando muito a leitura. Os manuais são mais difíceis de usar e acabam sendo utilizados por enfermeiros e médicos em consultas de rotina.

– Monitores de braço

Os monitores de braço são aqueles em que uma braçadeira deve ser posicionada em volta do braço. Ao contrário dos aparelhos manuais em que o profissional da saúde infla a braçadeira manualmente, a maioria dos monitores de braço de uso doméstico insuflam automaticamente.

Esse tipo de monitor é bem fácil de usar, mas é preciso ajustar o manguito adequadamente para evitar que ele fique muito apertado ou solto demais, o que pode resultar em leituras imprecisas. Se o ajuste for feito corretamente, a leitura de pressão obtida será bastante confiável.

– Monitores de pulso

Os monitores de pulso são ainda mais fáceis de usar quando comparados com os monitores de braço. Eles também são mais confortáveis, além de mais leves e compactos.

Porém, é necessário posicionar o pulso corretamente pois a medida da pressão pode variar se o punho não estiver no mesmo nível do coração. Assim, ao usar um monitor de pulso é essencial apoiar o braço em uma superfície elevada para que o medidor fique no nível do coração, gerando uma leitura mais precisa.

Qual é o medidor de pressão arterial mais confiável?

O monitor de braço é considerado mais preciso porque o risco de errar a posição do braço durante a medida é praticamente nulo, ao contrário do medidor de pulso, em que é preciso posicionar o pulso no mesmo nível do coração para que a leitura seja correta. Dessa forma, é mais fácil e confiável usar um medidor de pressão de braço.

Os monitores manuais acabam gerando uma leitura mais precisa, mas o manuseio deles requer um pouco mais de prática para obtenção da medida correta e é melhor que esse tipo de medidor seja usado por um profissional.

Além de pensar na facilidade de uso, também é importante considerar o desempenho, o preço, a certificação e os recursos disponíveis no equipamento junto ao fabricante antes de comprar o produto.

Se você busca uma recomendação de marcas confiáveis, monitores de pressão da Omron costumam ser de alta qualidade.

A American Heart Association indica o uso de um monitor de braço automático para aferir a pressão em casa, mas a verdade é que se você seguir as instruções de uso corretamente, qualquer medidor de pressão arterial certificado por um órgão de inspeção como o INMETRO, por exemplo, é confiável e seguro.

Fatores a considerar para adquirir um bom medidor de pressão

O que torna um medidor de pressão arterial confiável ou não é o uso de acordo com as instruções e a escolha de um bom equipamento. Não é preciso comprar o aferidor de pressão mais caro do mercado, mas é importante considerar os seguintes fatores para uma compra consciente:

– Verifique o diâmetro do manguito

Um fator que afeta a leitura e que muita gente não se atenta é o diâmetro do manguito. É indispensável certificar-se de que o monitor que você está adquirindo apresenta um manguito que se ajusta à circunferência do seu braço ou pulso. Na maioria dos aparelhos, o manguito pode ser ajustado, mas ainda assim existe uma medida mínima e máxima.

Lembre-se de que usar um manguito folgado ou apertado demais pode causar erros na leitura da pressão.

– Considere o custo

É importante comprar um aparelho de qualidade, mas sempre respeitando o orçamento. Não é porque um medidor de pressão é mais barato que ele é ruim. Muitas vezes, o preço é mais alto devido aos recursos embutidos como uma memória para gravar os dados e alertas de risco, por exemplo.

Assim, é possível ter um bom aferidor de pressão em casa abrindo mão de alguns recursos que podem ser dispensados no momento.

– Obtenha um aparelho fácil de usar

De nada adianta comprar um aparelho top de linha e não saber manusear da maneira correta. É muito importante escolher um medidor que você terá facilidade para usar, o que confere leituras mais precisas.

Se for comprar em uma loja física, peça para o vendedor mostrar os diferentes medidores para que você não tenha dúvidas da sua escolha. E se for adquirir em uma loja online, procure vídeos na internet sobre o produto para analisar suas opções.

– Observe os recursos disponíveis

Abrir mão de alguns recursos pode tornar o aferidor de pressão mais barato, mas em alguns casos é interessante ter alguns recursos extras no aparelho.

Se o medidor vai ser utilizado por mais de uma pessoa, pode ser interessante que o mesmo tenha uma função multiusuário que permita a gravação de dados de cada usuário. Também pode ser interessante adquirir um produto que venha com manguitos de vários diâmetros para que qualquer pessoa possa usar o aparelho.

A presença de botões intuitivos e a possibilidade de exibição de dígitos grandes na tela digital podem ser fatores importantes se o aparelho for usado por idosos, por exemplo.

O importante é avaliar as suas necessidades e procurar um medidor de pressão arterial que seja capaz de atendê-las.

Como medir a pressão arterial corretamente

Não importa o aparelho que você adquiriu. Seguir as dicas abaixo na hora de aferir a pressão arterial pode melhorar e muito a precisão dos dados obtidos na leitura.

– Evitar certas substâncias e exercícios físicos logo antes da medida

Uma medida precisa da pressão arterial sanguínea começa antes mesmo de ligar o aferidor de pressão.

Cerca de 30 minutos antes de medir a pressão arterial, não é recomendado fumar, fazer exercícios físicos ou ingerir bebidas com cafeína, pois tais atividades podem alterar a pressão sanguínea. Também é indicado esvaziar a bexiga e descansar por ao menos 5 minutos antes de iniciar a leitura da pressão.

– Manter a postura adequada

A melhor postura para medir a pressão é se sentar em uma superfície confortável mantendo as costas retas e apoiadas. Também é recomendado manter os pés apoiados no chão sem cruzar as pernas. Por fim, seu braço deve estar apoiado em uma superfície plana como uma mesa, por exemplo, para garantir que o medidor esteja no mesmo nível do coração.

Em geral, os manuais de instruções mostram uma figura da posição exata em que o manguito deve ser posicionado. Além disso, não se deve posicionar o manguito por cima de nenhuma roupa. A medida deve sempre ser feita sobre o braço ou pulso nu.

Na dúvida, leve o aparelho na sua próxima consulta médica para que o médico te mostre a forma correta de ajustar o manguito.

– Medir sempre no mesmo horário

A nossa pressão pode variar durante o dia e isso é normal. Você pode medi-la em qualquer momento do dia, mas o que não pode ser feito é comparar uma medida de pressão feita de manhã com outra feita à noite, pois elas podem ser completamente diferentes.

O ideal é fazer todas as leituras de manhã ou todas as leituras à noite. Ou então, medir a pressão várias vezes por dia e anotar o horário em que você mediu para que as comparações sejam feitas

– Registrar as leituras

Se você não tiver um aparelho com memória para arquivar as medidas, um caderninho para anotar informações básicas como dia, horário e pressão medida é o suficiente para ter um registro das leituras. Isso pode ser importante para notar alterações na pressão e para levar na próxima consulta médica.

Medindo a pressão

Depois de se certificar de todas as condições mencionadas anteriormente, ajuste o manguito no local adequado, relaxe o braço e mantenha a mão aberta. Aperte o botão para iniciar a medida e fique parado e não fale durante a leitura. O manguito será inflado e esvaziado automaticamente e a leitura da pressão apareça no visor do aparelho.

Recomendações da American Heart Association

  • O monitoramento da pressão arterial em casa é recomendado para todas as pessoas com pressão alta;
  • A medida da pressão em casa não deve substituir as consultas de rotina no médico;
  • Nunca se deve parar de tomar um medicamento para hipertensão prescrito por um médico por conta própria mesmo que sua pressão pareça estar normalizada.

Uma única medida de pressão arterial fora do que é comumente observado pode ser normal. Mas se a leitura for muito alta (igual ou maior que 18/12 mmHg) e sintomas como dor no peito, falta de ar, dormência, fraqueza, dificuldade para falar, alterações na visão ou dores nas costas surgirem, é necessário solicitar socorro médico.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você possui algum medidor de pressão arterial em casa? Já foi diagnosticado com pressão alta e precisa verificá-la frequentemente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário