Você provavelmente conhece e já até experimentou o homus feito com grão-de-bico. Mas, o que acha de sair da rotina e dar uma diversificada no sabor e na cor da pastinha?
A nossa sugestão é uma receita que substitui o grão-de-bico pela ervilha, além de contar com o toque refrescante da hortelã. É uma delícia de acompanhamento para comer ao lado de pães, torradinhas e até palitinhos de vegetais.
Ao lado da dupla, você ainda vai precisar de ingredientes como tahine (pasta de gergelim), alho, limão espremido, azeite de oliva e bicarbonato de sódio. Se quiser, há também a opção de decorar o prato com mais um pouquinho hortelã.
A pastinha tem tudo para se tornar um dos seus acompanhamentos favoritos, especialmente se você já enjoou dos mesmos de sempre. Quer ver só?
Então, aprenda o passo a passo do homus de ervilha e experimente como ele fica ótimo!
Homus de ervilha
Equipamento
- Tigela
- Peneira
- Panela
- Processador de alimentos
Ingredientes
- 1 xícara de chá ervilha seca
- 5 ramos hortelã
- 2 colheres de sopa tahine (pasta de gergelim)
- 1 dente alho amassado
- ¼ xícara de chá limão (suco da fruta espremido na hora)
- 3 colheres de sopa azeite de oliva
- ½ colher de chá bicarbonato de sódio
- sal a gosto
- hortelã folhinhas a gosto para decorar
- água
Instruções
- Coloque a ervilha em uma tigela, cubra com 2 xícaras de chá de água fervente e deixe de molho por 30 minutos. Isso vai ajudar a diminuir o tempo de cozimento da ervilha.
- Lave e seque as folhinhas de hortelã.
- Passados os 30 minutos da ervilha de molho, escorra a água em uma peneira e ponha a ervilha dentro de uma panela média de borda alta. Adicione 1,5 litro de água, junte o bicarbonato de sódio e leve ao fogo alto.
- Logo que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até a ervilha estar bem macia. É importante que a sua panela tenha borda alta porque o bicarbonato espuma quando a água ferve.
- Assim que a ervilha estiver cozida, passe-a por uma peneira e deixe escorrer bem a água.
- No processador de alimentos, junte a ervilha cozida ainda quente com o alho, a hortelã (folhas), o tahine, o azeite e o suco do limão espremido na hora. Tempere com sal.
- Bata até obter uma pasta bem cremosa. Como a ervilha estará quente, você poderá ter a impressão que está muito mole, mas após esfriar, o homus chega ao ponto certo. Vale a pena usar a ervilha quente, pois isso faz o homus ficar lisinho e cremoso.
- Coloque o homus de ervilha em uma tigela e leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir. Na hora de servir, regue a pastinha com um pouquinho de azeite e decore com folhinhas de hortelã.
Notas
- O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de homus que você servir por vez.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?