Como plantar hortelã em casa – Passo a passo e dicas

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

Não é só no chá ou para incrementar o suco de abacaxi que se usa a hortelã. Por exemplo, ela também está em temperos, molhos, patês, sopas, mousses e outros doces. Assim, não é uma surpresa que muitos queiram aprender como plantar hortelã em casa.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, investir em receitas saudáveis com a hortelã é uma boa escolha porque ela tem propriedades antioxidantes e nutrientes como ferro, cálcio fósforo, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Além disso, há vários benefícios da hortelã, como o efeito expectorante, auxílio à digestão e contribuição com a diminuição dos gases.

E então, como plantar hortelã em casa?

É bem isso que você aprende nessas duas listas de instruções que separamos a seguir. Dá só uma conferida:

Como plantar hortelã em vaso

Vaso de hortelã

1. O vaso usado no plantio precisa ter furos de drenagem no fundo. Para completar o sistema de drenagem, você deve montar uma camada com argila expandida coberta por manta de bidim no fundo do vaso.

2. Então, encher o vaso quase até a borda com um substrato pronto, que deve ser rico em matéria orgânica. Logo após, umidificar a terra com o auxílio de um borrifador com água.

3. Fazer um buraco no meio da terra, colocar a muda de hortelã (que você pode comprar já prontinha para facilitar o processo) e cobrir os espaços ao redor dela com mais terra. Plante a mudinha de modo que a raiz fique a 5 cm de profundidade.

4. Com o auxílio do borrifador com água, regar a planta. Obedeça sempre a regrinha de fazer a irrigação até duas vezes por dia.

5. A rega da hortelã deve ser regular, para que o solo esteja sempre úmido. Isso porque a planta precisa de muita água. Principalmente em seu primeiro ano. Assim, recomenda-se usar um vaso auto irrigável no cultivo, já que ele umidifica a planta naturalmente.

6. Uma vez que hortelã cresce e se espalha rapidamente, vale a pena rodeá-la por estruturas que auxiliem a conter a planta em seu próprio vaso, evitando que ela ocupe o espaço reservado para outras plantas.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Além disso, outra dica é podar os ramos mais altos da hortelã porque o ideal é que a planta cresça na lateral.

Como plantar hortelã em garrafa pet

Agora que vimos como a erva pode ser plantada em vasos, confira o passo a passo de como plantar hortelã na garrafa pet:

1. Preparar um super substrato composto por 1 parte de substrato, ¼ de parte de húmus, ¼ de esterco de curral, ¼ de esterco e aves, ¼ de torta de mamona e 1/8 de farinha de ossos. Reservar.

2. Separar uma garrafa pet de 2 litros e deitá-la horizontalmente. Então, desenhar um retângulo grande na parte de cima do recipiente. O retângulo deve ocupar todo o meio da garrafa.

3. Cortar esse retângulo com o auxílio de uma tesoura. O corte não pode ser profundo e deve ser feito no topo do recipiente. Logo depois, dobrar as laterais do retângulo para que não fiquem cortantes.

4. Fazer uma camada de drenagem na garrafa com pedras pequenas ou argila expandida. Cobrir com uma manda de bidim e fazer um furo no fundo da garrafa para completar o sistema de drenagem.

5. Então, adicionar o substrato do passo 1 na garrafa pet e plantar a muda de hortelã no vaso, certificando-se de cobrir a parte inferior com substrato.

6. Pendurar a garrafa pet deitada horizontalmente em um local alto que tenha boa luminosidade e pegue sol.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Regar a planta pela primeira vez e continuar a fazer a irrigação diariamente. O objetivo é manter o solo bem úmido.

Outras dicas para que a planta se desenvolva bem

Hortelã no vaso
  • O solo usado no cultivo da hortelã precisa ser bem adubado (de modo 100% natural, quando o objetivo é um plantio orgânico), apresentar boa drenagem e ser rico em matéria orgânica.
  • Além disso, a erva prefere um clima ameno e temperado, porém, ela é resistente a temperaturas mais altas e baixas. No entanto, ela não suporta o congelamento do solo.
  • Recomenda-se regar a planta no primeiro horário da manhã e/ou no final do dia. Mas, deve-se regar mais vezes por dia quando a temperatura estiver quente.
  • Aliás, a rega deve ser feita para deixar o solo sempre úmido e alcançar as raízes. Principalmente ao longo do seu ciclo de crescimento.
  • A planta deve ficar em um local onde haja bastante incidência de luz. Adicionalmente, outra orientação é proteger a área de plantio contra a ocorrência de ventos.
  • A expectativa é que a colheita aconteça 40 dias depois do plantio. Mas, o ideal é colher a hortelã logo que a planta estiver florescendo.

Gostou de aprender como plantar hortelã em casa e costuma usar ervas para cozinhar? Então, você também vai gostar de aprender como plantar alecrim e como plantar cheiro verde.

Vídeo

Conheça mais sobre os benefícios da hortelã com a nossa nutricionista no vídeo a seguir:

Você costuma usar hortelã no dia a dia? Então, comente abaixo como utiliza a erva!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário