Exercícios para Braços

Rosca tríceps testa deitado no banco reto com barra tradicional – Como fazer e erros comuns

Publicado por
Francisco Santana

A rosca tríceps testa deitado no banco reto com barra tradicional é um exercício ótimo para aumentar os braços. 

Conhecido também como extensão de tríceps com barra, o exercício ajuda a construir massa muscular e aumentar a força no tríceps

Com o uso da barra é possível levantar mais peso do que em exercícios similares, como na extensão de tríceps com halteres por exemplo. Isso porque, na barra é possível fazer vários pequenos incrementos de 0,5 a 1 kg de peso ao longo do tempo, estimulando cada vez mais o músculo e favorecendo a hipertrofia muscular.

Esse conjunto de músculos composto pelas cabeças longa, lateral e medial é muito usado no dia a dia em movimentos de puxar e empurrar. Além disso, a rosca tríceps testa ajuda a melhorar o rendimento em outros exercícios de membros superiores como o supino reto, justamente por causa do ganho de força. 

Outro detalhe importante é que você não precisa se preocupar tanto com a estabilização e equilíbrio, como acontece ao usar os halteres. Dessa forma, você pode se concentrar melhor no exercício.

continua depois da publicidade

Como fazer rosca tríceps testa

Comece ajustando a sua posição para o exercício. Para isso, deite-se de barriga para cima no banco reto. Apoie todo o corpo menos a parte inferior das pernas.

Coloque os pés no chão, um de cada lado do banco. Então, segure a barra na altura do peito com a pegada pronada (palmas das mãos voltadas para fora).

Finalmente, levante a barra reta esticando os braços para o alto. Considere esta a posição inicial do exercício. Agora, flexione os cotovelos para trás até que a barra fique na altura da sua testa. Logo depois, estique os braços novamente elevando a barra. Repita até finalizar sua série e descanse a barra no suporte.

Uma boa sugestão é fazer entre 3 a 5 séries de 8 a 20 repetições cada, sempre respeitando o limite do seu corpo.

continua depois da publicidade

Erros comuns

Existem alguns erros de posicionamento e movimento que podem comprometer os ganhos

Veja alguns erros que muitas pessoas cometem e que você pode evitar no treino de tríceps.

Errar a posição das mãos

Tente manter as mãos afastadas entre si na mesma largura dos ombros ao segurar a barra. Isso ajuda a diminuir o estresse nas articulações dos cotovelos durante o exercício.

Fazer o exercício muito rápido

Movimentar a barra reta muito rapidamente pode prejudicar a eficácia da extensão de tríceps. Assim, é importante fazer movimentos lentos e controlados.

Além disso, fazer uma pequena pausa antes de subir a barra novamente aumenta a tensão no tríceps e, consequentemente, melhora os resultados do exercício.

Realizar os movimentos com cuidado também ajuda a evitar acidentes com a barra.

continua depois da publicidade

Usar muita carga

Embora seja possível colocar bastante peso na barra reta, isso não é recomendado se você é iniciante ou se está fazendo a rosca tríceps testa sem supervisão. 

Exagerar no peso aumenta o risco de você deixar a barra cair e se machucar. Além disso, o excesso de peso pode prejudicar seu rendimento, interferindo no número de repetições que você consegue fazer por série.

Portanto, o mais importante é focar na qualidade do movimento e na sua segurança. 

Por fim, interrompa a atividade se sentir qualquer tipo de dor no pulso. Aliás, a forma de pegar a barra pode forçar as articulações dos pulsos no início. Assim, se você tem uma lesão ou sensibilidade no local, é melhor evitar a rosca tríceps testa. Nesses casos, usar a barra EZ pode evitar dores nas articulações devido à posição semi pronada que ela proporciona, que acaba sendo mais confortável para os pulsos.

Caso você sinta algum desconforto no cotovelo ou nos ombros, também é melhor pausar o exercício e buscar orientação de um professor de educação física.

continua depois da publicidade
Fontes e referências adicionais

Você tem o hábito de fazer rosca tríceps testa nos seus treinos? Já sabia posicionar as mãos corretamente na barra nesse exercício? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Francisco Santana