Você provavelmente já ouviu falar sobre os sintomas de metabolismo acelerado, como aquelas pessoas que comem muito, nem sempre fazem atividades físicas e que, mesmo assim, perdem peso rapidamente.
Então, a seguir você descobrirá o que exatamente é o metabolismo, como ele funciona, o efeito térmico das atividades físicas e quais são os sintomas de metabolismo acelerado.
Chamamos de metabolismo o grupo de funções que ocorrem no organismo para atender às necessidades de energia, manutenção dos funcionamento do corpo e das atividades físicas.
Podemos dividir o metabolismo global em quatro conceitos principais:
A taxa metabólica basal é o total de calorias que o corpo precisa para manter suas funções vitais, tais como o bombeamento do sangue, a respiração, as atividades do sistema nervoso, entre outras, durante o estado de repouso.
Esta taxa representa a maior parte da quantidade de energia gasta pelo organismo, consumindo em torno de 60% a 75% das necessidades diárias de calorias.
Esta taxa envolve o gasto energético do processo de digestão, da absorção e da utilização dos nutrientes, que são obtidos através dos alimentos. Ela representa entre 5 e 15% de toda a taxa metabólica diária.
Esta taxa envolve as atividades realizadas de forma espontânea, incluindo os movimentos espontâneos, como andar de um lado para outro, ficar em pé, conversar com alguém, entre outras coisas.
Estima-se que essas atividades podem chegar a consumir de 300 a 350 calorias a mais todos os dias.
O efeito térmico das atividades físicas é determinado pelo total de calorias gastas durante os exercícios físicos, e pode ser proveniente de atividades aeróbicas, que estimulam o sistema cardiovascular, ou de treinos anaeróbicos, que estimulam os músculos.
E o gasto total de calorias será definido pela intensidade e duração dos exercícios, assim como pelas condições físicas do praticante.
O metabolismo rápido, também chamado de hipermetabolismo, é definido pelo aumento da taxa metabólica, muitas vezes acompanhada de sintomas, que veremos a seguir.
Este é um dos principais e mais característicos sintomas do metabolismo acelerado.
Isso acontece porque quando o metabolismo se mantém ativo por longos períodos, o corpo precisa de uma maior quantidade de calorias para manter suas funções, o que leva a um maior gasto energético.
O metabolismo acelerado precisa de maior quantidade de calorias e, muitas vezes, estas calorias não são supridas através da alimentação, causando um aumento do cansaço e da fadiga.
Além disso, quando o metabolismo está mais rápido, o corpo não consegue utilizar de forma adequada os nutrientes provenientes dos alimentos.
Assim, as células passam a trabalhar com baixa quantidade de nutrientes, causando danos aos processos metabólicos e às funções vitais do organismo.
Quando o metabolismo está mais ativo, o corpo tem maior necessidade de oxigênio, e por isso precisa aumentar os batimentos cardíacos.
E quando a frequência cardíaca aumenta, muitos outros sintomas irão surgir, causando insônia, sudorese, cansaço, entre outros.
Outro sintoma do metabolismo acelerado é a insônia, ou a dificuldade para dormir.
Ela pode acontecer tanto pela dificuldade de pegar no sono, quanto pela impossibilidade de se manter dormindo, e se deve, muitas vezes, à aceleração dos batimentos cardíacos e ao aumento da temperatura corporal.
A hiperidrose é um sintoma caracterizado pelo suor excessivo e muitas vezes sem motivo aparente.
Isso acontece porque o metabolismo mais rápido leva a um aumento da temperatura corporal, e o consequente aumento da excreção de suor.
Como visto anteriormente, o metabolismo acelerado pode levar a outros problemas de saúde, devido principalmente ao alto consumo de calorias e nutrientes.
A anemia é um destes problemas, e é bastante comum nos casos de metabolismo rápido, justamente pelo consumo maior de nutrientes.
Em função da perda de peso repentina, pode ocorrer um processo de catabolismo, com a perda tanto da massa gorda quanto da massa magra. Isso acontece porque o corpo passa a consumir tanto a gordura armazenada como a massa muscular.
E com a redução da massa muscular, ocorre uma redução na resistência física do indivíduo, causando fraqueza e dificuldade em realizar até mesmo as atividades básicas do dia a dia.
Por fim, o aumento do metabolismo causa um aumento da temperatura corporal, que, por sua vez, deixa a pessoa mais sensível ao calor.
Um metabolismo mais acelerado pode ter diversas causas, que vão desde doenças até o uso de medicamentos e outras substâncias.
As principais causas são:
Além disso, algumas pessoas têm o metabolismo naturalmente acelerado, sem, no entanto, ser patológica.
Assista ao vídeo abaixo para saber outros sintomas do metabolismo acelerado e o que fazer.
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Ola ,tenho muitos problemas por causa do meu metabolismos e não consigo tratamento !
já cheguei tomei de tudo para engordar ,albumina ,farinha de batata doce ,complementos vitamínicos como LEUCOGEN e nada ,hoje peso 40 quilos mas ja cheguei a 34 e para os médicos de minha isso e normal !
tive perca quase total das mamas entrei em uma depressão forticina na época ,hoje estou mais tranquila contra as pessoas maldosa que me apontavam como anorestica ou bolemica , mau sabiam elas o quanto eu chorava pro estar perdendo peso sem motivo algum !
antes da minha primeira gestação eu pesava 47.5 e tenho 1.57 de altura nunca fui gordinha mas tinha um corpo normal como de todos . me alimento como um leão para tentar evitar ficar mais magra do que to .
infelizmente não acho mais saída e estou me conformando com essa situação de viver assim ,aguentando piadinha de pessoas da família tipo (nossa parece q vc ta passando fome ) e eu tenho que me calar a tamanha ignorância!
se vcs puderem me dar dicas de como me cuidar ficarei muito grata
Flavia Paes
Flavia procure um nutricionista, mesmo para ganhar peso é preciso alimentar certo e procure um endocrinologista, pode ser algum problema hormonal.
Olá eu já tomei vitamina E não adiantou eu como e n engordo...Não sei o que fz
e ai bruno blz tente tomar o medicamento que se chama cobavital e barato e muito bom e nao tem contraindicacao. eu estou tomando e esta fazendo efeito.