Termogênicos – O que são, benefícios e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 15/12/2020

O que são termogênicos, afinal? Eles têm todo esse poder que falam? Quais são os verdadeiros benefícios e efeitos colaterais?

  Continua Depois da Publicidade  

Os suplementos mais procurados no mercado, para quem visa o emagrecimento, são os que garantem uma forma rápida, fácil, saudável e duradoura de perde peso.

Os termogênicos se enquadram nesse tipo de produto, mas se engana quem pensa que todos os quilos a mais irão embora apenas consumindo o suplemento.

Os suplementos termogênicos são responsáveis por acelerar o metabolismo, gerando um maior gasto calórica a partir da queima da gordura armazenada no corpo, que é utilizada como fonte de energia.

Porém, é importante entender que quando exercitamos o corpo, naturalmente elevamos sua temperatura, e isso faz com que o metabolismo acelere. O termogênico eleva a temperatura do corpo, mesmo ele estando em repouso.

Termogênese

A termogênese é totalmente associada ao metabolismo, e consiste em um processo que regula a temperatura do corpo em resposta às variações de temperatura do próprio corpo ou do ambiente.

Quando a temperatura corporal aumenta, o corpo precisa gastar mais energia e queimar mais gordura para reequilibrar a sua temperatura, o que também contribui para o emagrecimento. E os suplementos termogênicos desempenham esse papel de elevar a temperatura corporal.

Os suplementos termogênicos

Para compor o termogênico, são escolhidos alguns ingredientes naturais que já possuem a característica da termogênese, como a cafeína, o guaraná, kola nut e o chá verde, por exemplo.

Muitos dos suplementos termogênicos não possuem em quantidade satisfatória os compostos que aceleram o metabolismo. Isso se explica pelos riscos à saúde que essas altas doses poderiam gerar.

Ajudam a queimar a gordura corporal

Como os termogênicos aceleram o metabolismo, geram mais energia para a realização dos exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Para isso, o corpo precisa acessar a gordura estocada para transformá-la em energia (combustível), sendo esta utilizada nas diversas tarefas do organismo, incluindo a própria atividade física.

Melhoram a performance

Os termogênicos também estimulam a prática de exercícios físicos, já que são compostos por ingredientes energéticos, que aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, garantindo uma maior oxigenação dos tecidos e disposição para a prática das atividades físicas.

Eles estimulam a queima de gordura, realizando-a de forma mais rápida e intensa durante a prática de atividades físicas, ou até mesmo em tarefas comuns do dia a dia, como andar e trabalhar.

Efeitos colaterais

Como qualquer substância, os termogênicos também podem gerar efeitos colaterais, se consumidos em excesso, e ainda irritar o intestino. Nesse sentido, os sintomas mais comuns são:

  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Dores abdominais;
  • Diarreia;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Aumento dos batimentos cardíacos e elevação da pressão sanguínea, podendo levar a palpitações e arritmia.

Portanto pessoas com problemas de ansiedade e com doenças inflamatórias intestinais devem evitar os termogênicos.

Como tomar

Cada marca de suplementos termogênicos irá recomendar os melhores horários e doses para consumir o produto. Entretanto, é mais indicado consumi-los entre 15 e 60 minutos antes dos exercícios, e evitá-los à noite, especialmente perto da hora de dormir.

Alimentos termogênicos

Uma boa saída para quem não quer consumir muitos produtos industrializados para emagrecer é investir em alimentos naturalmente termogênicos .

Esses alimentos necessitam de mais energia para serem digeridos, sendo assim, o corpo vai queimar mais gordura para processá-los, o que ajuda o processo de emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Confira alguns dos principais alimentos termogênicos:

  • Pimenta vermelha: possui a substância capsaicina que ajuda o organismo a queimar gordura, ela pode ser consumida junto com as refeições;
  • Mostarda: além de ser termogênica, também é antioxidante;
  • Vinagre de maçã: fonte de ácido acético, que acelera o metabolismo e ainda gera sensação de saciedade;
  • Gengibre: eleva a temperatura do organismo e aumenta o gasto calórico, pode ser consumido em saladas e chás;
  • Chá verde: além de acelerar o metabolismo, ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue;
  • Cafeína: também presente no chá verde, essa substância é o termogênico mais conhecido. Além disso, também ajuda a te manter acordado;
  • Água gelada: quando ingerimos água gelada, fazemos o organismo trabalhar mais e gastar mais calorias, para equilibrar a temperatura corporal;
  • Chá de hibisco: acelera o metabolismo e, além disso, estudos indicam que também ajuda a controlar o colesterol.

Dicas e cuidados

É importante lembrar que, apesar dos termogênicos ajudarem a perder peso, eles não são milagrosos.

Portanto quem quer emagrecer precisa seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos, acrescentando os termogênicos na alimentação como uma forma de acelerar os resultados.

Além disso, é indicado consultar um médico ou um nutricionista antes de começar a fazer uso regular dessas substâncias.

Fontes e Referências Adicionais

Quais termogênicos são os seus preferidos para ajudar na queima de gordura e fornecimento energia para os exercícios? Qual você costuma tomar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (83 votos, média 3,66)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “Termogênicos – O que são, benefícios e cuidados”

  1. Oi….não tive nenhum resultado…travou meu intestino. Mesmo tomando 2 litros de água por dia, comendo mais saladas, granola, chia e outros…….quero saber se tem algum reembolso…..pois estou muito insatisfeita…..pois tomo, é logo tem que tomar um laxante….

    Responder
  2. Eu e minha esposa estamos tomando o Termo Três da Fuxion, muito bom, é 100% natural, não contem nada químico. Minha esposa teve péssimas experiencias com outros, ficava com insônia e acelerava os batimentos cardíacos. Termo Três é perfeito para nos.

    Responder
  3. Olá.. o que vocês têm a dizer sobre o termogenico Elite Abdômen Red? Eles indicam tomar 3x ao dia mas n diz como, se posso tomar os 3 antes do treino. Obrigada.

    Responder
  4. Boa tarde. Gostaria de começar a tomar algum termogênico. Meu amigo me indicou o Redline, mas, como nunca tomei nenhum, gostaria de algum mais leve e natural para não sentir tanto os efeitos colaterais. Poderia me indicar alguma marca?

    Responder
  5. Olá, tenho uma dúvida sobre termogenicos que ninguem soube me responder e não achei por aqui perguntas relcionadas.. Tenho problema de bronquite asmatica, então uso o aerolin (conhecido como bombinha) e também outro medicamento para o tratamento disso, esse dois que foram citados aceleram o coração, tem algum problema eu tomar o termogênico já que acelera o coração também? Obs: já tomo um termogênico, mas queria aumentar para 2 pilulas por dia, pois é o indicado..

    Responder
  6. Bom dia,sou hipertensa controlada, estou fazendo uso de termogênico na hora do lanche e antes do treino pois treino a noite, faço dieta quero saber se diluíndo o termogênico pois ele é em pó diminui o risco de acelerar os batimentos cardíacos

    Responder
  7. Bom dia ,quero deixar minha experiência com termogênicos ,,tomei uma capisula de Elite abdômen Red,,pensei que eu ia morrer ,,logo após q tomei ,,fiquei muito acelerada ,,coração batendo muito rápido,falta de ar,suando frio,,na academia não consegui treinar ,,muito cansaço,,tomei uma só antes só treino como recomendado ,,passei o dia enjoada,,com taquicardia,e dor de cabeça ,nunca mais eu tomo nenhum,e era o primeiro q eu tinha tomado ta aqui com o pote cheio.,e ainda me sinto .mal,,nem fui treinar hoje,,Deus me livrou..tomem cuidado que nao adianta corpo bonito no caixão ..vou continuar treinando e na dieta ,,somente .

    Responder
  8. Bom dia, muita boa a matéria de vc’s

    Iniciei um ciclo de DIETEX HARDCORE e já parei, pois como citado no texto, ele mistura Sinefrina + cafeína anidra 320mg + Cha verde, entre outras várias coisas

    Queria algo bem mais leve, esse é do capeta… Da resultado com certeza, mas até onde vale a pena colocar a sua vida em risco?

    Responder
  9. Eu estou tomando Termogênico para perder barriga, porem também uso BCAA, Whey e Creatina. Faço academia 3 vezes por semana e corro em media 30Km por semana. Não gostaria de emagrecer, somente perder barriga.
    Esta combinação de suplementos esta correta?

    Responder
    • Para perder barriga você irá emagrecer. O que deve fazer é manter sua massa muscular para garantir que o que está perdendo é gordura da barriga e não massa muscular geral. Esses são bons suplementos.

      Responder