Home » Suplementos » Emagrecimento » Termogênicos – O Que São, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Termogênicos – O Que São, Benefícios, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Termogênicos

O que são termogênicos, afinal? Eles têm todo esse poder que falam? Quais são os verdadeiros benefícios e efeitos colaterais?

  Continua Depois da Publicidade  

Os produtos mais procurados no mercado, para quem visa o emagrecimento, são os que garantem uma forma rápida, fácil, saudável e duradoura de perde peso. Os termogênicos se enquadram nesse tipo de produto, mas se engana quem pensa que todos os quilos a mais irão embora apenas consumindo o termogênico.

Os suplementos termogênicos são responsáveis por acelerar o metabolismo, gerando uma maior queima calórica a partir da queima da gordura estocada, que é utilizada como fonte de energia. Porém, é importante entender que quando exercitamos o corpo, naturalmente elevamos sua temperatura, e isso faz com que o metabolismo acelere. O termogênico eleva a temperatura do corpo mesmo com o corpo em repouso.

Termogênese

A termogênese é totalmente associada ao metabolismo e consiste em um processo que regula a temperatura do corpo conforme as demandas do corpo ou do ambiente. Para que ocorra a termogênese, o corpo precisa queimar energia e, com isso, produzir e dispersar o calor. A atividade física, por exemplo, é capaz de queimar até 40% de energia.

Suplementos termogênicos elevam a temperatura do corpo e, com isso, também aceleram o metabolismo. Como foi visto, isso é capaz de queimar energia, principalmente a que está estocada em forma de gordura, podendo levar ao emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Os suplementos termogênicos

Para compor o termogênico, são escolhidos alguns ingredientes naturais que já possuem a característica da termogênese, como a cafeína, o guaraná, kola nut e o chá verde, por exemplo.

Muitos dos suplementos termogênicos não possuem em quantidade satisfatória os compostos que aceleram o metabolismo. Isso se explica pelos riscos à saúde que essas altas doses poderiam gerar. 

Benefícios

Como os termogênicos aceleram o metabolismo, geram mais energia para a realização dos exercícios físicos. Para isso, o corpo precisa acessar a gordura estocada para transformá-la em energia (combustível), sendo esta utilizada nas diversas tarefas do organismo, incluindo a realização dos exercícios físicos. Por consequência, há uma maior queima calórica durante os treinos, o que leva ao emagrecimento.

Melhora da performance

Os termogênicos também são responsáveis por estimular a prática de exercícios físicos, já que são compostos por ingredientes energéticos. Aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos; o sangue corre em uma velocidade mais elevada e as veias se dilatam. Isso acaba dando uma maior disposição para a prática dos exercícios físicos, levando a uma maior queima calórica.

Além disso, graças ao aumento de energia durante os treinos, estes se tornam mais eficazes, podendo trazer mais rápido os resultados. Há relatos, ainda, de uma melhora no próprio desempenho dos treinos, sejam estes mais voltados para exercícios aeróbicos ou musculação.

Os termogênicos são uma forma de estimular a queima de gordura, realizando-a de forma mais rápida. Indivíduos queimarão mais calorias durante os exercícios, até mesmo em tarefas comuns do dia a dia, como andar e trabalhar.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos Colaterais

Os termogênicos são substâncias que podem produzir certos efeitos colaterais se consumidos em excesso. Em sua maioria, eles contêm cafeína e outras substâncias que geram irritação se não forem consumidas por pessoas que já estão acostumadas com seus efeitos. Alguns sintomas que podem ser sentidos nessa situação são fadiga, dor de cabeça e tontura.

Pessoas com problemas de ansiedade devem evitar os termogênicos incluindo a cafeína, que pode levar a nervosismo e outros sintomas. Estimulantes mais fortes, como a sinefrina, podem gerar diversos quadros de respostas graves de pânico, ansiedade e insônia.

Termogênicos estimulantes tendem a irritar o cólon, levando a dores abdominais e diarreia. Pessoas que possuem doenças inflamatórias intestinais devem evitar esses suplementos. Além disso, os termogênicos ainda elevam os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, podendo levar a palpitações e arritmia.

  Continua Depois da Publicidade  

Como Tomar

Cada marca de termogênico irá indicar os melhores horários e doses para consumir o suplemento. Porém, as melhores indicações são de utilizar o produto entre 15 e 60 minutos antes dos exercícios.

Alimentos termogênicos

Uma boa saída para quem não quer consumir muitos aditivos químicos para emagrecer e não depender dos suplementos é investir em alimentos naturalmente termogênicos e energéticos. Esses alimentos requerem maior energia para serem digeridos, por isso irão queimar mais gordura, ajudando no emagrecimento.

O primeiro exemplo de alimentos termogênicos é a pimenta vermelha, que induz um elevado gasto energéticos após a refeição. Além da pimenta vermelha, a mostarda, o vinagre de maçã, o gengibre e o guaraná são compostos com as mesmas propriedades.

A forma de consumo irá depender de cada alimento. A pimenta, por exemplo, pode ser consumida junto com as refeições. O gengibre, por sua vez, poderá ser consumido junto com receitas de saladas e chás. O chá verde pode ser consumido entre as refeições, não interferindo na absorção dos nutrientes provenientes das grandes refeições, como o ferro.

Nem os alimentos ou os suplementos são substâncias milagrosas; é necessário que a pessoa se empenhe em seguir uma dieta saudável e pratique exercícios físicos, deixando para os termogênicos apenas o papel coadjuvante, como um acelerador de resultados.

Referências adicionais:

Quais termogênicos são os seus preferidos para ajudar na queima de gordura e fornecimento energia para exercícios? Qual você costuma tomar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (73 votos, média: 3,66 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

18 comentários

  1. Comecei a tomar thermo abdômen, tomei 20 comprimidos de 60..Quase que morro me deu convulsões! Nunca mais.

  2. Oi….não tive nenhum resultado…travou meu intestino. Mesmo tomando 2 litros de água por dia, comendo mais saladas, granola, chia e outros…….quero saber se tem algum reembolso…..pois estou muito insatisfeita…..pois tomo, é logo tem que tomar um laxante….

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*