Torcedores de Times Perdedores Consomem Mais Gorduras Saturadas

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Se você é torcedor de times como Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma – que foram rebaixados no Brasileirão do ano passado – além da frustração e tristeza de ver a equipe do seu coração passar uma vergonha dessas, nós temos outra notícia ruim para te dar: o fato de ter torcido para esses times perdedores até o final do campeonato também prejudicou a sua alimentação e, por consequência, não contribuiu muito com a sua saúde.

Como a gente sabe disso? Graças a uma nova pesquisa divulgada na publicação Psychological Science (Ciência Psicológica, tradução livre). Durante esse estudo, os cientistas analisaram os resultados de duas temporadas da NFL – a liga nacional de futebol americana – juntamente com o consumo alimentar dos torcedores dos times.

Eles perceberam que depois de uma derrota, os torcedores chateados comiam aproximadamente 16% a mais de gorduras saturadas em segundas-feiras do que costumavam ingerir. Isso foi verificado principalmente nos casos de times que tinham sido derrotados de maneira surpreendente ou por uma diferença baixa no placar.

Por outro lado, os torcedores felizes, que viram os seus times ganharem as suas partidas, registraram uma diminuição de 9% no consumo habitual de gorduras saturadas.

Para a autora do livro Read It Before You Eat It (Leia Antes de Comer, tradução livre), Bonnie Taub-Dix, esse comportamento de quem torce pelos times perdedores caracteriza a comilança por impulsão.

“Você não está em controle de quem pega a bola, então não se puna comendo de maneira errada”, aconselhou.

O problema das gorduras saturadas 

Nós vimos aqui que o estudo mostrou que quem acompanha a derrota do seu time do coração fica mais propenso a ingerir um maior número de gorduras saturadas. Entretanto, você sabe qual é o problema dessa substância para o nosso organismo?

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, o excesso no consumo desse tipo de gordura pode causar problemas como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e câncer.

Segundo o PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, o limite de ingestão diária de gorduras saturadas para um adulto deve ser de 22 g. Já para crianças de sete a 10 anos esse valor é de 19 g. Para os pequenos que possuem entre quatro a seis anos o valor que não pode ser ultrapassado é de 16 g e o número máximo para os que têm entre um e três anos é 11 g.

Dicas para driblar a comilança 

Mas então, como se controlar e não deixar que as emoções após uma derrota tomem conta e façam com que o torcedor coma tudo o que der na telha? Assim como o treinador prepara o esquema de jogo do seu time contra a equipe adversária, é necessário se planejar para driblar o desejo de se empanturrar de guloseimas depois da frustração de ver o seu time perder:

  • Cuida da defesa: Mesmo que você esteja super confiante da vitória do seu time, não dê espaço para o azar e planeje como será a sua refeição no dia ou nas horas seguintes à partida, antes mesmo que ela comece. É o que aconselha a autora do livro The Small Change Diet (A Dietas das Pequenas Mudanças, tradução livre), Keri Gans: “Desse jeito, quer você ganhe ou perca, você já terá as suas refeições saudáveis planejadas”, explicou.
  • Faça do café da manhã o seu pré-jogo: Se você é daqueles que não dispensa acompanhar o jogo enquanto come alguma coisa, não tenha a péssima ideia de praticamente não se alimentar nas refeições anteriores ao horário da partida, com o objetivo de compensar mais tarde. Você ficará bastante faminto e correrá mais riscos de acabar comendo mais do que deve.
  • Chute as comidas não saudáveis para escanteio: Se você sabe que come quando está estressado, tente fazer escolhas mais saudáveis para o seu cardápio. Troque as guloseimas por uma fruta e o refrigerante por um suco natural ou chá gelado.
  • Mande bem nas substituições: Acha que não dá para passar o jogo sem uma guloseima ao menos? Então aprenda a substituir e a fazer concessões. Escolha apenas uma delas para cada partida. Se em determinado dia você optar pelos salgadinhos, deixe os frios de lado. Então na próxima semana, você pode comer alguns frios e abandonar os salgadinhos.

Você já se pegou comendo alguma besteira depois de alguma frustração com derrota do seu time? O que você comeu e quando foi essa história? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário