Intestino

Yakult prende ou solta o intestino?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Yakult é um leite fermentado produzido à base de leite desnatado, lactobacilos e do probiótico conhecido como Lactobacillus casei Shirota. Essas substâncias auxiliam na regularização das funções intestinais e ajudam a proteger a saúde do nosso sistema digestivo.

O Lactobacillus casei Shirota foi descoberto por um cientista japonês chamado Minoru Shirota no ano de 1930 e existem mais de 80 anos de pesquisa científica que evidenciam suas propriedades, além de haver aproximadamente 34 países consumidores do produto.

Para que possamos ter uma boa saúde, é fundamental que nosso intestino funcione bem, porque é justamente neste órgão que ocorre a absorção dos nutrientes essenciais para nossa vida e além disso, é onde se concentram cerca de 70% das células de defesa do nosso organismo.

Além do Yakult tradicional, existem ainda as versões Yakult 40, que é voltado principalmente para o público adulto, e o Yakult 40 light, que é menos calórico do que o Yakult convencional.

Os efeitos do Yakult no sistema digestivo

Segundo informações do o site do fabricante, o probiótico Lactobacillus casei Shirota, encontrado no Yakult, consegue atravessar os sucos digestivos e chegar vivo e em grande quantidade aos nossos intestinos, produzindo então o ácido lático e dificultando o crescimento das bactérias ruins, que não ajudam o sistema imunológico e deixam o organismo suscetível a doenças.

Além disso, ele promove o aumento da quantidade de bactérias boas e consequentemente, equilibra nossa microbiota intestinal.   

Uma pesquisa publicada no ano de 2011 em um jornal médico europeu identificou que o Lactobacillus casei Shirota (encontrado no Yakult) melhorou os sintomas da prisão de ventre em 89% dos participantes avaliados durante o experimento.

Uma das indicações deste produto é justamente o auxílio na prevenção de distúrbios digestivos, como por exemplo, a diarreia e a constipação (prisão de ventre).

O Yakult pode ser considerado como um dos produtos probióticos encontrados no mercado brasileiro com substâncias capazes de acelerar o trânsito intestinal.

Além disso, ao ajudar a manter o equilíbrio da flora intestinal, também aumenta o volume das microvilosidades desse órgão, possibilitando o crescimento da superfície de contato para melhor digestão e absorção dos nutrientes pelo organismo.

O desequilíbrio das bactérias do nosso organismo pode provocar um processo infeccioso, que no intestino pode acarretar problemas como prisão de ventre, diarreia e/ou inflamações.

Pesquisas mostraram que essa desregulação na flora intestinal está associada a problemas de saúde como alergias, obesidade, doença inflamatória intestinal e síndrome do cólon irritável.

A diarreia

De acordo com informações do National Center for Biotechnology Information (NCBI), órgão público de saúde dos Estados Unidos, em casos leves de diarreia o consumo de alimentos probióticos, como é o caso de Yakult, pode ajudar, além de ser recomendado a ingestão de bastante água.

O NCBI explicou ainda que os chamados produtos probióticos possuem micro-organismos especiais como bactérias e leveduras (fermento) e acredita-se que essas substâncias inibem os germes causadores da diarreia, ajudando com isso o organismo a combatê-los.

Este site mencionou ainda que, estudiosos da Cochrane Collaboration, uma rede internacional de pesquisadores, analisaram estudos relevantes em relação aos efeitos dos probióticos sobre a diarreia aguda para saber como eles poderiam ajudar em relação ao tratamento desta condição.

Segundo o NCBI, os pesquisadores encontraram 63 estudos acerca do tema, que contaram com a participação de mais de 8 mil pessoas. De acordo com a publicação, a maioria dos participantes eram crianças que sofreram com diarreias com menos de duas semanas de duração e tomaram probióticos por meio de diversos produtos, como iogurtes, leites e fórmulas especiais para bebês no formato de cápsulas ou em pó.

A pesquisa mostrou que os probióticos em média ajudaram a diminuir a duração da doença em um dia. Neste estudo também foi calculada a quantidade de pessoas que ficaram curadas da diarreia depois de três dias.

Conforme o trabalho da Cochrane Collaboration, em torno de 34 de cada 100 pessoas que não tomaram probióticos estavam curados da diarreia após três dias, enquanto aproximadamente 55 de cada 100 pessoas que consumiram probióticos não tinham mais a diarreia depois de três dias, concluindo então, que o uso dessa bactéria foi responsável pela cura mais rápida de um maior número de casos.

Apesar de ter informado que os estudos não registraram praticamente nenhum efeito colateral e os probióticos geralmente serem bem tolerados, o NCBI alertou que existem chances de que as bactérias e as leveduras dos probióticos possam, em alguns casos, causar infecções em pessoas que têm o sistema imunológico muito fraco ou sofrem com doenças mais graves

Portanto, para quem possui esses problemas, o ideal é sempre consultar o médico a respeito da melhor forma de tratar os casos de intestino preso ou diarreia. O mesmo serve para quem já foi diagnosticado com algum tipo de doença ou condição que causa a prisão de ventre ou a diarreia.

A maioria dos probióticos não é medicamento

O expert em microbiologia e nutrição, Arthur Ouwehand, explica que a maioria dos probióticos não tem a função de ser utilizado como medicamento, ainda que eles possam oferecer suporte a algumas funções fisiológicas do organismo que atuam na diminuição do risco de desenvolver uma doença.

Falando especificamente sobre o Yakult, o médico da área de gastroenterologia Charles Cattano alertou que considera o produto rico em açúcar e afirmou que existem maneiras menos calóricas de se consumir probióticos.

Por isso, sempre vale a pena olhar a tabela nutricional dos produtos probióticos e analisar o seu teor de açúcar antes de levá-lo para casa.

Você achava que o Yakult prende ou solta o intestino? Tem o costume de tomá-lo com frequência? Comente abaixo!

4 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Não tomo com freqüência, mais toda vez que tomo, sinto que com pouquíssimos tempo depois mim dar uma fome grande rs. Sera que é só eu?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Pra mim prende um pouco. Uso quando estou com o intestino desregulado (um pouco solto).

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Passei a dar para meu filho,pois ele tinha o intestino preguiçoso e de lá pra cá tudo melhorou,graças a Deus.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • consumo yakult diariamente,inclusive tive orientação de urologista para fazer uso para evitar infecçoes urinarias, o que realmente funcionou para mim. uso o yakult 40 ligth.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite