4 Receitas de Coalhada Light

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

A coalhada é um alimento muito consumido no mundo todo! Você sabia que ela é o resultado de um processo de fermentação natural estimulado pelo leite? A coalhada pode ser servida junto de frutas frescas, granola, mel e outros ingredientes e especiarias como a canela.

Existe também a versão de coalhada salgada, para quem preferir. O mais importante no preparo é que você deve deixar de um dia para o outro para adquirir a consistência desejada. É importante, durante o período de descanso, que a tigela com o conteúdo fique em local aquecido, como o forno desligado, por exemplo. Depois de pronto, deve-se levar para gelar.

Abaixo, você confere o passo a passo para preparar algumas receitas de coalhada light. Você também pode se interessar em saber se a coalhada engorda ou emagrece, confira!

1. Receita de coalhada light

Ingredientes:

  • 1 litro de leite desnatado;
  • 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado;
  • 1 iogurte natural desnatado.

Modo de preparo:

Aqueça o leite em uma panela. Em um recipiente a parte coloque o leite em pó, o iogurte e misture com um pouco de leite até obter uma mistura homogênea. Despeje essa mistura na panela com o leite aquecido e misture lentamente. Coloque em potinhos, enrole em toalhas e deixe dentro do forno desligado por 24 horas. No dia seguinte está pronto. Coloque na geladeira.

2. Receita de coalhada light com canela

Ingredientes:

  • 1 litro de leite desnatado;
  • 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó;
  • 1 pote de iogurte desnatado;
  • canela a gosto;
  • adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Ferva o leite e espere esfriar, até conseguir colocar o dedo no leite e contar até 10 sem se queimar. Enquanto o leite é fervido, misture bem o leite em pó com o iogurte até formar um creme em uma tigelinha. Despeje o leite sobre esse creme e misture bem. Tampe muito bem, embrulhe com cuidado em jornal ou toalhas e deixe descansar de um dia para o outro em local aquecido. Adicione adoçante e canela e sirva gelada.

3. Receita de coalhada light com hortelã

Ingredientes:

  • 3 litros de leite;
  • 1 copo de iogurte natural;
  • 2 colheres de sopa de manteiga ghee;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de hortelã picada.

Modo de preparo:

Na véspera, coloque o leite numa panela e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe o leite amornar. Adicione o iogurte, misture com uma colher, cubra com toalhas grossas e deixe fermentar durante a noite por 12 horas. Em uma panela, coloque a manteiga, o alho, doure e acrescente a coalhada. Sirva fria.

4. Receita de coalhada light integral

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral;
  • 1 copo de iogurte natural integral;
  • 3 colheres de sopa de leite integral em pó.

Modo de preparo:

Acenda o forno em alta temperatura. Em uma jarra de 1,5 litro, despeje o leite em pó, o iogurte e um copo do litro de leite. Com um mixer, bata até fazer bastante espuma. Com uma colher retire só a espuma. Despeje em uma tigela. Deixe amornar o restante do leite e misture ao resto. Desligue o forno, coloque a tigela no forno e deixe descansar de um dia para o outro. Leve para gelar e sirva como preferir.

O que você achou dessas receitas de coalhada light que separamos acima? Pretende aprender como fazer e experimentar alguma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “4 Receitas de Coalhada Light”

  1. Tomo coalhada há mais de 50 anos – interrupções esporádicas. Há pouco fazia utilizando pequena côdea de pão francês em um prato fundo de leite sem aquecimento (no meu caso sem lactose). Ficava pronta em 24h + ou -. Às vezes exacerbava o soro, mas perfeitamente consumível. Hoje utilizo 1/4 de um saquinho de iogurte (não sei se ficará boa com o saquinho inteiro) em 1 litro de leite, ficando o recipiente sobre o balcão da cozinha, coberto com um pano; fica pronta em menos de 24h, levemente engrossada por efeito do iogurte, sem muito soro. Geladeira. No momento do consumo acrescento o restante do iogurte mais suco de laranja ou manga, etc., da própria fruta, canela e adoçante. Consumo em duas vezes. Acompanho com pão integral. consumo diário.