Especialista da Área:

Coalhada Engorda ou Emagrece?

Se você gosta de laticínios, provavelmente já conhece a coalhada. Se não, está na hora de conhecê-la. A coalhada é nutritiva e sacia bem a fome, disso ninguém discorda. Mas será que a coalhada engorda? Conheça a coalhada e descubra se vale a pena incluí-la no seu cardápio.

O que é a coalhada?

A coalhada nada mais é do que o leite coagulado. Quando vemos o leite, pensamos que ele é todo líquido, mas isso não é verdade. Ele é composto de nata (gordura), proteínas e minerais, e estes elementos são sólidos. Através de um processo de fermentação usando uma enzima chamada coalho, a parte sólida é separada da parte líquida (soro do leite).

A parte sólida tem um aspecto meio gelatinoso e tem sabor azedo. Por ser de fácil digestão (e até ajudar na digestão) e nutritiva, ela é frequentemente usada nos planos alimentares para a perda de peso, por isso algumas pessoas tendem a acreditar que a coalhada emagrece.

Os benefícios da coalhada

Talvez o maior benefício da coalhada esteja no fato de que ela é até 6 vezes mais digerível que o leite e é especialmente indicada para idosos, pois estes têm uma maior dificuldade de digerir o leite. Isso porque no processo de fermentação a lactose transforma-se em ácido lático. Portanto, você pode se beneficiar das vantagens do leite (vitaminas e cálcio) sem ter problemas de digestão.

Além disso, a coalhada contém bactérias que ajudam a regular a flora intestinal. Estas bactérias ajudam a controlar diarreias e o intestino preso, além de melhorar a digestão como um todo. Estas bactérias boas também ajudam a evitar o crescimento de bactérias ruins e podem prevenir o câncer.

Em termos de gordura, as gorduras da coalhada ajudam a combater o colesterol ruim.

No entanto, a coalhada não possui fibras, mas esta falta pode ser suprida com a adição de aveia, por exemplo.

Coalhada engorda?

É difícil dizer se a coalhada engorda ou emagrece. Obviamente há a questão da moderação, pois a princípio tudo que é consumido na medida certa não engorda. A coalhada possui cálcio e vitamina B6, ambos responsáveis por um melhor processamento e uso da gordura como fonte de energia.

A quantidade de proteína também é essencial para contribuir com a ideia de que coalhada emagrece. A proteína fornece um alto nível de saciedade, então você demorará mais tempo para ter fome.

Entretanto, a coalhada é gordurosa, caso você escolha a opção feita a partir do leite integral. 100 gramas de coalhada pode chegar a 256 calorias, então ela é um alimento altamente energético. Desse ponto de vista, a coalhada engorda.

Por outro lado, hoje já encontramos no mercado coalhadas light, algumas com apenas 46 calorias por pote. Então, voltamos ao início: a coalhada emagrece?

Enfim, a resposta é que depende. Ela pode ser uma aliada no emagrecimento, mas há outros alimentos, como alguns chás e certos suplementos, mais indicados para a perda de peso. Entretanto, a coalhada é um alimento muito saudável e que pode ser consumido por muitas pessoas, estando inclusive liberada nas dietas com restrição a carboidrato, além de adicionar variedade ao cardápio.

  Continua Depois da Publicidade  

Como consumir a coalhada

Se você não estiver querendo perder peso, você pode consumir a coalhada feita a partir do leite integral. Se seu objetivo é emagrecer, a light pode ser a melhor opção. Você pode utilizar a coalhada como um lanche ou mesmo em um café da manhã caprichado.

Se você não estiver fazendo restrição a carboidrato, você pode incluir uma colher de aveia ou linhaça para adicionar fibras, já que a coalhada é pobre nesse alimento essencial para o corpo. Outra opção é bater a coalhada com uma fruta e aveia e fazer uma vitamina.

Você costuma comer coalhada? Ela influenciou o seu peso? Você gosta desse alimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (96 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

31 comentários em “Coalhada Engorda ou Emagrece?”

  1. Nunca tinha comido coalhada. Ganhei um pote de 250 gr e amei… bom por demais. SOU DIABETICA.

    DA CERTO FAZER COM LEITE O ( ZERO ) LACTOSE E SEM GORDURA. ficarei feliz se puderem me responder. OBRIGADA

  2. Pra mim a coalhada, torna-se mais sadia preparada com o leite in natura, confiável. Contraditóriamente o leite que a saúde pública condena, induzindo a ser usado o leite
    industrializado (pet) com suas propriedades químicas nocivas e cancerigenas.

  3. Faco minha coalhada assim . Fervo 2 litros leite integral , assim que chegar na temperature 59 C , coloco 370 gramas de iogurte natural , isso pra primeira vez , depois so retirar a isca , Paso para uma panela propria louca com tampa , deixo 8 horas . Ta pronta ..

  4. Eu tbm faço a minha com leite integral e iorgute natural e a qd vou comer coloco ameixas e um pouco de canela em pó faço isso antes de ir pra academia.espero estar fazendo certo

  5. Tomo coalhada vários dias na semana. Mas não uso coalho. Simplesmente compro o leite tipo “piaba” na porta, deixo de um dia para o outro em uma vasilha rasa fora da geladeira e pronto. Antes de consumir, retiro a nata, uma camada fina que fica na parte superior, e faço manteiga simplesmente aquecendo-a na frigideira em fogo lento. Coloco aveia para suprir as fibras e consumo normalmente há mais de 40 anos.

    • Eu amo coalhada , tbm compro novinho tirado da vaca faço a qualhada sem ferver , retiro toda a nata e sempre como com farinha de linhaça dourada e um pouco de açúcar demerara. Uma delíciaaaa …acabei de comer .

  6. Amo coalhada faço a minha com 2l de leite integral morno e 2 pontinhos de iogurte desnatado 5 hs tampado dentro do forno fica uma delicia.
    E na hora de consumir acrescento bananas em rodelas e granola diet e algumas goji bery desidratadas nossa fica um show….. A minha família toda ama….

  7. eu tomo a coalhada de bacteria, nao fervo uso em media 400ml de leite que a porcao que tomo todos os dias, passo a coalhada na peneira, depois de passar na peneira para a peneiro junto com as bacterias que fica na peneira, para tirar o excesso de leite e coloco novamento em outro leite novo, nao pode usar nenhum tipo de metal para nao afetar as bacterias, uso plasticos ou vidro, estou adorando minha pele melhorou muito, estou perdendo peso e minha saude e outra.

  8. Eu adoro coalhada, faço em um copo, gosto de consumir pela manhã, no mesmo copo sem lavar, já coloco o leite para coalhar para o dia seguinte…me faz muito bem, é refrescante, funciona bem o intestino, e sacia a fome, as veses adiciono banana amaçada, farinha de milho ou granola.

  9. Meu vício é chegar da academia e fazer um creme com um pote ou dois de coalhada integral , uma medida de Whey isolada , banana em rodelas e colocar aveia e quinta. Pronto misturo tudo é logo em seguida tomo 3 cápsulas BCAA. Estou alimentado.
    @leonardoromanzeira

  10. ESTAVA SEM OPÇÃO DE SOBREMESA E COMO MEU ESPOSO TIRA LEITE DEIXAR COALHAR UNS 02 LITROS, MAS LEVO AO FOGO PARA FERVER E DEPOIS QUANDO VOU SEPARA O SORO TORNO A ESQUENTAR, COLOCO TUDO NO LIQUIDIFICADOR E BATO COM UMA GELATINA SABOR DE PREFERENCIA DE CADA UM, MAS, DISSSOLVER COM BASTANTE AÇUCAR (DE SUA PREFERENCIA TAMBÉM PARA REGIMES USAR O AÇUCAR RECOMENDADO), DEPOIS SÓ LEVAR PARA GELAR FICA MUITO GOSTOSO E É SAUDÁVEL.
    É REALMENTE UMA SOBREMESA SAUDÁVEL

  11. Coalhada é quando tira o leite da vaca e não ferver nem coloca água nem nada ou seja já leite puro msm e deixa numa vazilha fora da geladeira aí quando for a hora de tomar coloca na geladeira pra gelar um pouco e toma cm farinha e açúcar má delícia.

      • Eu acredito que a versão de coalhada que consumo é super, hiper, mega saudavel e não engorda, pois pego o leite integral direto da fonte deixo dois dias descansando em uma vasilha, depois disso, retiro toda a nata(gordura) que fica por cima levo para a geladeira e vou consumindo as porções adicionando mel de abelha é uma delícia refrescante, super recomendo!

  12. Faço minha coalhada com leite da fazenda sem ferver so cou o leite. Tem algum problema pra saúde qdo crianças na fazenda da minha vo comia mt e não tinha nada.

  13. Eu quando não o Leite natural, coloco 4 colher de sopa, com Leite integral em 2 copo de água leva ao liquidificador dissolvem em seguida coloca de 3 a 4 gotas do suco de limão, em uma vasilha e deixa decantar de 8 a 12 horas ! e é só servir muito boa.

  14. Maria Doralice eu faço minha própria coalha mais não fervo o leitr, que por sinal fica muito saboroda tem algum problema ruim para a saúde?

      • Boa tarde!Eu faço com leite desnatado .fervo o leite e deixo esfriar um pouco; quando o leite está morno um pouco quente; misturo uma colher 2colheres de. Iorgute natural ou desnatado.coloco em uma vasilha de plástico com tampa enrolo o recipiente em uma toalha e coloco no forno até o dia. Seguinte.fica vou não tem como errar.faço a noite e pela manhã está pronto.

  15. Faço minha próprias coalhadas, fervo o leite de saquinho, quando fica morno adiciono um pote de yogute
    integra, tampo a vasilha e deixo no forno por 4horas, depois levo para geladeira e sirvo com mel. Delícia pura

  16. Eu adoro coalhada e sempre compro a light. Mas acho que o problema maior é que adoro comer com azeite. E coloco uma quantidade razoável de azeite. Apesar do azeite ser saudável, acaba ficando uma coalhada muito calórica. Então só faço isso bem de vez em quando 🙁