Dieta na Mídia

5 Alimentos que Você Achava que Eram Veganos, Mas Não São

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Você provavelmente não sabe, mas há diversas “fontes ocultas” de produtos de origem animal por aí. Prepare-se para conhecer alguns alimentos que você não imaginaria que não seriam veganos, a não ser depois de parar para dar uma lida em seus rótulos no supermercado.

1. Molho inglês

O condimento peculiar que adiciona um toque especial a suas marinadas é feito de vinagre, melaço, açúcar, cebola, especiarias e, pasme, anchovas! O peixe fermentado em vinagre é o que dá o gosto peculiar ao molho.

Se você quiser optar por uma versão vegana, pode experimentar fazer o seu próprio molho caseiro sem este ingrediente.

2. Cereais matinais

continua depois da publicidade

Mesmo que você se delicie com o cereal favorito com leite de amêndoas em vez do leite de vaca, você pode ainda não estar tendo um café da manhã 100% vegano. Isso porque algumas marcas populares contêm gelatina, um agente de ligação extraído da pele, ossos e tecido conjuntivo de vacas e porcos.

Há, no entanto, diversas marcas de cereais matinais veganos no mercado. Basta você procurar pelas versões sem a presença de gelatina.

3. Açúcar branco

O açúcar branco refinado é frequentemente branqueado nas indústrias filtrado através de “bone char”, ou carvão de osso, que são ossos de gado carbonizados que removem a cor e impurezas dos grânulos. E não se deixe enganar por açúcar mascavo, que é muitas vezes apenas açúcar branco refinado com melaço acrescentado.

continua depois da publicidade

Infelizmente, o “carvão de osso” não está na lista de ingredientes dos açúcares no mercado, mas não é permitido que o açúcar orgânico seja filtrado através deste. Outras apostas seguras são o açúcar de cana puro e açúcar de coco.

4. Cerveja

A cerveja que você está bebendo poder ter sido feita com bexigas de peixe. As cervejas do tipo stout frequentemente são fabricadas com este ingrediente, mas ela não é a única cerveja tradicionalmente clarificada com uma substância gelatinosa feita com as bexigas de peixes de água doce.

A maioria das cervejas, no entanto, não utiliza esse ingrediente para clarificá-la, e seguem “as leis de pureza” que não permitem que produtos de origem animal.

5. Bananas

Isso mesmo, você não está maluco, e nem nós. As bananas são frutas, que podem ser misturadas com sorvete e fazer parte de deliciosos bolos – mas há um problema: sua banana pode não ser mais vegana.

continua depois da publicidade

Cientistas descobriram que a quitosana, um pesticida em spray feito de camarão e conchas de caranguejo, mantém a fruta cheia de potássio e não permite que ela amadureça muito rapidamente, o que pode ser uma grande descoberta para a indústria agrícola aumentar a produção e o volume de vendas.

Para garantir que você está comendo bananas 100% veganas, opte pelas bananas orgânicas, sem o uso de quaisquer pesticidas.

Qual destes alimentos mais te surpreendeu por poder não ser 100% vegano? Você pretende parar de consumi-lo por isso? Comente abaixo!

5 de 5 (2 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Açucar não é mais clareado com ossos faz muitos anos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite