Alongamentos

5 jeitos de aliviar a dor nos ombros e no pescoço por ansiedade

Publicado por
Francisco Santana

Provavelmente, seu corpo irá lhe avisar se você estiver se sentindo ansioso ou estressado. Por exemplo, seus músculos podem ficar extremamente tensionados. Desta forma, não é incomum quem está estressado ou passando por um momento difícil sentir dores musculares ou tensão.

Segundo os especialistas, quando isso ocorre seu pescoço e ombros são particularmente afetados com dores musculares causadas pela ansiedade.

Para que você possa se recuperar das dores e alivie a tensão, selecionamos algumas informações e dicas importantes.

Entenda por que o estresse pode tensionar seus ombros e pescoço

Antes de mais nada, é importante compreender por que esta área do seu corpo é uma das principais atingidas pela ansiedade e o estresse.

Quando você passa por um evento estressante ou um surto de ansiedade, seus músculos se contraem. Esta é uma reação normal e é gerada por um reflexo natural do corpo. Isto é, ele está se preparando para lutar ou fugir de alguma ameaça.

continua depois da publicidade

Geralmente, junto com a tensão muscular, você também pode notar outros sintomas físicos quando está estressado ou ansioso, como por exemplo:

  • Um ritmo cardíaco mais acelerado;
  • Respiração rápida e superficial;
  • Pele fria;
  • Suor.

Embora a resposta do seu corpo ao estresse seja projetada para ajudá-lo a lidar com ameaças físicas, ele também pode reagir desta maneira a outros problemas.

Por exemplo, seus músculos podem ficar tensos quando você está preso no trânsito, lidando com a pressão no trabalho ou assistindo ao noticiário.

Portanto, é importante você prestar atenção aos gatilhos ou verificar se há alguma situação que está trazendo a ansiedade.

continua depois da publicidade

Tensão muscular pode levar a outros problemas

De acordo com a American Psychological Association (APA), seus músculos e outros órgãos só relaxam novamente depois que seu corpo sentir que a ameaça foi neutralizada.

Em alguns casos, quando não há um fim claro para a situação estressante, seu corpo pode ficar em um estado elevado de alerta. Como resultado, seus músculos ficam tensos e contraídos por muito mais tempo do que o necessário.

Conforme a APA, a tensão muscular contínua em seu pescoço e ombros pode levar a problemas mais sérios, como por exemplo dores nas costas e nos ombros, dores em vários locais do corpo, enxaqueca e dores de cabeça tensionais.

5 maneiras de aliviar a tensão do pescoço e dos ombros

Evitar a tensão no pescoço e nos ombros devido ao estresse nem sempre é fácil, especialmente no mundo agitado de hoje, mas existem técnicas e estratégias que podem ajudar.

Dessa forma, conheça 5 alongamentos e posturas que você pode fazer diariamente para ajudar a aliviar a tensão e a rigidez no pescoço e nos ombros.

continua depois da publicidade

1. Alongamento de pescoço

Alongar o pescoço pode fazer maravilhas para aliviar a tensão e as dores musculares no local. Aliás, esse movimento também funciona para os ombros.

Para realizar este exercício, fique em pé com os dois braços ao lado do corpo. Então, abaixe a cabeça e traga o queixo em direção ao peito. Incline suavemente a cabeça para o lado direito e faça uma pausa de 30 segundos.

Você deve sentir um alongamento no lado esquerdo do pescoço. Traga a cabeça de volta para o centro e levante-a até a posição inicial.

Repita antes de mudar de lado. Os especialistas recomendam fazer de 3 a 5 vezes de cada lado este exercício.

2. Elevação dos ombros

Outro movimento e exercício que pode ajudar a aliviar a tensão é elevar os ombros. Existem diversas maneiras de realizar este exercício.

continua depois da publicidade

Uma das mais indicadas, no entanto, é elevar seus ombros até próximo as orelhas e segurar por alguns segundos. Por fim, relaxe e solte os ombros lentamente.

Você também pode levantar seus ombros levemente, relaxar, e forçá-los para baixo em direção aos quadris. Depois disso, relaxe. Repita várias vezes.

3. Pose da criança

Exercícios de yoga também são ótimos para aliviar a tensão muscular, principalmente no pescoço e nos ombros. Uma das poses mais indicadas é a pose da criança.

Fique de joelhos com as palmas das mãos no chão. Então, sente-se sobre os calcanhares, alongue a coluna e coloque as mãos à sua frente.

Dobre para a frente e mantenha os braços estendidos à sua frente. Mantenha essa posição por 60 a 90 segundos.

Desta forma, concentre-se na respiração enquanto libera a tensão no pescoço e nos ombros. Repetir este exercício umas 3 ou 2 vezes irá ajudar você a aliviar a tensão e as dores.

4. Flexione o pescoço

Outro exercício que ajuda a aliviar as dores nos ombros e pescoço e é muito simples e fácil de fazer é a flexão de pescoço. Para isso, basta fazer movimentos simples com seu pescoço e ombros.

Primeiramente, dobre a cabeça para frente, encostando o queixo no peito. Mantenha aposição por 5 segundos e repita o movimento 10 vezes.

5. Cuide da sua postura

Da mesma forma que a ansiedade e o estresse podem levar à tensão muscular e dores no ombro e pescoço, uma postura incorreta pode agravar este quadro.

Em uma época em que muitas pessoas estão trabalhando em casa devido à pandemia, o problema se tornou ainda mais comum. Ficar muito tempo sentado na frente do computador ou encarando o celular pode causar ainda mais tensão no seu pescoço.

Isso, combinado à má posição da coluna, faz com que a dor se concentre na região da nuca, agravando quadro de tensão. Então, cuidar da sua postura e realizar estes exercícios pode ajudar você a se livrar da tensão.

Você tem dores frequentes nos ombros e pescoço? Como lida com elas? Conte para a gente nos comentários!

5 de 5 (2 Votes)
Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Francisco Santana