5 jeitos de aliviar a dor nos ombros e no pescoço por ansiedade

Especialista da área:
atualizado em 31/03/2021

Provavelmente, seu corpo irá lhe avisar se você estiver se sentindo ansioso ou estressado. Por exemplo, seus músculos podem ficar extremamente tensionados. Desta forma, não é incomum quem está estressado ou passando por um momento difícil sentir dores musculares ou tensão.

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Segundo os especialistas, quando isso ocorre seu pescoço e ombros são particularmente afetados com dores musculares causadas pela ansiedade.

Para que você possa se recuperar das dores e alivie a tensão, selecionamos algumas informações e dicas importantes.

Entenda por que o estresse pode tensionar seus ombros e pescoço

Antes de mais nada, é importante compreender por que esta área do seu corpo é uma das principais atingidas pela ansiedade e o estresse.

Quando você passa por um evento estressante ou um surto de ansiedade, seus músculos se contraem. Esta é uma reação normal e é gerada por um reflexo natural do corpo. Isto é, ele está se preparando para lutar ou fugir de alguma ameaça.

Geralmente, junto com a tensão muscular, você também pode notar outros sintomas físicos quando está estressado ou ansioso, como por exemplo:

  • Um ritmo cardíaco mais acelerado;
  • Respiração rápida e superficial;
  • Pele fria;
  • Suor.

Embora a resposta do seu corpo ao estresse seja projetada para ajudá-lo a lidar com ameaças físicas, ele também pode reagir desta maneira a outros problemas.

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Por exemplo, seus músculos podem ficar tensos quando você está preso no trânsito, lidando com a pressão no trabalho ou assistindo ao noticiário.

Portanto, é importante você prestar atenção aos gatilhos ou verificar se há alguma situação que está trazendo a ansiedade.

Tensão muscular pode levar a outros problemas

De acordo com a American Psychological Association (APA), seus músculos e outros órgãos só relaxam novamente depois que seu corpo sentir que a ameaça foi neutralizada.

Em alguns casos, quando não há um fim claro para a situação estressante, seu corpo pode ficar em um estado elevado de alerta. Como resultado, seus músculos ficam tensos e contraídos por muito mais tempo do que o necessário.

Conforme a APA, a tensão muscular contínua em seu pescoço e ombros pode levar a problemas mais sérios, como por exemplo dores nas costas e nos ombros, dores em vários locais do corpo, enxaqueca e dores de cabeça tensionais.

5 maneiras de aliviar a tensão do pescoço e dos ombros

Evitar a tensão no pescoço e nos ombros devido ao estresse nem sempre é fácil, especialmente no mundo agitado de hoje, mas existem técnicas e estratégias que podem ajudar.

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Dessa forma, conheça 5 alongamentos e posturas que você pode fazer diariamente para ajudar a aliviar a tensão e a rigidez no pescoço e nos ombros.

1. Alongamento de pescoço

Alongar o pescoço pode fazer maravilhas para aliviar a tensão e as dores musculares no local. Aliás, esse movimento também funciona para os ombros.

Para realizar este exercício, fique em pé com os dois braços ao lado do corpo. Então, abaixe a cabeça e traga o queixo em direção ao peito. Incline suavemente a cabeça para o lado direito e faça uma pausa de 30 segundos.

Você deve sentir um alongamento no lado esquerdo do pescoço. Traga a cabeça de volta para o centro e levante-a até a posição inicial.

Repita antes de mudar de lado. Os especialistas recomendam fazer de 3 a 5 vezes de cada lado este exercício.

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2. Elevação dos ombros

Outro movimento e exercício que pode ajudar a aliviar a tensão é elevar os ombros. Existem diversas maneiras de realizar este exercício.

Uma das mais indicadas, no entanto, é elevar seus ombros até próximo as orelhas e segurar por alguns segundos. Por fim, relaxe e solte os ombros lentamente.

Você também pode levantar seus ombros levemente, relaxar, e forçá-los para baixo em direção aos quadris. Depois disso, relaxe. Repita várias vezes.

3. Pose da criança

Exercícios de yoga também são ótimos para aliviar a tensão muscular, principalmente no pescoço e nos ombros. Uma das poses mais indicadas é a pose da criança.

Fique de joelhos com as palmas das mãos no chão. Então, sente-se sobre os calcanhares, alongue a coluna e coloque as mãos à sua frente.

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Dobre para a frente e mantenha os braços estendidos à sua frente. Mantenha essa posição por 60 a 90 segundos.

Desta forma, concentre-se na respiração enquanto libera a tensão no pescoço e nos ombros. Repetir este exercício umas 3 ou 2 vezes irá ajudar você a aliviar a tensão e as dores.

4. Flexione o pescoço

Outro exercício que ajuda a aliviar as dores nos ombros e pescoço e é muito simples e fácil de fazer é a flexão de pescoço. Para isso, basta fazer movimentos simples com seu pescoço e ombros.

Primeiramente, dobre a cabeça para frente, encostando o queixo no peito. Mantenha aposição por 5 segundos e repita o movimento 10 vezes.

5. Cuide da sua postura

Da mesma forma que a ansiedade e o estresse podem levar à tensão muscular e dores no ombro e pescoço, uma postura incorreta pode agravar este quadro.

Em uma época em que muitas pessoas estão trabalhando em casa devido à pandemia, o problema se tornou ainda mais comum. Ficar muito tempo sentado na frente do computador ou encarando o celular pode causar ainda mais tensão no seu pescoço.

Isso, combinado à má posição da coluna, faz com que a dor se concentre na região da nuca, agravando quadro de tensão. Então, cuidar da sua postura e realizar estes exercícios pode ajudar você a se livrar da tensão.

Você tem dores frequentes nos ombros e pescoço? Como lida com elas? Conte para a gente nos comentários!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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