5 Receitas de Biscoito de Arroz Light

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O biscoito de arroz é um alimento que vem sendo comercializado para pessoas que seguem dieta fitness. Uma boa ideia é preparar o biscoito em casa, pois trata-se de uma receita super fácil de fazer e rica em proteínas e fibras.

O legal desse alimento é que não contém glúten, sendo até uma opção para os celíacos. Esse biscoito pode ser consumido com mel, geleias naturais, requeijão light e patês, sendo uma opção leve e saudável para consumo como lanche diariamente.

Incluir esse biscoito na alimentação pode ajudar as pessoas a atingirem o peso ideal e manterem o equilíbrio do corpo. A presença de fibras ajuda a manter o intestino funcionando a todo vapor. Por não conter aditivos alimentares como outras torradas e biscoitos industrializados, pode ser a opção mais indicada para você.

O biscoito também ajuda a aumentar a saciedade do organismo, combatendo a compulsão por comidas calóricas ou fora de hora. Suas fibras também são ricas em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, acelerando o metabolismo. Esse biscoito pode ser o substituto de pães e outros carboidratos, sendo uma alternativa incrível! Trata-se de uma opção fit com poucas calorias.

Acompanhe receitas abaixo e prepare as suas preferidas em casa. Os biscoitos podem ser mantidos por 4 dias em compotas fechadas. Confira!

1. Receita de biscoito de arroz light multigrãos

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz tipo integral, preto e vermelho;
  • 2 colheres de sopa de gergelim;
  • 2 claras de ovo;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Comece cozinhando o arroz em fogo médio por meia hora. Quando estiver pronto, reserve e espere esfriar. Bata as claras em velocidade média na batedeira até ficar em ponto de neve. Em um bowl disponha o arroz cozido e frio, o gergelim e incorpore as claras em neve. Misture até formar uma massa homogênea. Espalhe essa massa numa tábua e leve para a geladeira por 20 minutos. Quando estiver consistente, corte em fatias e leve ao forno a 120 graus previamente aquecido por 40 minutos ou até endurecer. Sirva. Pode ser mantido em potes de vidro fechados.

2. Receita de biscoito de arroz light agulhinha

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz integral agulhinha cozido;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • gergelim a gosto.

Modo de preparo:

Comece cozinhando o arroz até ficar macio. Depois bata o arroz no liquidificador com a água. Unte uma assadeira com azeite e coloque porções desse biscoito com uma colher. Salpique gergelim por cima e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Espere esfriar e sirva. Dura de 3 a 4 dias. Pode ser mantido num pote fechado.

3. Receita de biscoito de arroz light cateto

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícaras de água;
  • ½ xícara de arroz integral cateto;
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:

Junte a água, o arroz e o sal em uma panela grande e leve ao fogo alto. Depois, diminua o fogo, deixando a mistura ferver lentamente. Mantenha em fogo baixo por cerca de 45 minutos, com a tampa fechada, até o arroz começar a desmanchar. Retire do fogo e espere esfriar. Disponha o arroz em um papel vegetal na assadeira, espalhando com a colher de forma uniforme. Leve ao forno pré-aquecido a 160Cº. Asse por 45 minutos ou até endurecer. Espere esfriar, quebre em pedaços e sirva.

4. Receita de biscoito de arroz light com amido de milho

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de farinha de mingau de arroz;
  • 1 xícara de chá de amido de milho;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 3 colheres de sopa de açúcar demerara;
  • 3 colheres de sopa de manteiga light.

Modo de preparo:

Misture tudo até formar uma massa uniforme. Se precisar acrescente mais manteiga para dar o ponto da mistura. Faça bolinha e achate em uma forma anti-aderente. Leve para assar em forno médio até ficar crocante. Espere esfriar e sirva acompanhado de geleias naturais ou outros da preferência.

5. Receita de biscoito de arroz light com linhaça

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz integral agulhinha cozido;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • linhaça a gosto.

Modo de preparo:

Comece cozinhando o arroz até ficar macio. Depois bata o arroz no liquidificador com a água. Unte uma assadeira com azeite e coloque porções desse biscoito com uma colher. Salpique linhaça por cima e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Espere esfriar e sirva. Você pode salpicar semente de girassol ou o que preferir por cima.

O que você achou dessas receitas de biscoito de arroz que separamos acima? Qual delas parece mais interessante para seus lanches? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “5 Receitas de Biscoito de Arroz Light”

  1. Vou testar fazer a receita nª 2 achei simples, estou sempre pesquisando sobre receitas sem glúten aderindo novos hábitos alimentar . Valei pela publicação

  2. O biscoito de arroz que eu quero é o que vende nos mercados o doce é porque ele é caro e quero fazer em casa obg