Saiba porque as mudanças de temperatura podem causar dor no corpo

publicado em

Você já deve ter se perguntado o por quê sente o corpo dolorido e “travado” quando está frio. O fato é que, quanto mais o tempo passa, mais frequentes são as mudanças de temperatura que acontecem com o clima. Mas não só isso, até mesmo no nosso dia a dia estamos expostos a variações de temperatura pela simples troca de ambientes, seja no trabalho ou em casa. 

Algumas pessoas, principalmente as que têm algum tipo de doença crônica, como artrite, hérnia de disco e fibromialgia, afirmam com frequência que o clima influencia na intensidade da dor. 

As dores podem ocorrer nos músculos, articulações ou ossos, e estão muitas vezes associadas a dias frios. Muitos estudos já foram feitos para tentar encontrar uma relação entre dor e mudanças na temperatura (umidade, chuva, pressão atmosférica e temperatura), porém ainda não está clara a conexão entre esses dois fatores. 

O que encontramos são apenas algumas teorias do que pode acontecer com o corpo durante as mudanças de temperatura, que geram mais dor.

Queda da pressão atmosférica

A maioria dos estudos sobre o tema fala da hipótese em que a queda da pressão atmosférica influencia no surgimento e na intensidade da dor. A baixa pressão atmosférica, que normalmente ocorre em locais de maior altitude, pode provocar desconfortos nos nervos e inchaço em outros tecidos do corpo, fazendo com que haja mais contração e dilatação dos músculos e tendões, resultando em dores nas articulações.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo foi realizado com 200 participantes com osteoartrite no joelho e confirmou uma associação da pressão atmosférica com o aumento da percepção de dor. 

Diminuição do fluxo sanguíneo

Frio
Não é coincidência que muitos preferem ficar quietinhos nos dias de frio

É normal se sentir mais “travado” em dias frios. Isso se dá porque, na tentativa de conservar calor, o corpo limita a circulação sanguínea para as extremidades e mantém maior concentração de sangue no coração e pulmões. Com o fluxo sanguíneo limitado, há mais rigidez nas articulações. 

Se movimentar menos em dias frios pode ser o resultado ou a causa das dores. Movimentar o corpo ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, fazendo com que o corpo se aqueça melhor e diminuindo a rigidez e as dores.

A temperatura baixa causa alguns efeitos indiretos em outros mecanismos do corpo, como na  inflamação, por meio da permeabilidade dos vasos sanguíneos. No frio, os vasos ficam mais estreitos, diminuindo o fluxo sanguíneo no tecido inflamado, fazendo com que o processo inflamatório permaneça e se acumule. A queda da temperatura aumenta a viscosidade do líquido sinovial, tornando as articulações mais rígidas e doloridas.

  Continua Depois da Publicidade  

Mudanças de humor

Não é um exagero se sentir apática, sem energia, um pouco deprimida ou triste em dias frios. Estudos revelam que o clima interfere nos níveis de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, o que pode provocar alterações no humor e até dores de cabeça. 

Essas mudanças podem provocar sinais físicos e psicoemocionais. A serotonina modula a sensibilidade à dor, o que corrobora com a teoria de que um humor mais deprimido influencia na sensibilidade à dor e faz com que ela se intensifique. 

Além da maior percepção de dor, pessoas que sofrem de enxaqueca parecem ser mais sensíveis a mudanças de temperatura que incluem muito calor ou muito frio, alta umidade e alterações na pressão atmosférica.

Como aliviar as dores?

Exercício no frio
Mesmo no frio é importante manter-se ativo

Aqui vão algumas dicas que irão te ajudar a aliviar as dores, melhorar sua disposição e humor nesses dias frios:

  • Se mantenha aquecido com roupas quentes ou cobertas.
  • Mesmo sem muita disposição, tente se movimentar. Seja criativo e defina uma atividade para praticar por 10 minutos ao dia, no mínimo.
  • Não force demais as articulações, mas procure fazer alongamentos leves para mantê-las ativas.
  • Cuide da sua saúde em geral, através de uma boa alimentação e regulação do sono.
  • Recorra à massagem para relaxar os músculos e articulações.
  • Existem tratamentos para os diversos tipos de artrite. Se for o seu caso, é sempre recomendado procurar um profissional.
Fontes e referências adicionais

As mudanças de temperatura costuma te causar algum incômodo? O que você costuma fazer? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário