Você já deve ter se perguntado o por quê sente o corpo dolorido e “travado” quando está frio. O fato é que, quanto mais o tempo passa, mais frequentes são as mudanças de temperatura que acontecem com o clima. Mas não só isso, até mesmo no nosso dia a dia estamos expostos a variações de temperatura pela simples troca de ambientes, seja no trabalho ou em casa.
Algumas pessoas, principalmente as que têm algum tipo de doença crônica, como artrite, hérnia de disco e fibromialgia, afirmam com frequência que o clima influencia na intensidade da dor.
As dores podem ocorrer nos músculos, articulações ou ossos, e estão muitas vezes associadas a dias frios. Muitos estudos já foram feitos para tentar encontrar uma relação entre dor e mudanças na temperatura (umidade, chuva, pressão atmosférica e temperatura), porém ainda não está clara a conexão entre esses dois fatores.
O que encontramos são apenas algumas teorias do que pode acontecer com o corpo durante as mudanças de temperatura, que geram mais dor.
Queda da pressão atmosférica
A maioria dos estudos sobre o tema fala da hipótese em que a queda da pressão atmosférica influencia no surgimento e na intensidade da dor. A baixa pressão atmosférica, que normalmente ocorre em locais de maior altitude, pode provocar desconfortos nos nervos e inchaço em outros tecidos do corpo, fazendo com que haja mais contração e dilatação dos músculos e tendões, resultando em dores nas articulações.
Um estudo foi realizado com 200 participantes com osteoartrite no joelho e confirmou uma associação da pressão atmosférica com o aumento da percepção de dor.
Diminuição do fluxo sanguíneo
É normal se sentir mais “travado” em dias frios. Isso se dá porque, na tentativa de conservar calor, o corpo limita a circulação sanguínea para as extremidades e mantém maior concentração de sangue no coração e pulmões. Com o fluxo sanguíneo limitado, há mais rigidez nas articulações.
Se movimentar menos em dias frios pode ser o resultado ou a causa das dores. Movimentar o corpo ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, fazendo com que o corpo se aqueça melhor e diminuindo a rigidez e as dores.
A temperatura baixa causa alguns efeitos indiretos em outros mecanismos do corpo, como na inflamação, por meio da permeabilidade dos vasos sanguíneos. No frio, os vasos ficam mais estreitos, diminuindo o fluxo sanguíneo no tecido inflamado, fazendo com que o processo inflamatório permaneça e se acumule. A queda da temperatura aumenta a viscosidade do líquido sinovial, tornando as articulações mais rígidas e doloridas.
Mudanças de humor
Não é um exagero se sentir apática, sem energia, um pouco deprimida ou triste em dias frios. Estudos revelam que o clima interfere nos níveis de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, o que pode provocar alterações no humor e até dores de cabeça.
Essas mudanças podem provocar sinais físicos e psicoemocionais. A serotonina modula a sensibilidade à dor, o que corrobora com a teoria de que um humor mais deprimido influencia na sensibilidade à dor e faz com que ela se intensifique.
Além da maior percepção de dor, pessoas que sofrem de enxaqueca parecem ser mais sensíveis a mudanças de temperatura que incluem muito calor ou muito frio, alta umidade e alterações na pressão atmosférica.
Como aliviar as dores?
Aqui vão algumas dicas que irão te ajudar a aliviar as dores, melhorar sua disposição e humor nesses dias frios:
- Se mantenha aquecido com roupas quentes ou cobertas.
- Mesmo sem muita disposição, tente se movimentar. Seja criativo e defina uma atividade para praticar por 10 minutos ao dia, no mínimo.
- Não force demais as articulações, mas procure fazer alongamentos leves para mantê-las ativas.
- Cuide da sua saúde em geral, através de uma boa alimentação e regulação do sono.
- Recorra à massagem para relaxar os músculos e articulações.
- Existem tratamentos para os diversos tipos de artrite. Se for o seu caso, é sempre recomendado procurar um profissional.
Fontes e referências adicionais
- Changes in barometric pressure and ambient temperature influence osteoarthritis pain. The American Journal of Medicine.
- Can the weather really worsen arthritis pain? Harvard Health Publishing. Harvard Medical School.
- Influence of weather variables on pain severity in end-stage osteoarthritis. International Orthopaedics.
- Can the weather cause aches and pains? University of Pittsburgh Medical Center.
Fontes e referências adicionais
- Changes in barometric pressure and ambient temperature influence osteoarthritis pain. The American Journal of Medicine.
- Can the weather really worsen arthritis pain? Harvard Health Publishing. Harvard Medical School.
- Influence of weather variables on pain severity in end-stage osteoarthritis. International Orthopaedics.
- Can the weather cause aches and pains? University of Pittsburgh Medical Center.