Estômago

Abacate faz mal para gastrite?

Publicado por
Dr. Marcos Marinho

Abacate faz mal para quem tem gastrite? Essa é uma pergunta que passa pela cabeça de muitas pessoas que foram diagnosticadas com o problema. 

A dúvida provavelmente se deve ao fato de o abacate ser considerado uma fruta gordurosa, e do conhecimento geral de que gorduras fazem mal para a saúde.

Mas não é bem assim, pois as gorduras do abacate são benéficas para a saúde, como veremos mais adiante. 

Então, a seguir vamos conhecer melhor algumas propriedades dessa fruta, e assim descobrir de uma vez por todas se o consumo de abacate pode ser feito por pessoas que tem gastrite.

Veja também: Gastrite tem cura? O que é, sintomas, o que comer e tratamento.

continua depois da publicidade

O que é gastrite?

A gastrite é uma doença que agride as paredes do estômago

A gastrite é uma que atinge a mucosa gástrica da parede do estômago, e pode ser aguda, quando aparece “de repente”, ou crônica, quando o problema vai se agravando com o passar do tempo.

Os seus sintomas incluem:

  • Sensação de queimação no estômago
  • Azia
  • Má digestão
  • Inchaço
  • Excesso de gases.

Além disso, a gastrite pode ter diversas causas, como:

  • Má alimentação
  • Infecção pela bactéria H. pylori
  • Uso exagerado e prolongado de remédios anti-inflamatórios
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
  • Estresse.

Assim, o tratamento da gastrite pode variar muito, a depender da sua causa, e normalmente envolve mudanças alimentares e uso de medicamentos.

continua depois da publicidade

Será que o abacate faz mal para gastrite?

De acordo com especialistas na área de nutrição, a princípio não há problema em pessoas com gastrite consumirem abacate.

Entretanto, isso também vai depender da sensibilidade de cada pessoa e da forma de preparação do alimento. Por exemplo, se for em forma de fritura, a chance de causar problemas para a saúde são maiores.

Além disso, uma dieta que combina frutas, vegetais, proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis é boa para quem sofre com a condição, e pode ajudar a controlar os sintomas dolorosos da gastrite.

Veja também: Benefícios do abacate – Para que serve e propriedades.

O pH do abacate

O pH é a escala que determina a acidez dos alimentos e vai de zero a 14, sendo que zero indica a maior acidez e 14 representa o mais alcalino. E, para você ter uma ideia, o pH da água, que é 7, é considerado neutro.

continua depois da publicidade

Por isso, de forma geral, consumir alimentos com o pH muito ácido agrava os sintomas da gastrite, e pode causar mais danos à mucosa do estômago.

Mas, o abacate tem um pH de aproximadamente 6,425, o que não é considerado muito ácido, e, sozinho, não poderia causar problemas. 

Então, pessoas diagnosticadas com a doença podem sim comer a fruta ou tomar o suco feito com o abacate. 

Veja também: Dieta para gastrite – Alimento, cardápio e dicas.

Benefícios do abacate para o sistema digestivo

Há uma série de benefícios do abacate para o sistema digestivo

O consumo de alimentos ricos em fibras alimentares ajuda a tratar e a prevenir a constipação intestinal, uma vez que esse nutriente contribui para manter as fezes hidratadas, facilitando a sua passagem pelo intestino.

continua depois da publicidade

Além disso, as fibras e as gorduras boas podem ajudar a diminuir a sensação de inchaço e melhorar a digestão dos alimentos, uma vez que ajudam os alimentos a passarem pelo intestino mais rapidamente.

Outro ponto a se prestar atenção é que, como contém antioxidantes, o consumo de abacate pode auxiliar também no tratamento e na prevenção de problemas inflamatórios.

Isso acontece porque essas substâncias atuam na regulação do sistema imunológico, e assim contribuem para a prevenção de reações exageradas, como as que ocorrem nas inflamações.

Dicas e cuidados

Como muitos alimentos podem aumentar a acidez dos ácidos gástricos, é recomendável procurar a ajuda de um nutricionista, que irá montar uma dieta com alimentos que irão melhorar os sintomas da gastrite.

Além disso, uma alimentação saudável pode ajudar a melhorar a saúde de todo o organismo, pois os nutrientes presentes nos alimentos beneficiam vários órgãos, e atuam na prevenção de outras condições de saúde.

Por fim, caso os sintomas da gastrite não melhorem, mesmo com tratamento, é importante retornar ao médico, para que ele possa ver se há algum outro problema afetando a sua saúde.

Vídeo: Benefícios do abacate

Conheça os benefícios do abacate e aprenda sobre os alimentos ruins para gastrite nos vídeos que separamos para você.

Vídeo: 10 piores alimentos para gastrite

Você já tinha ouvido falar que o abacate faz mal para gastrite? Sofre desta condição e tinha receio de comer o abacate? Comente abaixo!

4 de 5 (23 Votes)
Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou consumindo uma colher de óleo de abacate antes de dormir ,está me dando dor de estômago ,chego a vomitar , tenho gastrite , posso continuar ou devo parar ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Cintia, se você tem sentido tantos efeitos adversos, é importante parar e consultar um profissional de saúde.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Eu tenho gastrite e abacate me faz mal, já tentei comer por duas vezes e passei mal, não entendo para alguns é bom para outros não, e a pior hora da minha gastrite é de madrugada, onde sinto dores fortes. 15/10/2021 - Campinas/SP

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Pra mim o abacate e um veneno, tenho gastrite,e por gostar muito e saber q o abacate faz bem pra quem tem gastrite , já tentei comer várias vezes, mas depois de uma hora ou duas q como passo muito mal , cólicas horríveis, chega doer até às costas , fico com a barriga e estômago inchado, muitos gazes , mal estar e dor de cabeça,intestino solta enfim desisti de tentar comer , pq a dor q sinto não compensa

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Nao sabia comi abacate em jejum estou a sentir bastante mal dor gases barriga enchada enfim
      alguem pode ajudar.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
    • Estou passando EXATAMENTE por isso. Achei que fazia apenas bem, tentei comer varias vezes , e ca estou...passando mal

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Obrigada pela informação foi muito útil para mim.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Para mim ele é excelente acaba com a queimação na hora , e eu não sabia dos benefícios agora que li entendo porque me faz bem.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • MUITO OBRIGADO POR TUDO O QUE OUVI NO SEU CANAL, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL A ALIMENTAÇÃO ADQUADA PARA O MEU PROBLEMA H PYLORI, TENHO GASTRITE DESDE A IDADE DOS 18 ANOS, O MÉDICO NUNCA ME DISSE O QUE DEVERIA COMER OU TOMAR, AO LONGO DO TEMPO FIQUEI PIOR HÁ 2 ANOS DESCOBRIRAM H PYLORI E TENHO PASSADO MAL, FIZ PRIMEIRO TRATAMENTO NÃO CUROU E TEREI QUE FAZER O SEGUNDO. A ACOMPAR COM ÉRNIA DO HIATO. OBRIGADO PELAS SUAS PALAVRAS. OS MEUS CUMPRIMENTOS DE PORTUGAL, LISBOA

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Amei em sabe que o abacate não faz mal pra gastrite. Obrigada.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Achei muito Boa essas dicas

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade