Abacate Faz Mal Para Gastrite?

Especialista:
atualizado em 03/07/2020

Ter que mudar a alimentação depois de receber o diagnóstico de uma doença pode ser um tanto quanto confuso, não é mesmo? Até conseguir se acostumar com o corte de alguns alimentos, a inserção de outros e o controle no consumo de mais outros pode levar um tempo.

Uma das condições de saúde que exige ajustes na dieta é a gastrite, uma doença que pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobater pylori.

Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão provocam danos à parede do estômago.

A condição pode aparecer em uma versão aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas, estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer consultas e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem o paciente queixar-se de algum dos sintomas associados à gastrite.

Será que o abacate faz mal para gastrite?

Para quem gosta, tem costume de consumir o alimento e recebeu a notícia de que tem a doença, pode surgir a dúvida se o abacate faz mal para gastrite.

Pois bem, o abacate é um dos alimentos que podem ser benéficos para um quadro de gastrite. A justifica é que, ao lado de itens como o óleo de coco e o azeite de oliva, o abacate é uma das comidas fontes de gorduras saudáveis que são fáceis de serem digeridas.

Além disso, uma dieta que combina, em grande parte, frutas, vegetais, proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis é boa para quem sofre com a condição, pode ajudar o controlar os sintomas dolorosos da gastrite, permite que o paciente mantenha um peso saudável e previne a deficiência de vitaminas, minerais e antioxidantes o que poderia causar complicações mais para a frente.

Vale registrar aqui que o abacate é uma fruta fonte de gorduras saudáveis e composta por potássio, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e vitamina E, além de apresentar pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3 e ser rica em antioxidantes como a luteína e a zeaxantina.

O alimento ainda pode ajudar a melhorar a absorção de antioxidantes por ser fonte de gorduras saudáveis.

O pH do abacate

Outro argumento que pode ser utilizado contra a afirmação de que o abacate faz mal para gastrite é o fato do alimento ter um pH de aproximadamente 6,425.

Isso não é considerado muito ácido e está bem próximo da categoria neutra na faixa do pH.

O pH é a escala que determina a acidez dos alimentos e vai de zero a 14 – sendo que zero indica a maior acidez e 14 representa o mais alcalino. Para você ter uma ideia, o pH da água, que é 7, é considerado neutro.

O excesso de acidez no estômago provoca o desenvolvimento da gastrite. A condição acontece quando a acidez aumenta ao ponto começar a agredir o estômago.

Entretanto, recomenda-se comer uma porção pequena da fruta para verificar como o estômago reage antes de consumir quantidades maiores do alimento. Caso sinta algum sintoma estomacal, digestivo e/ou associado à gastrite ao comer o abacate, informe ao seu médico a respeito do problema.

Quem tem gastrite pode consumir o abacate ou o seu suco?

A pessoa diagnosticada com a doença pode sim comer a fruta ou tomar o suco feito com ela. Alguns dos irritantes gástricos mais comuns são os refrigerantes, as bebidas alcoólicas e bebidas em temperaturas muito baixas ou muito altas, excessivamente quentes.

Considerações importantes

Saber se o abacate faz mal para gastrite certamente é relevante para quem descobriu que possui a doença, no entanto, não resolve todo o problema.

Portanto, uma vez que o diagnóstico da condição foi feito, é fundamental que o paciente escute e siga as orientações do médico quanto ao tratamento, no que se refere a todas mudanças na alimentação, à utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

Lembrando que o acompanhamento individualizado com o médico é fundamental, porque cada pessoa possui um organismo diferente que responde à sua própria maneira aos efeitos da gastrite, exigindo cuidados e estratégias particulares para o tratamento da doença que só podem ser determinadas por um profissional capacitado.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o abacate faz mal para gastrite? Sofre desta condição e tinha receio de comer o abacate? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

6 comentários em “Abacate Faz Mal Para Gastrite?”

  1. Pra mim o abacate e um veneno, tenho gastrite,e por gostar muito e saber q o abacate faz bem pra quem tem gastrite , já tentei comer várias vezes, mas depois de uma hora ou duas q como passo muito mal , cólicas horríveis, chega doer até às costas , fico com a barriga e estômago inchado, muitos gazes , mal estar e dor de cabeça,intestino solta enfim desisti de tentar comer , pq a dor q sinto não compensa

  2. Para mim ele é excelente acaba com a queimação na hora , e eu não sabia dos benefícios agora que li entendo porque me faz bem.

  3. MUITO OBRIGADO POR TUDO O QUE OUVI NO SEU CANAL, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL A ALIMENTAÇÃO ADQUADA PARA O MEU PROBLEMA H PYLORI, TENHO GASTRITE DESDE A IDADE DOS 18 ANOS, O MÉDICO NUNCA ME DISSE O QUE DEVERIA COMER OU TOMAR, AO LONGO DO TEMPO FIQUEI PIOR HÁ 2 ANOS DESCOBRIRAM H PYLORI E TENHO PASSADO MAL, FIZ PRIMEIRO TRATAMENTO NÃO CUROU E TEREI QUE FAZER O SEGUNDO. A ACOMPAR COM ÉRNIA DO HIATO. OBRIGADO PELAS SUAS PALAVRAS. OS MEUS CUMPRIMENTOS DE PORTUGAL, LISBOA