Abacate Faz Mal Para Gastrite?

Especialista da área:
atualizado em 22/01/2020

Ter que mudar a alimentação depois de receber o diagnóstico de uma doença pode ser um tanto quanto confuso, não é mesmo? Até conseguir se acostumar com o corte de alguns alimentos, a inserção de outros e o controle no consumo de mais outros pode levar um tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma das condições de saúde que exige ajustes na dieta é a gastrite, uma doença que pode ser causada por vírus, parasitas, fungos, o refluxo da bile para dentro do estômago, estresse, ingestão de esteroides, consumo de alimentos picantes, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, o abuso de bebidas alcoólicas e por uma bactéria chamada Helicobater pylori.

Em um quadro de gastrite, o que acontece é o enfraquecimento da mucosa que protege a parede estomacal e os próprios sucos digestivos produzidos pelo órgão provocam danos à parede do estômago.

A condição pode aparecer em uma versão aguda – que dura um período curto de tempo – ou crônica – que persiste ao longo de meses ou, até mesmo, anos. Entre os seus sintomas, estão: náusea, vômito, sentir-se empanturrado na parte superior do abdômen (principalmente depois de comer), indigestão, fezes escuras e vômito que pode vir com sangue ou substâncias similares à borra de café.

Entretanto, como a gastrite não traz sintomas perceptíveis em todos os indivíduos, vale a pena ter o hábito de fazer consultas e exames regulares com o médico de confiança. Assim, fica mais fácil que ele identifique a doença mesmo sem o paciente queixar-se de algum dos sintomas associados à gastrite.

Será que o abacate faz mal para gastrite?

Para quem gosta, tem costume de consumir o alimento e recebeu a notícia de que tem a doença, pode surgir a dúvida se o abacate faz mal para gastrite.

Pois bem, o abacate é um dos alimentos que podem ser benéficos para um quadro de gastrite. A justifica é que, ao lado de itens como o óleo de coco e o azeite de oliva, o abacate é uma das comidas fontes de gorduras saudáveis que são fáceis de serem digeridas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, uma dieta que combina, em grande parte, frutas, vegetais, proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis é boa para quem sofre com a condição, pode ajudar o controlar os sintomas dolorosos da gastrite, permite que o paciente mantenha um peso saudável e previne a deficiência de vitaminas, minerais e antioxidantes o que poderia causar complicações mais para a frente.

Vale registrar aqui que o abacate é uma fruta fonte de gorduras saudáveis e composta por potássio, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e vitamina E, além de apresentar pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3 e ser rica em antioxidantes como a luteína e a zeaxantina.

O alimento ainda pode ajudar a melhorar a absorção de antioxidantes por ser fonte de gorduras saudáveis.

O pH do abacate

Outro argumento que pode ser utilizado contra a afirmação de que o abacate faz mal para gastrite é o fato do alimento ter um pH de aproximadamente 6,425.

Isso não é considerado muito ácido e está bem próximo da categoria neutra na faixa do pH.

O pH é a escala que determina a acidez dos alimentos e vai de zero a 14 – sendo que zero indica a maior acidez e 14 representa o mais alcalino. Para você ter uma ideia, o pH da água, que é 7, é considerado neutro.

  Continua Depois da Publicidade  

O excesso de acidez no estômago provoca o desenvolvimento da gastrite. A condição acontece quando a acidez aumenta ao ponto começar a agredir o estômago.

Entretanto, recomenda-se comer uma porção pequena da fruta para verificar como o estômago reage antes de consumir quantidades maiores do alimento. Caso sinta algum sintoma estomacal, digestivo e/ou associado à gastrite ao comer o abacate, informe ao seu médico a respeito do problema.

Quem tem gastrite pode consumir o abacate ou o seu suco?

A pessoa diagnosticada com a doença pode sim comer a fruta ou tomar o suco feito com ela. Alguns dos irritantes gástricos mais comuns são os refrigerantes, as bebidas alcoólicas e bebidas em temperaturas muito baixas ou muito altas, excessivamente quentes.

Considerações importantes

Saber se o abacate faz mal para gastrite certamente é relevante para quem descobriu que possui a doença, no entanto, não resolve todo o problema.

Portanto, uma vez que o diagnóstico da condição foi feito, é fundamental que o paciente escute e siga as orientações do médico quanto ao tratamento, no que se refere a todas mudanças na alimentação, à utilização de medicamentos e demais estratégias que forem definidas pelo profissional.

  Continua Depois da Publicidade  

Lembrando que o acompanhamento individualizado com o médico é fundamental, porque cada pessoa possui um organismo diferente que responde à sua própria maneira aos efeitos da gastrite, exigindo cuidados e estratégias particulares para o tratamento da doença que só podem ser determinadas por um profissional capacitado.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que o abacate faz mal para gastrite? Sofre desta condição e tinha receio de comer o abacate? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

9 comentários em “Abacate Faz Mal Para Gastrite?”

  1. Eu tenho gastrite e abacate me faz mal, já tentei comer por duas vezes e passei mal, não entendo para alguns é bom para outros não, e a pior hora da minha gastrite é de madrugada, onde sinto dores fortes. 15/10/2021 – Campinas/SP

    Responder
  2. Pra mim o abacate e um veneno, tenho gastrite,e por gostar muito e saber q o abacate faz bem pra quem tem gastrite , já tentei comer várias vezes, mas depois de uma hora ou duas q como passo muito mal , cólicas horríveis, chega doer até às costas , fico com a barriga e estômago inchado, muitos gazes , mal estar e dor de cabeça,intestino solta enfim desisti de tentar comer , pq a dor q sinto não compensa

    Responder
    • Estou passando EXATAMENTE por isso. Achei que fazia apenas bem, tentei comer varias vezes , e ca estou…passando mal

      Responder
    • Nao sabia comi abacate em jejum estou a sentir bastante mal dor gases barriga enchada enfim
      alguem pode ajudar.

      Responder
  3. Para mim ele é excelente acaba com a queimação na hora , e eu não sabia dos benefícios agora que li entendo porque me faz bem.

    Responder
  4. MUITO OBRIGADO POR TUDO O QUE OUVI NO SEU CANAL, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL A ALIMENTAÇÃO ADQUADA PARA O MEU PROBLEMA H PYLORI, TENHO GASTRITE DESDE A IDADE DOS 18 ANOS, O MÉDICO NUNCA ME DISSE O QUE DEVERIA COMER OU TOMAR, AO LONGO DO TEMPO FIQUEI PIOR HÁ 2 ANOS DESCOBRIRAM H PYLORI E TENHO PASSADO MAL, FIZ PRIMEIRO TRATAMENTO NÃO CUROU E TEREI QUE FAZER O SEGUNDO. A ACOMPAR COM ÉRNIA DO HIATO. OBRIGADO PELAS SUAS PALAVRAS. OS MEUS CUMPRIMENTOS DE PORTUGAL, LISBOA

    Responder