Cabelo

Ácido Hialurônico no Cabelo Funciona?

Antes de tentarmos responder se o ácido hialurônico no cabelo funciona, o que vamos fazer agora é entender o que é essa substância, o ácido hialurônico.

Pois bem, o ácido hialurônico é um composto que está naturalmente presente dentro do corpo humano, sendo encontrado em concentrações altas em fluidos presentes nos olhos e nas articulações.

Ele é uma molécula que também está presente na pele e no tecido conjuntivo do nosso corpo. A substância atua como um amortecedor e lubrificante para as articulações, os olhos, os nervos, os cabelos e a pele.

O ácido hialurônico é empregado na indústria dos cosméticos graças à sua habilidade de reter a umidade, visto que a falta de umidade é uma das principais causas para o envelhecimento da pele.

Já o ácido hialurônico utilizado como remédio pode ser extraído a partir da crista do galo ou produzido a partir de bactérias em laboratórios.

Mas será que o ácido hialurônico no cabelo funciona? 

O ácido hialurônico faz parte da composição de um kit de produtos da marca Phyto Ativo, chamado de Vacina Capilar.

De acordo com a página, a promessa da fabricante é que o chamado ácido hialurônico lipossomado presente no produto age atraindo água para a fibra capilar, garantindo que os fios fiquem hidratados e sejam preparados para resistir a futuras agressões.

A dermatologista Shirlei Borelli confirmou que o ácido hialurônico realmente deixa o cabelo mais protegido contra danos futuros, além de contribuir com a eliminação do frizz e do ressecamento dos fios.

Entretanto, a cabeleireira Deborah Rocha alertou que apesar dos produtos com o ácido hialurônico devolverem um pouco da água aos fios, ainda existe a necessidade de manter um tratamento com shampoo, condicionador e leave-in apropriados para cada tipo de cabelo.

O alisamento com ácido hialurônico

Continuando a entender se o ácido hialurônico no cabelo funciona, vamos agora conhecer a aplicação da substância em relação ao tratamento de alisamento dos cabelos.

Pois bem, a chamada Escova Ácido Hialurônico, cujo princípio ativo, obviamente, é o ácido hialurônico, é uma das alternativas de alisamentos sem formol para os fios.

O resultado que se obtém é um cabelo liso, porém, com balanço e movimento e o tratamento exige um retoque de quatro em quatro meses.

A escova com ácido hialurônico pode ser utilizada quando o objetivo é soltar os cachos, para deixar a raiz dos cabelos lisa e as pontas onduladas, e nos casos em que se deseja atingir o liso definitivo.

O processo de aplicação da escova com ácido hialurônico funciona da seguinte forma: primeiro, os cabelos são lavados com um shampoo de pH baixo. Então, o excesso de umidade é retirado e o produto é aplicado.

O passo seguinte consiste em secar os fios por completo e fazer a aplicação da chapinha. O processo é finalizado com a colocação de um produto reconstrutor, que é deixado para agir durante 10 minutos nos cabelos.

Entretanto, não são todos os profissionais que acreditam que a escova com ácido hialurônico no cabelo funciona. Alguns afirmam que shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento com a substância até podem ser usados, entretanto, desaconselham a aplicação da escova com ácido hialurônico, porque um meio que apresenta um pH ácido tende a se afinar tanto a ponto de se dissolver.

Assim, para quem deseja alisar o cabelo e se interessou pelo ácido hialurônico, o jeito mesmo é ter a ajuda de um bom cabeleireiro, que seja de confiança, e tirar todas as dúvidas com ele para saber se o produto pode realmente promover o efeito desejado nos fios e se ele é apropriado para o tipo de cabelo em questão.

Cuidados com o ácido hialurônico

A substância é possivelmente segura quando dada por meio de injeções em mulheres grávidas, porém, não existem informações suficientes sobre a segurança do ácido hialurônico consumido oralmente ou aplicado na pele para as gestantes.

O composto é possivelmente inseguro quando aplicado via injeção em mulheres que estejam amamentando, e não existem dados confiáveis a respeito da segurança da substância ingerida via oral ou aplicada na pele para as lactantes.

Em ambos os casos, recomenda-se ficar no lado mais seguro e evitar o uso do ácido hialurônico. Porém, em casos de dúvidas, o ideal é sempre consultar o médico antes de utilizar a substância ou algum produto que a contenha em sua composição.

Caso você venha a experimentar algum efeito colateral ao utilizar o ácido hialurônico, consulte o seu médico para saber como proceder. Também questione-o para identificar se o produto não pode interagir com algum outro medicamento que você esteja utilizando.

Além disso, antes de usar o produto para auxiliar o tratamento de qualquer doença, machucado ou condição de saúde, converse com o seu médico para se certificar de que ele é realmente indicado para você. E não deixe de seguir as outras orientações passadas pelo médico para lidar com o problema em questão.

O mesmo serve para os cuidados com os fios – converse com o seu cabeleireiro de confiança para saber se o produto com ácido hialurônico que você deseja utilizar é indicado para o seu tipo de cabelo.

Para garantir os efeitos desejados com a substância, é importante certificar-se de que o produto comprado é de qualidade, que apresenta boa garantia e boa procedência, não se tratando de algum tipo de falsificação ou que o salão e o cabeleireiro que você contratou são de confiança e trabalham com produtos de qualidade e boa procedência.

Você conhece alguém que utilize e afirme que o ácido hialurônico no cabelo funciona? Tem curiosidade de experimentar esse produto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (89 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Gostaria muito de experimentar a escova com ácido hialurônico..

  2. Muito boa, super indico.

  3. Também indico a selagem sem formol com ácido hialurônico. Nos meus cabelos só não duram mais os efeitos, porque sou dessas que lava o cabelo quase todo dia. Mas mesmo lavando o cabelo quase todo dia os efeito mais liso da selagem ainda perduram por uns 60 dias no meu cabelo que é ondulado, e também porque aos finais de semana geralmente faço nutrição com um produto que também tem ácido hialurônico (é o plástica de argila da Cadiveu, muito bom!! ** Não me pagaram nada p fazer propaganda!)
    Antes de engravidar fazia progressiva (com formol) no cabelo, quando engravidei fiquei louca de tanto fazer chapinha, tinha medo de fazer qualquer química no cabelo que fosse prejudicar meu filho, até que no final da gravidez (37 semanas) não resisti e eu mesma fiz a selagem sem formol com um produto que eu mesma comprei da Hanova (super indico! e não me pagaram nada para fazer propaganda :D). Não tive reação alérgica ou outra coisa, meu filho nasceu 3 semanas depois, muito saudável 🙂

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*