Chá de camomila no cabelo é bom? Clareia? Hidrata?

Especialista:
atualizado em 25/08/2020

A utilização do chá de camomila no cabelo é uma técnica utilizada há muito tempo e popular em muitas regiões. Atribui-se à planta a capacidade de clarear e hidratar os cabelos.

Mas afinal, isso é realmente verdade ou apenas uma crença popular que se convencionou? Vamos descobrir se o chá de camomila clareia o cabelo, se realmente tem capacidade de hidratação e se, de fato, há benefícios capilares comprovados no seu uso.

Chá de camomila no cabelo realmente clareia?

flores de camomila

Sim, o chá de camomila é utilizado como um agente clareador dos cabelos, inclusive em crianças e em pessoas que possuem cabelo virgem, já que é natural, não agressivo e capaz de promover um resultado sutil e gradual.

Mas atenção: os resultados são mais visíveis e efetivos em quem possui cabelos que já são claros ou, no máximo, castanhos, uma vez que cabelos pretos ou de pigmentação escura podem abrir para os tons avermelhados, o que pode ser o que você não espera.

Os cabelos com coloração igual ou mais escura que a castanho médio já podem não obter resultados satisfatórios.

E por mencionar as propriedades do chá de camomila para os cabelos, vale lembrar também que o consumo do chá de camomila melhora cólicas, desconfortos estomacais e até mesmo ansiedade. Existem vários benefícios do chá de camomila para a saúde.

Como clarear os cabelos com chá de camomila?

Se você deseja clarear seus fios, mas não quer que eles sejam agredidos por processos químicos, você pode aplicar o chá de camomila no cabelo seguindo os passos abaixo:

  1. Prepare uma infusão bem concentrada de camomila;
  2. Em seguida, molhe seu cabelo com a infusão;
  3. Para potencializar e acelerar o resultado, exponha o cabelo ao sol até que ele seque totalmente;
  4. Repita o processo até obter o resultado esperado.

Benefícios do chá de camomila no cabelo

Além de clarear o cabelo, como mencionado, o chá de camomila promove alguns outros benefícios ao fio.

Um deles é, certamente, evitar os danos causados pela descoloração, processo químico e agressivo necessário quando se clareia as madeixas em salão. A descoloração faz com que o cabelo perca massa capilar e, em decorrência disso, fique quebradiço, com pontas duplas.

Além disso, o fio fica com aspecto elástico e, dependendo do estado do cabelo, pode até ocorrer o corte químico, que é quando o fio é rompido em decorrência de química, associada ao calor de secador, chapinha e demais instrumentos térmicos modeladores.

1. Hidratação dos cabelos

Além do efeito clareador, a camomila ajuda a promover a hidratação nos fios. Uma receita capaz de ajudar na textura dos fios leva, além da camomila, amido de milho em sua composição.

Ingredientes para a máscara de hidratação capilar:

  • 2 saquinhos de chá de camomila
  • 2 colheres de sopa de amido de milho

Modo de preparo:

  1. Acrescente duas colheres de sopa de flores secas de camomila, ou dois saquinhos de chá em uma xícara de água fervendo;
  2. Abafe a infusão e deixe descansar por 20 minutos;
  3. Em seguida, adicione a infusão em uma panela e acrescente duas colheres de sopa de amido de milho;
  4. Mexa em fogo baixo por alguns minutos até que fique mais consistente. Então desligue e espere esfriar;
  5. Em seguida, basta aplicar nos fios. Deixe agir por vinte minutos e enxágue.

Com esse procedimento, além de hidratar, você obterá também os benefícios clareadores da mistura.

2. Reduz a oleosidade da pele e dos cabelos

No Brasil, que possui clima tropical, muitas pessoas, sobretudo mulheres, se queixam da oleosidade recorrente do cabelo. No entanto, o chá de camomila também pode ser utilizado para combater esse efeito.

Isso se deve às propriedades adstringentes presentes na planta. Essas propriedades ajudam a diminuir a oleosidade e a equilibrar o pH do couro cabeludo, ajudando a inibir a produção de sebo – que dá o aspecto de sujo ao cabelo.

A oleosidade capilar normalmente se estende à pele. Dessa forma, as pessoas que têm cabelos oleosos normalmente também têm a pele oleosa. O fator adstringente da camomila também pode beneficiar a pele.

Além disso o potencial calmante da infusão irá ajudar a aliviar irritações, vermelhidão, coceira e até mesmo inflamações, sendo, portanto, uma excelente opção natural para peles sensíveis, alérgicas e acneicas.

Outras formas naturais de clarear o cabelo

Cabelo claro

Além da aplicação do chá de camomila no cabelo, há também outras opções de procedimentos naturais capazes de clarear os fios. Conheça, abaixo, os ingredientes que possuem agentes clareadores e que podem te ajudar a alcançar tons mais claros:

Suco de limão

O uso de suco de limão no cabelo também é utilizado há muito tempo em diversos lugares do mundo. Isso possui uma explicação: quando o ácido cítrico do suco de limão se aquece ao sol, ele abre as cutículas capilares e elimina o pigmento, clareando-o.

Para recorrer a esse procedimento, basta espremer um pouco de suco de limão em um frasco de spray e diluir com água. O ideal é que a quantidade de água seja três vezes à de limão. Em seguida, borrife no cabelo e fique no sol para que seu efeito possa ser ativado.

Mel

Além do famoso potencial de hidratação do mel, ele também ajuda a clarear os fios. Isso é possível porque ele contém a enzima peróxido, que é um clareador eficaz quando misturado com água destilada para ativá-lo.

Além disso, o cabelo ficará sedoso e nutrido, graças à concentração de vitamina A, D e C, bem como aos antioxidantes presentes.

O procedimento é bastante simples: basta misturar três colheres sopa de mel e uma colher de água, até que a mistura fique homogênea. Se você preferir, no lugar da água, pode colocar uma máscara hidratante ou reconstrutora de sua preferência.

Em seguida, aplique a mistura em todo o cabelo úmido e limpo, enluvando mecha por mecha. Coloque uma touca e deixe agir por, no mínimo, duas horas. Em seguida, enxágue – de preferência com água fria – e finalize como de costume.

É importante ressaltar que, assim como o chá de camomila, esse procedimento é sutil e gradual, e mais recomendado para quem já possui o cabelo loiro ou castanho claro.

Cerveja

Sim, a cerveja é outro método utilizado para clarear o cabelo. Mas o ideal é que o procedimento seja feito quando se vai ficar em casa logo em seguida, já que o cheiro forte pode ficar impregnado nos fios por algumas horas.

Além disso, a vitamina B e as proteínas presentes na bebida ajudam a recuperar os fios danificados.

Para utilizar esse método, basta lavar o cabelo como de costume e, após a utilização do condicionados, lavar com a cerveja. Mas atenção: devido à quantidade de álcool presente, o procedimento não deve ser repetido mais do que uma vez a cada 15 dias.

É importante lembrar aqui que se seu cabelo não é naturalmente loiro, nenhum desses métodos substituirá a descoloração de salão.

No entanto, se você deseja adicionar um pouco de brilho extra aos seus fios naturalmente loiros ou castanho claro, esses métodos naturais são bastante eficazes, principalmente ao considerar a facilidade, a disponibilidade e o baixo custo.

Além disso, lembre-se de os que resultados são graduais e, portanto, é necessário ter paciência!

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar a respeito da aplicação de chá de camomila no cabelo? Pretende experimentar para ver os resultados do clareamento dos fios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum Voto Ainda)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário