6 Benefícios de Leite de Coco para os Cabelos

Especialista da área:
atualizado em 26/12/2019

O leite de coco é conhecido por ser um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta e sua ampla gama de benefícios para a saúde o torna bastante popular. Seu consumo ajuda a manter a saúde do coração, digestão, ossos fortes e saudáveis, fortalecer o sistema imunológico e nervoso, entre muitos outros benefícios.

Porém, o que muita gente não sabe é que usar o leite de coco para os cabelos pode trazer benefícios também, além do uso para a pele, por conta da combinação de nutrientes contida em sua composição.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora as prateleiras de lojas especializadas em beleza estejam repletas de produtos que prometem fazer verdadeiras maravilhas para os fios, o uso do leite de coco para os cabelos tem ganhado seu espaço e apresentado benefícios relevantes, tanto que muitas pessoas estão substituindo outros produtos por ele, que além de ser versátil e fácil de encontrar, é natural, fácil de fazer e de aplicar.

O que é leite de coco?

O leite de coco é proveniente da carne do coco marrom maduro, e diferente do que muitos pensam, ele não é a água, comumente encontrada dentro dos cocos.

O leite de coco não é exatamente um “leite” no sentido convencional, e sim um líquido espesso obtido quando você mistura a “carne”, que é a parte branca e dura do coco, com uma medida de água. Uma das melhores maneiras de obter o leite de coco é usar cocos bem maduros, pois à medida que eles envelhecem, a água é substituída pela carne, tornando o conteúdo muito melhor.

Quando consumido com moderação, ele pode promover a saúde de forma geral, mas a sua aplicação tópica pode beneficiar relevantemente a pele, e especialmente os cabelos, por conta de sua alta concentração de nutrientes.

6 Benefícios de leite de coco para os cabelos

O cabelo é agredido constantemente pelos raios UV, poluição, calor e por diversos tratamentos químicos, então não é de se estranhar que ele enfraqueça e apresente danos.

  Continua Depois da Publicidade  

Devido ao seu alto valor nutritivo, o leite de coco pode ajudar a tratar e impulsionar a saúde dos cabelos, especialmente se for utilizado frequentemente. Veja como esse líquido versátil e acessível pode ajudar suas madeixas.

1. Restaura cabelos secos e danificados

O couro cabeludo contém glândulas sebáceas que trabalham para hidratar o couro cabeludo e o cabelo. O óleo produzido pode variar, dependendo do estresse, alimentação, fatores ambientais, temperatura da água e produtos químicos aplicados no cabelo.

Quando o nível de oleosidade está baixo, o couro cabeludo pode ficar seco e escamoso, e o resultado pode ser um cabelo sem brilho. No entanto, os cabelos secos e danificados podem ter sua maciez e brilho restaurados com o uso regular do leite de coco.

A sua concentração de vitamina E e a presença de gorduras saturadas ajudam a tornar a nutrição e hidratação dos cabelos adequada. Ele contém propriedades que ajudam a reter a umidade dos fios, o que significa que quando ele é usado regularmente em cabelos secos e danificados, ajuda a hidratar e restaurar seu brilho. 

2. Ajuda a controlar a queda

  Continua Depois da Publicidade  

Uma perda de fios diária é normal e faz parte do processo de renovação do cabelo. No entanto, quando existe uma queda acentuada e anormal, isso pode se tornar um motivo de atenção. Usar leite de coco para os cabelos pode ajudar a combater a queda, pois sua composição é rica em proteínas, que quando estão em falta, provocam a queda de cabelo. O uso frequente ajuda a repor as proteínas e o ácido láurico presente no leite de coco liga-se às proteínas capilares e fortalece o cabelo. 

Um mineral que também contribui significativamente com a redução da queda é o potássio, enquanto o manganês ajuda o cabelo a tornar-se espesso e mais forte.

3. Estimula o crescimento do cabelo

O fato do leite de coco conter uma ampla variedade de nutrientes essenciais ajuda a nutrir os folículos pilosos e estimular o crescimento do cabelo. Além das proteínas e do acido láurico que ajudam a deixar o cabelo mais forte, ele é rico em vitaminas como niacina e ácido fólico, que melhoram a circulação do sangue no couro cabeludo. Também contém magnésio, fósforo e cobre, que ajudam a nutrir o cabelo e estimular o crescimento adequado dos fios.

Tudo que você precisa fazer é massagear o leite de coco em seu cabelo e deixá-lo por cerca de 20 a 30 minutos antes da lavagem, como de costume.

4. Funciona como um condicionador natural

  Continua Depois da Publicidade  

O leite de coco pode ser utilizado como um condicionador, ajudando a obter um cabelo brilhante, macio, e também estimula fios mais grossos e mais longos. Seu poder condicionador ajuda inclusive a desembaraçar o cabelo.

As vitaminas e o ferro presentes no leite de coco trazem maciez e brilho aos fios. Especificamente a vitamina E penetra na haste capilar e a mantém condicionado por dentro.

Para usufruir desse benefício basta aplicar um pouco de leite de coco no cabelo e pentear os emaranhados, ou usar como um condicionador após a aplicação do shampoo para adicionar volume ao seu cabelo.

5. Ajuda a combater a caspa

A caspa é incômoda, causa coceira e pode comprometer muito o visual. Ela geralmente é o resultado de um couro cabeludo seco, e às vezes pode conter bactérias ou fungos e causar coceira.

O uso do leite de coco para os cabelos é eficaz para tratar a caspa novamente porque ele contém o raro ácido graxo de cadeia média chamado ácido láurico, que também é encontrado no leite materno. Esse ácido contém propriedades antifúngicas, antiviróticas e antibacterianas, tornando o leite de coco um antisséptico natural que ajuda a combater a caspa, tanto na pele quanto no couro cabeludo.

A aplicação do leite de coco pode ser feita diretamente no couro cabeludo com a ponta dos dedos. Aplique delicadamente e massageie o couro cabeludo entre 10 e 20 minutos, e só depois desse tempo você deve lavar. Faça o tratamento por alguns dias e você verá que a caspa vai desaparecer.

6. Evita os cabelos brancos precoces

O leite de coco também é útil para estimular a produção de melanina, o que ajuda a controlar o aparecimento de fios brancos, principalmente os prematuros. Geralmente, o cabelo é exposto a muita pressão e estresse, o que pode resultar em um envelhecimento prematuro. O uso leite de coco para os cabelos pode ajudar a retardar esse processo, porque sua composição ajuda a revitalizar e rejuvenescer as células, trazendo um brilho e uma vitalidade natural.

O fato de ele conter cobre também ajuda muito essa questão, pois além de ser essencial para manter um couro cabeludo saudável, seus peptídeos evitam o embranquecimento dos cabelos, porque ajudam na produção de pigmentos de melanina. 

Como fazer leite de coco?

Preparar o leite de coco é muito rápido e simples, como você verá abaixo:

Ingredientes:

  • Coco;
  • Pano de prato fino;
  • Panela.

Modo de preparo:

Quebre o coco e retire toda a sua carne (parte branca do coco). Rale bem fino e esprema todo conteúdo com a ajuda de um pano de prato para extrair o leite. Despeje o leite em uma panela, leve ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e deixe o leite esfriar.

Quando estiver frio, congele-o por uma noite.

Algumas pessoas preferem bater o coco no liquidificador com um pouco de água e coar. Pode ser uma alternativa também, mas se você colocar muita água pode deixar o leite ralo em com menos nutrientes.

Como usar o leite de coco para os cabelos?

Você pode usar o leite de coco para realizar os seguintes tratamentos:

1. Crescimento do cabelo

Em uma tigela, adicione 1/4 xícara de leite de coco e aqueça até que esteja morno. Aplique no couro cabeludo e faça uma massagem por aproximadamente 15 minutos. Depois de cobrir todo o couro cabeludo, aplique na extensão dos fios, das raízes até as pontas. Coloque uma touca e deixe agir por mais 45 minutos. Lave o cabelo com o seu shampoo normalmente.

Repita o processo uma vez por semana.

Por que funciona?

O leite de coco tem o poder de penetrar no seu couro cabeludo e atingir as cutículas para nutrir e condicionar os folículos e eixos de cabelo. A umidade e a nutrição extra estimulará o trabalho correto dos folículos e, ao mesmo tempo, vai melhorar a textura e a saúde do cabelo.

2. Condicionamento profundo

Em uma tigela, misture 4 colheres de sopa de leite de coco e 2 colheres de chá de mel até obter uma mistura suave. Comece aplicando e massageando a mistura no couro cabeludo e depois aplique no restante do cabelo, das raízes até as pontas.

Quando o couro cabeludo e o cabelo estiverem completamente cobertos com a mistura de leite de coco e mel, envolva o cabelo com uma touca de banho por uma ou duas horas. Depois desse tempo, lave o cabelo com o seu shampoo habitual.

Realize o processo uma vez por semana para obter resultados satisfatórios.

Por que funciona?

O mel é um umectante, o que significa que ele ajuda a selar a umidade. Quando usado em combinação com leite de coco, amplifica os efeitos positivos do leite em seu cabelo, selando a umidade e os nutrientes.

3. Crescimento do cabelo

– Leite de coco e cânfora

Misture em um recipiente 5 colheres de sopa de leite de coco, 1 colher de sopa de iogurte e 1/4 colher de chá de cânfora esmagada. Comece massageando a mistura no couro cabeludo e depois passe por todo o comprimento do cabelo. Quando o seu couro cabeludo e cabelo estiverem completamente cobertos com a mistura, cubra o cabelo com uma touca e deixe agir por uma ou duas horas.

Lave o cabelo na sequência com o seu shampoo e repita o processo semanalmente.

Por que funciona?

A cânfora é uma planta que ajuda a estimular os folículos capilares adormecidos ao mesmo tempo em que estimula o crescimento saudável do cabelo. Quando está misturado com o leite de coco, que também tem propriedades semelhantes, o efeito é potencializado. Isso aumenta o volume do cabelo enquanto e estimula o crescimento rápido.

– Leite de coco e Aloe Vera

Em um recipiente, adicione 3 colheres de sopa de leite de coco, 1 colher de sopa de gel de aloe vera e algumas folhas de manjericão e misture todos os ingredientes até obter uma pasta espessa e lisa. Aplique no couro cabeludo e faça uma massagem. Espalhe a mistura em todo o comprimento, desde as raízes até as pontas. Envolva o cabelo em uma touca e deixe agir por 30 minutos.

Lave a pasta do cabelo com água morna e repita o processo por uma ou duas vezes na semana.

Por que funciona?

O leite de coco combinado com o gel de Aloe Vera tem a que capacidade de aumentar a taxa de crescimento do cabelo. Eles também ajudam a manter a saúde do couro cabeludo, pois tratam problemas como a caspa e a irritação.

– Leite de coco e feno-grego

Misture 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego com 2 colheres de sopa de leite de coco até obter uma pasta lisa. Aplique suavemente a mistura no couro cabeludo e deixe agir por 30 minutos. Lave o cabelo com o shampoo e aplique o condicionador também.

Por que funciona?

A combinação de leite de coco com feno-grego não só ajuda a impulsionar o crescimento do cabelo, mas também melhora a saúde do couro cabeludo e cabelo. Ambos contêm propriedades que ajudam a tratar a caspa e também contribuem com a maciez.

– Leite de coco e suco de limão

Em um recipiente, coloque 4 colheres de sopa de leite de coco e acrescente 2 colheres de chá de suco de limão. Leve à geladeira por 4 horas.

Aplique a mistura coalhada no couro cabeludo e na extensão do cabelo, envolva em uma touca e deixe agir por 45 minutos. Lave com shampoo e repita o processo uma vez por semana.

Por que funciona?

Ao adicionar o suco de limão com o leite de coco, você obterá um conteúdo adicional de vitamina C, essencial para a produção de colágeno. Nutrir seu couro cabeludo com vitamina C ajudará a aumentar os níveis de colágeno, impulsionando o crescimento do cabelo.

– Leite de coco e farinha de grão-de-bico

Junte 1/2 xícara de leite de coco com o suco de meio limão e 1/2 xícara de farinha de grão-de-bico até obter uma mistura homogênea, mas não muito grossa, e então se for preciso acrescente mais leite de coco.

Lave o cabelo e, enquanto ainda estiver úmido, aplique a mistura. Certifique-se de cobrir o cabelo desde as raízes até às pontas, massageie bem o couro cabeludo e deixe por cerca de 15 minutos. Lave o cabelo com água morna.

Repita o processo uma vez por semana.

Por que funciona?

Além dos benefícios do leite de coco para os cabelos, a farinha de grão-de-bico é um excelente agente de limpeza. Ela é eficaz para remover as impurezas do couro cabeludo, eliminando qualquer substância que impeça o crescimento saudável dos fios.

– Leite de coco e azeite

Em uma panela, misture 4 colheres de sopa de leite de coco com 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de mel. Leve ao fogo e aqueça a mistura por cerca de 2 minutos. Quando estiver ligeiramente morna, aplique no couro cabeludo e realize uma massagem, seguindo a aplicação da mistura para todo o cabelo. Cubra seu cabelo com uma touca e deixe por uma hora.

Lave o cabelo com shampoo e finalize com o condicionador. Aplique uma vez na semana.

Por que funciona?

O leite de coco já é rico em gorduras, e quando combinado com os outros ingredientes promove um condicionamento profundo que deixará seu cabelo muito macio. Além disso, o calor extra proporcionado pelo aquecimento da mistura permitirá a máxima penetração de nutrientes essenciais nos fios e folículos capilares, impulsionando o crescimento.

– Leite de coco e clara de ovo

Bata 1 clara de ovo em neve até obter uma mistura fofa. Adicione 5 colheres de sopa de leite de coco, 1 colher de chá de óleo de vitamina E e bata novamente até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

Aplique essa máscara no couro cabeludo e no comprimento do cabelo, desde as raízes até as pontas. Envolva o cabelo em uma touca e deixe a mistura agir por 20 minutos.

Na sequência, lave o cabelo com shampoo na água fria, para que a clara do ovo não cozinhe. A máscara pode ser aplicada uma vez na semana, e ela é especialmente eficaz para pessoas que têm cabelos oleosos ou mistos.

Por que funciona?

O leite de coco é rico em proteínas, assim como a clara de ovo. Como vimos, as proteínas são importantes e ajudam a nutrir o couro cabeludo e cabelo para impulsionar o crescimento saudável.

Se você está procurando um ingrediente natural e eficaz para promover a saúde dos cabelos, acabou de encontrar. O uso de leite de coco para os cabelos demonstra resultados relevantes e pode ajudar você a ter um cabelo muito mais hidratado, livre da queda, caspa e crescendo mais forte e brilhante.

Vale ressaltar também que o coco é muito fácil de encontrar, é barato e o leite de leite de coco é fácil de fazer, ou seja, mais motivos para você incluir já nas suas rotinas de beleza.

Você já tinha ouvido falar dos usos e benefícios do leite de coco para os cabelos? Se não, ficou com curiosidade de experimentar agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 4,60)
Loading...

 

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “6 Benefícios de Leite de Coco para os Cabelos”

  1. Adorei as orientações! Sou grata! Tenho apenas uma dúvida: leite de coco industrializado tem os mesmos efeitos?

    Responder