Limão no cabelo

Limão no Cabelo Faz Bem ou Faz Mal?

Seja em uma limonada, seja como tempero ou em receitas de tortas, bolos, drinks, cupcakes, mousses ou até mesmo brigadeiro, encontramos o limão com bastante facilidade em nosso dia a dia, não é mesmo?

A fruta serve como fonte de nutrientes como fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B9 (folato) e vitamina C, que são importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo.

Além disso, o limão já foi associado a benefícios como a diminuição dos ricos de derrame isquêmico, a manutenção de uma pressão arterial saudável, o auxílio à saúde da pele, a prevenção da asma, o aumento da absorção de ferro e o estímulo ao sistema imunológico.

E o limão no cabelo? Será que faz bem ou faz mal?

O limão é rico em vitamina C – segundo pesquisamos, um limão cru sem a casca e com peso de aproximadamente 58 g contém 44,5 mg de vitamina C.

E é justamente graças ao seu alto teor de vitamina C que a ingestão do limão pode beneficiar a saúde dos cabelos. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, um dos sinais da deficiência de vitamina C é o cabelo seco e quebradiço.

Utilizar o limão no cabelo também pode beneficiar os fios. A fruta possui propriedades adstringentes, o que significa que ela pode ajudar a apertar a pele e os poros.

Isso pode ser útil para combater a oleosidade dos cabelos, porque quando os poros do couro cabeludo são encolhidos, não sobra muito espaço para o óleo penetrar nos fios dos cabelos.

Além disso, o uso do limão no cabelo, graças ao fato da fruta conter alfa-hidroxi-ácidos (AHAS), esfolia células mortas, o que auxilia a combater a caspa.

Quando o limão é utilizado no couro cabeludo, a fruta contribui com a regulação do pH – não somente do local, como também dos fios dos cabelos – e colabora com a diminuição da queda capilar.

Ao ser passado no couro cabeludo, o alimento também auxilia a higienização da região.

Ainda segundo a tricologista (especialista em cabelos) Cris Dios, o limão não devolve a estrutura dos cabelos, entretanto, faz com que o que está contido dentro dos fios não seja perdido.

Por outro lado

Se o suco do limão for utilizado durante muito tempo ou com muita frequência nos fios capilares, ele pode deixar os cabelos secos. Caso você note que os seus fios estão com falta de seus óleos essenciais, pare de lavá-los com o limão até que os cabelos retornem a um estado agradável.

O limão contém bastante ácido, portanto, ao lavar o cabelo com o líquido da fruta, você deve fechar muito bem os seus olhos para evitar que eles sejam machucados.

Além disso, a não ser que você queira luzes nos fios dos seus cabelos, recomenda-se não lavá-los com o limão mais do que poucas vezes por semana durante poucos minutos de cada vez.

É recomendado certificar-se de diluir o suco do limão em uma quantidade suficiente de água ao preparar a receita para passar no cabelo porque o seu alto teor de acidez também pode danificar os fios capilares.

Lembramos ainda que se deve ter extrema atenção ao passar o limão no cabelo para não permitir que ele caia em outras partes no corpo e seja aplicado somente nos fios e no couro cabeludo.

Alertamos que é necessário tomar cuidado ao deixar o limão entrar em contato com a pele, evitando expor-se ao sol, porque isso pode resultar na ocorrência de manchas e de queimaduras graves na pele.

As pessoas que possuem cabelos descoloridos devem ter uma cautela ainda maior ao utilizar o limão, e os seus fios devem receber uma máscara nutritiva depois da aplicação da mistura com a fruta diretamente nos cabelos ou no couro cabeludo.

Para ter segurança ao passar o limão no cabelo, converse antes com um dermatologista e/ou com seu cabeleireiro de confiança para saber se realmente pode utilizá-lo em seus fios, se a fruta é realmente benéfica para o seu caso, se não fará mal e como ele deve ser passado.

Como preparar o limão para passar no cabelo e como aplicá-lo nos fios

Encontramos uma receita caseira para passar limão no cabelo. Os itens necessários para a receita são: de dois a três limões, um espremedor ou juicer pequeno, uma peneira ou coador, um copo de medidas e ¾ de xícara de água morna.

Com tudo isso em mãos, o primeiro passo é cortar os limões e passá-los no espremedor ou juicer até que obtenha ¼ de xícara de suco da fruta. Depois, é só peneirar o suco no copo de medidas e encher o copo de medidas com a água morna até atingir a linha correspondente a uma xícara.

Uma vez que você tem a mistura em mãos, chegou a hora de aplicá-la nos fios dos cabelos. Deve-se levar a mistura ao banho e, após ter lavado os cabelos normalmente, despejar o líquido do limão lentamente no couro cabeludo, esfregando a mistura na região.

Então, a mistura deve ser deixada durante três a quatro minutos no cabelo e, passado esse tempo, deve ser removida com o auxílio da água. Lembramos que essa remoção do limão dos cabelos deve ser muito bem feita.

Você já experimentou passar limão no cabelo para algum propósito? Teve bons resultados? Sua dermatologista ou o cabeleireiro tinha recomendado o uso da fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*