Quem nunca passou por um bad hair day? São aqueles dias em que o cabelo não fica bom de jeito nenhum. Assim, algumas pessoas optam por prender o cabelo para disfarçar. Já outras recorrem a receitas de hidratação caseira para os fios.
Mas quando os cabelos ficam quebradiços e fracos por um bom tempo, isso pode ser sintoma de que algo mais sério pode estar acontecendo com a saúde dos fios.
Os problemas capilares podem ter diferentes origens, como estresse e outros problemas de saúde. Mas sabia que cabelos sem força, quebradiços, mais ralos e com dificuldades para crescer podem ter uma associação com a deficiência de algum nutriente?
Especificamente, a carência de biotina (vitamina B7). Isso porque os cabelos são basicamente compostos pela proteína queratina e a biotina interfere diretamente na produção e na disponibilidade desta proteína.
Assim, acredita-se que a suplementação de biotina ajuda indiretamente a aumentar a produção de queratina e, consequentemente, a melhorar a saúde dos cabelos.
Onde a biotina está presente?
No entanto, antes de sair correndo atrás de um suplemento de biotina, saiba que a vitamina está presente em alimentos de fácil acesso no dia a dia.
Por exemplo, gema do ovo, oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim), carnes de vísceras (fígado e coração) e leguminosas (feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha). Conheça ainda outros alimentos ricos em biotina.
Assim, quem tem uma alimentação variada certamente possui boas doses de vitamina B7 no organismo. No entanto, algumas pessoas seguem dietas restritivas, o que possibilita desenvolver uma ou mais deficiências de vitaminas e minerais, inclusive de biotina.
Como saber se eu preciso de suplemento de biotina?
Se você não consegue ter uma dieta variada com a presença dos alimentos com biotina e percebeu que os seus cabelos andam fracos e quebradiços, o suplemento pode ser uma opção. Mas antes de comprar o produto você precisa consultar o médico ou nutricionista.
Não apenas para saber confirmar se o suplemento de biotina é realmente adequado para você, mas também para entender qual a dosagem eficiente e segura que você deve utilizar do produto.
Nem sempre a vitamina será a solução
Lembra que falamos lá em cima que problemas capilares podem ter várias causas? Então, a biotina só poderá ser útil quando o problema com os cabelos tiver sido provocado pela deficiência da vitamina.
Assim, para ter certeza do que realmente pode estar por trás dos seus problemas capilares, o ideal é que você procure a ajuda profissional. De preferência de um dermatologista, especialmente para os casos mais sérios.
A consulta com o profissional é a melhor forma de garantir que não gastará dinheiro com algo que não vai ajudar e de assegurar que não está deixando de tratar a real causa do problema.
Não vá embora sem conferir o vídeo em que a nossa nutricionista também apresenta a vitamina que pode ajudar os cabelos fracos e quebradiços:
Meu cabelo está mt quebrado e caindo, acho q foi a selagem.Gostaria q me indicasse uma vitamina.