O Diane 35 é um medicamento hormonal que, assim como outros anticoncepcionais, traz uma série de dúvidas, como: Ele engorda? Emagrece? Causa efeitos colaterais?
Essas dúvidas se devem aos vários mitos que envolvem os hormônios, e as respostas nem sempre são exatas e diretas.
Então, a seguir vamos conhecer melhor o Diane 35 e seus possíveis efeitos no organismo, além de descobrir se ele engorda ou não.
Veja também: Emendar cartela de anticoncepcional faz mal?
Diane 35 é um medicamento hormonal, fabricado pelo laboratório Schering, composto por uma combinação de dois hormônios diferentes:
O Diane 35 é indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos em mulheres, como:
Além disso, mesmo tendo um efeito contraceptivo, o Diane 35 não é indicado para uso exclusivo como anticoncepcional.
De acordo com a bula do medicamento, o Diane 35 pode causar o ganho de peso, seja pelo acúmulo de gordura ou pela retenção de líquidos.
Mas, é importante lembrar que isso não ocorre com toda mulher que toma Diane 35, e que na maioria das vezes a pílula não afeta o peso. E ainda existe a possibilidade de o medicamento ajudar na redução de peso, uma vez que ele atua nos desequilíbrios hormonais.
Por isso, caso você apresente algum ganho significativo de peso, o ideal é conversar com seu médico, que irá avaliar o caso e entender qual a causa do problema.
Uma das usuárias que já toma o anticoncepcional por 22 anos conta que seu peso se mantém estável, sem casos de ganho ou perda de peso.
Já uma outra usuária relata que desde que começou a usar o anticoncepcional emagreceu 5 kg e que pretende mudar para outra marca, pois tem o objetivo de engordar.
Entretanto, uma outra usuária afirma que o anticoncepcional Diane 35 engorda, relatando que ganhou 10 kg de peso na balança após começar a usá-lo.
Por isso, como mencionamos anteriormente, os efeitos do Diane 35 no peso podem variar bastante, dependendo da mulher, de acordo com sua genética ou metabolismo.
Devido ao risco que o Diane 35 pode trazer para a saúde, alguns grupos de mulheres não podem utilizar o medicamento, como:
Apesar de ser considerado um medicamento bastante seguro, alguns efeitos colaterais podem ocorrer em algumas mulheres, como:
Por isso, caso sinta algum dos efeitos citados, ou algum outro, fale com seu médico para saber se a causa é o medicamento ou não.
A embalagem de Diane 35 contém 21 comprimidos, que devem ser usados diariamente, sempre no mesmo horário, com um pouco de água.
E, quando chegar ao final da cartela, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, e no oitavo iniciar uma segunda cartela. Nesse período sem o medicamento ocorrerá o sangramento por privação hormonal, muito semelhante à menstruação.
Mas, assim como outros medicamentos com ação contraceptiva, existem algumas recomendações para iniciar o seu uso:
O uso da pílula pode causar, em alguns casos, o ganho de peso. Por isso, é importante seguir uma dieta balanceada e realizar atividades físicas com frequência, para evitar ou ao menos minimizar este efeito.
Além disso, o ganho de peso pode estar relacionado a outros fatores, como alimentação e uso de outros medicamentos.
Por fim, caso queira começar a tomar anticoncepcional é necessário se consultar com um médico, que irá te avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Veja Todos Comentários
Alguém teve crises de enjoo estou na segunda cartela e venho passando muito mal principalmente quando chega no horário de tomar a pílula. Não sei se é psicológico por não gostar de comprimidos. Fora os enjoos não tive nem uma outra reação
Euu tive muito enjoo ja na .primwira cartela.
Olá, hoje é meu 3° dia de uso do Diane 35, pelo que vejo a aumentação de peso varia de pessoa para pessoa, eu peso 45 kg, e tenho medo de emagrecer.
Vi várias comentando, pois eu tomava Noregyna me fez mal, espero esse regular certamente minha menstruação e não perder peso... Fiquei com medo
Ola comessando agora com diane fiquei super preocupada quando li a bula mas foi o único q interrompel o sangramento por conta dos miomas vamos vê se bai dar certo
Qual melhor pra ovário policístico é diane35 ou ciclo21?
Na boa.....engordar 10 20 kg e culpar o remédio é bem cômodo. Alimentem-Se bem e façam exercício e vcs verão a "mágica". Anticoncepcional retém líquido sim....Mas se vc tá acima do peso 20 kg é gordura amiga, não é líquido retido. Parem de se enganar.
adorei seu comentário rs
estou tomando a 1 mes e emagreci 5 kl
estava 15 kl acima do peso apos ter meu 3º filho e não conseguia emagrecer de jeito nenhum
creio que foi o remedio sim pois não fiz nada de diferendo do habitual tirando o diane 35
Ola, eu estou tomando a dois meses, e estou emagrecendo, e olha que tenho tendência a engordar, apenas os peitos ficam muito doloridos, e crescem bastante, porém não me engordou, talvez seja por que eu faço exercícios em casa, mas não teve isso em mim. Mas vai de organismo para organismo. Espero ter ajudado. Abraços.
Olá gostaria de saber se o Diane causa tantas reações assim estou com medo de tomar tomei a mais de 10 anos ciclo 21 mas parei devido ele ter parado meu ciclo
Olá, me chamo Andreia, eu comecei a tomar diane 35, após meu médico me dar o diagnóstico de ovários micropoliscisticos, aos 8 meses de idade do meu filho mais novo, eu tomo até hoje ele está com quase cinco anos, eu tinha a pele muito oleosa, diminuiu muitoa acne, só que engordei aproximadamente 20 quilos, com o uso desse medicamento e não consegui mais emagrecer, e sabem o que mais me chamou a atenção? Eu tomava um outro anticoncepcional e mantive meu peso durante a gravidez toda da minha primeira filha hoje com quase oito anos, após o nascimento dela continuei com meu peso até mais de 20 quilos a menos que perdi, eu já conversei com meu médico sobre esse ganho excessivo de peso, sabem o que ele me disse? Para mim fechar a boca, como assim? Eu nem tem hábitos não saudáveis, para mim foi muito difícil viver esse excesso de peso toda via sempre tive um corpo no qual me orgulhava muito, quase entrei em depressão com isso, mas não tá fácil.
Comecei tomar esse anticoncepcional agora. Estou quase 20 kilos a mais no meu peso por conta da minha gestação. Só tem 3 meses que ganhei bebê. Não amamento e por isso escolhi o Diane35. Espero emagrecer.
Eu tomo ele a cerca de dois anos e estou pensando em procurar um médico para trocar ou usar outro método contraceptivo, estou engordando muito, suo em excesso e sinto dores nas pernas e cabeça.
Depois que comecei a tomar perdi colágeno, fiquei super flácida com 18 anos e nao eu não abuso da alimentação sempre fui acima do peso mais não chegando a obesidade e sempre mantive o mesmo peso. Depois que comecei a tomar ganhei 10kg e piorou minha depressão.
Tomo carbamazepina posso tomar o diane35?
É preciso consultar sua ginecologista para saber.
Estou com medo de engorda,pois eu tomava aquela de 3 em 3 meses eu engordei de mais ,estou sem mestruar há 3 anos descobrir os micropolicisto no útero , não quero engorda não ...
Eu tomo Diane 35 a dois anos é foi a melhor coisa que eu fiz, ele tratou minhas espinhas ( não tenho nada no rosto ), demorou um pouco mais tratou. Eu emagreci 5 kg e posso comer que nem onça que não saio do meu peso.
Tomo diante 35 a 8 anos gosto dele mas toda vez que vou no ginecologista ele quer trocar, sinto um pouco de dores nas pernas mas de resto nunca engordei fora do normal sempre mantive meu peso, sinto dores cabeça de vez em quando, mas nem sei se tem haver com o anti no mais gosto muito dele, acne muito pouca e os ovários policísticos eu tinha mas fiz exames esses dias não deu mais nada. Ele me indicou trocar pelo Q laira mas nao estou confiante ainda.