Anticoncepcional Diane 35 engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 08/03/2022

O Diane 35 é um medicamento hormonal que, assim como outros anticoncepcionais, traz uma série de dúvidas, como: Ele engorda? Emagrece? Causa efeitos colaterais? 

Essas dúvidas se devem aos vários mitos que envolvem os hormônios, e as respostas nem sempre são exatas e diretas.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer melhor o Diane 35 e seus possíveis efeitos no organismo, além de descobrir se ele engorda ou não.

Veja também: Emendar cartela de anticoncepcional faz mal?

O que é o Diane 35?

Diane 35 é um medicamento hormonal, fabricado pelo laboratório Schering, composto por uma combinação de dois hormônios diferentes:

  • 2 mg de acetato de ciproterona
  • 0,035 mg de etinilestradiol.

Indicações

O Diane 35 é indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos em mulheres, como:

  • Acne grave
  • Casos leves de hirsutismo (excesso de pelos) 
  • Síndrome de ovários policísticos 

Além disso, mesmo tendo um efeito contraceptivo, o Diane 35 não é indicado para uso exclusivo como anticoncepcional.

  Continua Depois da Publicidade  

O anticoncepcional Diane 35 engorda?

Retenção de líquido
A retenção de líquidos pode ser um dos efeitos colaterais do Diane 35

De acordo com a bula do medicamento, o Diane 35 pode causar o ganho de peso, seja pelo acúmulo de gordura ou pela retenção de líquidos.

Mas, é importante lembrar que isso não ocorre com toda mulher que toma Diane 35, e que na maioria das vezes a pílula não afeta o peso. E ainda existe a possibilidade de o medicamento ajudar na redução de peso, uma vez que ele atua nos desequilíbrios hormonais.

Por isso, caso você apresente algum ganho significativo de peso, o ideal é conversar com seu médico, que irá avaliar o caso e entender qual a causa do problema.

Relatos de usuárias

Uma das usuárias que já toma o anticoncepcional por 22 anos conta que seu peso se mantém estável, sem casos de ganho ou perda de peso. 

Já uma outra usuária relata que desde que começou a usar o anticoncepcional emagreceu 5 kg e que pretende mudar para outra marca, pois tem o objetivo de engordar.

Entretanto, uma outra usuária afirma que o anticoncepcional Diane 35 engorda, relatando que ganhou 10 kg de peso na balança após começar a usá-lo. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, como mencionamos anteriormente, os efeitos do Diane 35 no peso podem variar bastante, dependendo da mulher, de acordo com sua genética ou metabolismo.

Contraindicações

Devido ao risco que o Diane 35 pode trazer para a saúde, alguns grupos de mulheres não podem utilizar o medicamento, como:

  • Pessoas com histórico de trombose ou embolia, ou com alto risco para desenvolver esses problemas
  • Casos de ataque cardíaco ou derrame cerebral
  • Mulheres com histórico de enxaqueca acompanhada por sintomas neurológicos
  • Diagnóstico de diabetes com lesão em vasos sanguíneos
  • Histórico ou diagnóstico de câncer que sofra influência de hormônios
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
  • Casos de alergia a qualquer um dos componentes da formulação
  • Mulheres com problemas no fígado.

Efeitos colaterais

Apesar de ser considerado um medicamento bastante seguro, alguns efeitos colaterais podem ocorrer em algumas mulheres, como:

  • Aumento do risco de trombose
  • Dores de cabeça e enxaqueca
  • Aumento de peso
  • Alterações de humor
  • Dor nas mamas
  • Retenção de líquido
  • Diminuição da libido.

Por isso, caso sinta algum dos efeitos citados, ou algum outro, fale com seu médico para saber se a causa é o medicamento ou não.

Como usar?

Anticoncepcional
Existem algumas recomendações para o uso do Diane 35

A embalagem de Diane 35 contém 21 comprimidos, que devem ser usados diariamente, sempre no mesmo horário, com um pouco de água.

E, quando chegar ao final da cartela, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, e no oitavo iniciar uma segunda cartela. Nesse período sem o medicamento ocorrerá o sangramento por privação hormonal, muito semelhante à menstruação.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, assim como outros medicamentos com ação contraceptiva, existem algumas recomendações para iniciar o seu uso:

  • Quando nenhum outro anticoncepcional era utilizado antes: Nesse caso, o Diane 35 deve ser iniciado no primeiro dia de menstruação.
  • Quando estiver mudando de anticoncepcional combinado: Comece logo após o término da cartela do contraceptivo que estava tomando, sem fazer pausa.
  • Quando o medicamento anterior era um anel vaginal ou adesivo transdérmico: O ideal é iniciar o Diane 35 no dia da retirada do último anel ou adesivo do ciclo ou, no máximo, no dia da próxima aplicação.
  • Quando o medicamento anterior era uma minipílula: Deve-se parar o uso da minipílula e iniciar o Diane 35 no dia seguinte, no mesmo horário. Nesse caso, é importante utilizar preservativo nas relações sexuais nos primeiros 7 dias.
  • Quando se utilizava algum contraceptivo injetável, implante ou DIU hormonal: Inicie o uso de Diane 35 na data da próxima injeção ou no dia de extração do implante ou do DIU. Aqui também é necessário o uso de preservativo nos primeiros 7 dias de uso do remédio.

Dicas e cuidados

O uso da pílula pode causar, em alguns casos, o ganho de peso. Por isso, é importante seguir uma dieta balanceada e realizar atividades físicas com frequência, para evitar ou ao menos minimizar este efeito.

Além disso, o ganho de peso pode estar relacionado a outros fatores, como alimentação e uso de outros medicamentos.

Por fim, caso queira começar a tomar anticoncepcional é necessário se consultar com um médico, que irá te avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

O seu médico especialista receitou o uso do anticoncepcional Diane 35 para você? Já ouviu relatos de conhecidas que ganharam ou perderam peso com seu uso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (196 votos, média 3,93)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

53 comentários em “Anticoncepcional Diane 35 engorda ou emagrece?”

  1. já tinha usado a diane 35 para regularizar a menstruação, por um tempo, depois q regulou, parei…porém a mais ou menos 4 meses voltei a usar como anticonceptivo mesmo, e engordei 4 kg… só deve ser a diane 35, pq minha alimentação continua o msm de antes. Marquei consulta para trocar por outro q tenha a dosagem menor…. espero q meu peso volte ao normal .

    Responder
  2. Tomo esse anticoncepcional a 3anos minha acne melhorou mas ganhei muito peso eu me pesava 75 kg quando comecei a tomar hoje ja estou com 90 kg e comecei a sentir muitas dores na mamas e resolvi para com esse anticoncepcional.

    Responder
  3. Estou na segunda cartela do Diane 35. No primeiro mês perdi 1,5kg, mas logo depois engordei este mesmo peso, apesar de estar fazendo academia. Sinto muita dor nos seios, muita mesmo, e tive muita dor de cabeça. A ginecologista me recomendou tomar por dois meses para regular hormônios que estão alterados, e espero que regulam para que eu não precise tomar mais uma cartela… cada organismo é um organismo!

    Responder
  4. Estou terminando minha primeira cartela ,sinto enjoos e muito sono, porém perdi já uns kgs, fiquei muito feliz .. senti que minha retenção melhorou muito “diminuiu “

    Responder
  5. Tem 7 dias que estou tomando no primeiro dia me deu muito enjôo,mas agora já estou de boa, estou com 67k. Espero não engorda mais . daqui um mês volto pra dizer se engordei ou emagreci.bjos

    Responder
  6. Ola meninas eu fiz uma ultra transvaginal e descobri que estou com policisto nos ovários.vai fazer uns dois meses que minha menstruação não vem.fui a consulta hoje ele mim recomendo eu toma Diane 35 e passou pra mim fazer o exame hCG .mas eu vou fazer mas eu tenho certeza que não estou gravida?

    Responder
    • Mesmo caso que o meu, faz 2 meses que minha menstruação não vem e descobrir um cisto. A GO pediu um Exame hCG. Fiz e deu negativo. A minha médica indicou esse Diane

      Responder
    • fazia 7 meses que eu não menstruava, como não menstruava comecei a sentir muitas dores na barriga, então foi no ginecologista ele passou pra eu tomar Diane 35 ,ele falou que eu iria perder peso,…… por fim as minhas dores sumiu,estou perdendo peso e me sentindo muito muito bem com esse medicamento, além de tudo regulou minha menstruação, 2 meses tomando esse medicamento……

      Responder