7 melhores remédios naturais para enxaqueca

Especialista da área:
atualizado em 29/09/2021

A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte que pode trazer consigo sintomas como náuseas e sensibilidade à luz e ao som. 

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar de existirem medicamentos para a enxaqueca, também é importante conhecer remédios naturais para aliviar ou prevenir uma crise, já que desta forma o risco de efeitos colaterais é bem menor.

Os remédios caseiros que aliviam a enxaqueca incluem chás de ervas e óleos essenciais com propriedades terapêuticas. Confira abaixo quais são as suas opções para reduzir a intensidade e a duração dos sintomas.

Melhores remédios naturais para a enxaqueca

Muitas vezes, o gatilho da enxaqueca é o estresse. Por isso, a maioria dos remédios caseiros promove uma sensação de relaxamento.

Além de aliviar o desconforto das dores de cabeça, os remédios caseiros a seguir podem evitar as temidas crises, complementando o tratamento medicamentoso.

1. Óleo de lavanda

óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é comumente indicado para aliviar o estresse, a ansiedade e as dores de cabeça. Assim, inalar os vapores do óleo de lavanda pode diminuir a intensidade da enxaqueca em algumas pessoas.

Além da inalação direta, o óleo de lavanda pode ser aplicado na região das têmporas quando diluído em um óleo não essencial como o azeite de oliva ou o óleo de coco.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Suplementos de ervas

Ervas como a Tanacetum parthenium, chamada também de matricária ou tanaceto, e a Petasites hybridus, conhecida como butterbur, podem prevenir a enxaqueca e aliviar os sintomas durante uma crise.

Na forma de cápsulas, a dose máxima de tanaceto recomendada é de 125 mg por dia. Já o butterbur pode ser usado em doses de 50 mg 2 vezes ao dia. Porém, o mais indicado é consultar as informações presentes no rótulo ou então procurar um fitoterapeuta para te orientar.

O tanaceto também pode ser usado para preparar um chá. Para isso, o ideal é usar 15 g de folhas da planta para cada 500 mL de água fervente. Depois de cerca de 10 minutos em infusão, deve-se coar e beber o chá.

Vale lembrar que suplementos de ervas em geral não são recomendados para mulheres grávidas.

3. Óleo de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta pode reduzir a enxaqueca causada pela tensão muscular. De acordo com um artigo publicado em 2010 na revista International Journal of Clinical Practice, quando aplicado na testa e nas têmporas, o mentol presente no óleo pode diminuir a dor, a náusea e a sensibilidade à luz.

Mas não se esqueça de usar o óleo essencial corretamente e diluí-lo em um óleo vegetal antes de aplicar na pele.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Chá de gengibre

chá de gengibre

Segundo um estudo de 2014 publicado na revista Phytotherapy Research, o gengibre em pó é tão eficaz quanto o sumatriptano, um remédio usado no tratamento da enxaqueca.

De fato, o efeito anti-inflamatório do gengibre ajuda a aliviar a dor de cabeça e também as náuseas que podem surgir.

É possível preparar um chá de gengibre através de uma infusão usando 1 colher de chá de gengibre em pó para cada xícara de água quente.

5. Magnésio

Às vezes, a falta de magnésio pode causar uma crise de enxaqueca. De acordo com um estudo publicado pela revista Headache em 2017, suplementar o organismo com magnésio pode diminuir a frequência das enxaquecas e aliviar os sintomas da condição.

No entanto, só é recomendado usar suplementos de magnésio se realmente houver uma deficiência desse mineral.

  Continua Depois da Publicidade  

Por meio da alimentação, é possível aumentar a ingestão de magnésio com o consumo de amêndoas, sementes, castanhas, aveia, leite, ovos e pasta de amendoim.

6. Compressa de gelo

Aplicar uma compressa de gelo na testa, no couro cabeludo ou no pescoço pode aliviar a dor associada à enxaqueca. De fato, o gelo age como um anti-inflamatório e anestésico local, pois ao resfriar a área, o fluxo sanguíneo para a região diminui, reduzindo assim a dor.

7. Vitamina B

As vitaminas do complexo B são importantes para a regulação de vários neurotransmissores no cérebro, alguns deles relacionados ao estresse. Por isso, essa vitamina pode reduzir a frequência e também a gravidade das crises de enxaqueca desencadeadas pelas preocupações do dia a dia.

Além de suplementos vitamínicos, a vitamina B pode ser encontrada em alimentos como peixes, abacate, frutos do mar, castanhas e vegetais verdes folhosos como o espinafre e a couve.

Outros remédios naturais e dicas

mulher com enxaqueca

A resposta do organismo de cada pessoa é único, por isso existem outros remédios caseiros que podem funcionar em algumas pessoas, como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Chá de camomila, valeriana ou erva cidreira que acalmam e previnem crises;
  • Cúrcuma, que tem poder anti-inflamatório e antioxidante;
  • Pimenta, que contém capsaicina, uma substância com ação anti-inflamatória.

Fazer algumas mudanças na dieta também pode ajudar, já que certos alimentos são gatilhos para a enxaqueca e devem ser evitados. Dessa forma, diminuir o consumo de chocolate, bebidas com cafeína, bebidas alcoólicas, alimentos processados e vinho tinto pode contribuir para a prevenção da condição.

A desidratação também é um gatilho para a dor. Por isso, beber bastante água para manter a hidratação do corpo é fundamental para evitar vários tipos de dor de cabeça, inclusive a enxaqueca. 

Além disso, dormir bem é fundamental para repor as energias e diminuir o estresse, prevenindo assim as crises de enxaqueca.

Por último, terapias alternativas como a acupuntura, a acupressão, a massagem terapêutica e a meditação podem ajudar a aliviar a enxaqueca. A massagem, por exemplo, pode contribuir com o relaxamento dos músculos da região do pescoço e dos ombros, diminuindo a enxaqueca causada pela tensão muscular. Mas não há comprovação científica da eficácia dessas técnicas até o presente momento.

Em resumo, toda atividade saudável que puder contribuir para o gerenciamento do estresse e o seu bem estar é benéfica para lidar com a dor.

Fontes e referências adicionais

O que você costuma fazer para aliviar a enxaqueca? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário