O Diane 35 é um medicamento hormonal que, assim como outros anticoncepcionais, traz uma série de dúvidas, como: Ele engorda? Emagrece? Causa efeitos colaterais?
Essas dúvidas se devem aos vários mitos que envolvem os hormônios, e as respostas nem sempre são exatas e diretas.
Então, a seguir vamos conhecer melhor o Diane 35 e seus possíveis efeitos no organismo, além de descobrir se ele engorda ou não.
Veja também: Emendar cartela de anticoncepcional faz mal?
Diane 35 é um medicamento hormonal, fabricado pelo laboratório Schering, composto por uma combinação de dois hormônios diferentes:
O Diane 35 é indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos em mulheres, como:
Além disso, mesmo tendo um efeito contraceptivo, o Diane 35 não é indicado para uso exclusivo como anticoncepcional.
De acordo com a bula do medicamento, o Diane 35 pode causar o ganho de peso, seja pelo acúmulo de gordura ou pela retenção de líquidos.
Mas, é importante lembrar que isso não ocorre com toda mulher que toma Diane 35, e que na maioria das vezes a pílula não afeta o peso. E ainda existe a possibilidade de o medicamento ajudar na redução de peso, uma vez que ele atua nos desequilíbrios hormonais.
Por isso, caso você apresente algum ganho significativo de peso, o ideal é conversar com seu médico, que irá avaliar o caso e entender qual a causa do problema.
Uma das usuárias que já toma o anticoncepcional por 22 anos conta que seu peso se mantém estável, sem casos de ganho ou perda de peso.
Já uma outra usuária relata que desde que começou a usar o anticoncepcional emagreceu 5 kg e que pretende mudar para outra marca, pois tem o objetivo de engordar.
Entretanto, uma outra usuária afirma que o anticoncepcional Diane 35 engorda, relatando que ganhou 10 kg de peso na balança após começar a usá-lo.
Por isso, como mencionamos anteriormente, os efeitos do Diane 35 no peso podem variar bastante, dependendo da mulher, de acordo com sua genética ou metabolismo.
Devido ao risco que o Diane 35 pode trazer para a saúde, alguns grupos de mulheres não podem utilizar o medicamento, como:
Apesar de ser considerado um medicamento bastante seguro, alguns efeitos colaterais podem ocorrer em algumas mulheres, como:
Por isso, caso sinta algum dos efeitos citados, ou algum outro, fale com seu médico para saber se a causa é o medicamento ou não.
A embalagem de Diane 35 contém 21 comprimidos, que devem ser usados diariamente, sempre no mesmo horário, com um pouco de água.
E, quando chegar ao final da cartela, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, e no oitavo iniciar uma segunda cartela. Nesse período sem o medicamento ocorrerá o sangramento por privação hormonal, muito semelhante à menstruação.
Mas, assim como outros medicamentos com ação contraceptiva, existem algumas recomendações para iniciar o seu uso:
O uso da pílula pode causar, em alguns casos, o ganho de peso. Por isso, é importante seguir uma dieta balanceada e realizar atividades físicas com frequência, para evitar ou ao menos minimizar este efeito.
Além disso, o ganho de peso pode estar relacionado a outros fatores, como alimentação e uso de outros medicamentos.
Por fim, caso queira começar a tomar anticoncepcional é necessário se consultar com um médico, que irá te avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Veja Todos Comentários
Tenho ovário policístico e tomo Diane a quase um ano.. No começo do tratamento emagreci, mas após uns 4 meses de uso voltei ao meu peso normal e hj sinto uma leve sensação de inchaço.. e percebi tbm que aumentou a celulite das minhas pernas. Tenho 23 anos e meu peso atual é 55 kilos. Tenho MUITA acne no rosto e após o início do tratamento com Diane meu rosto melhorou uns 50℅, mas ainda sofro com as espinhas.
Andréia qual o outro anticoncecional q vc tamova q não engordava??
Diane 35 aumentou drasticamente aparência de celulite nas minhas pernas :(
Malho 5, 6x na semana e sinto que me atrapalha muito para construir massa magra... e mesmo malhando assim a aparência da celulite não diminui. Tenho uma dieta super saudável e equilibrada. Comecei a tomar para controlar os sintomas da SOP.
Olá....tomo o Diane ha mais de 10 anos e agora vou mudar para o Level...também tenho esse problema com a celulite, não ha nada que faça diminuir mesmo com alimentação saudável e academia, muito inchaço nas pernas e enxaqueca. Espero que melhore com o novo anticoncepcional.
Eu comecei a tomar ontem, e estou com medo pelos comentários, mais vamos ver oque vai dar, não sei oque pensar ainda. Eu fiz ultrassom e deu micropolissistos no meu útero, e então a doutora me resseitou Diane 35.
Pode tomar ele em jejum?
Olá está funcionando ? Descobrir a pouco tempo o micropolicisto no útero,mas na verdade estou com medo de ganhar pesso..
Tomo ainda na terceira cartela.
Emagreci 7 kg
Eu estou usando Diane a uma semana, Pq a medica passou disse q diminui o cisto Sera q diminui mesmo ???
Para os cistos é muito bom... estou tomando ha 3 meses e os meus sumiram! porém sinto alguns efeitos colaterais... dores de cabeça frequente, sensação de abdome inchado e senti que aumentei na região do quadril e pernas e aumento na celulite.
Eu uso o Diane a 4 meses, tenho ovários policísticos e estou emagrecendo me sinto outra pessoa. O único q se adaptou ao meu corpo.
Tenho ovário policístico, acne, e dores terriveis de cabeça. posso tomar Diane 35???
Os meus ovários estão micropolicisticos, a ginecologista receitou Diane 35, porém estou com medo de engordar
Vale a pena consultar um ginecologista.
O Diane 35 causa sim aumento de peso, pois na sua composição contém sacarose e o propio acucar e está escrito sim na bula do remédio que causa aumento de peso, precisa se informar mais.
Tomei ele por 7 anos nunca ganhei um kg, ao contrário comecei a ganhar quando parei de tomar ele
minha irmã toma a 4 anos o Diane e nunca ganhou 1kg se quer pelo contrario tem vezes parece q ela ta eh perdendo peso
como ja dito
depende do organismo de cada mulher
eu tomei o diane 35 por 2 anos, nesse período não senti nenhuma cólica, não apareceu mais nenhuma espinha no meu rosto, porém ganhei 9 kilos e passei a ter crises fortíssimas de dores de cabeça.
Quem tem síndrome dos ovários policísticos por favor não tome Diane. Ele não trata os cistos, apenas a acne. Se ao tomar diane vc está engordando, é pq vc tem hiperinsulemia, excesso de insulina no sangue, que faz o corpo liberar ainda mais insulina sem que ela entre nas células, isso causa o aumento do peso e o risco de desenvolver diabetes. Falem com seu médico sobre o tratamento com Metformina para SOP, vale a pena!
eu tenho ovarios policisticos e o meu medico me indicou esse,eu ja usei ele e pra mim ajudou bastante.
Estou com medo, a ginecologista indicou o Diane 35 para minha filha para acne, tenho medo dos efeitos colaterais, a ginecologista me explicou que todos os anticoncecionais tem os mesmos efeitos colaterais, mas que para acne e seborréia o Diane 35 é mais eficaz, antes quero explicar que minha filha tem acne severa e sofre muito por isso.
eu tomei esse remdio e ele é otimo e eu emagreci com ele tbm ( mas claro, tudo depende da reação do corpo) e ele me deu forma feminina e como tomava direto, meu libido meio q sumiu, se bem q na epoca eu tomei por causa de problemas homonais e tomei ele pra ajudar a regular e as espinhas sumiram junto com ele
Eu tinha muita acne e depois que comecei a tomar o Diane fiquei livre delas,mas engordei muito,mas não sei se foi por causa dele