Aos 80 anos, Irene Ravache dispensa qualquer procedimento estético. A atriz, aliás, diz ter medo das intervenções e garante se dar muito vem com o envelhecimento.
A artista comentou sobre o impacto do avançar da idade em sua vida: “Não tem peso para mim, essa coisa de velha. Não sei se é porque eu tenho referências de coisas velhas que são muito boas, a começar pelas minhas avós”, contou em uma participação no programa “É de Casa”, da TV Globo.
A veterana reforça que todo o conhecimento que adquiriu durante essas oito décadas de vida é muito mais importante – e ainda há muito o que se aprender, segundo a atriz. “Eu não sei nada, tem tanta coisa que eu vejo e falo ‘que pena, vou morrer e não vou aprender isso! Não vai dar tempo'”, refletiu.
Um espectador quis saber se Irene Ravache faria algum procedimento estético, ao que a atriz respondeu de forma categórica: “Vontade, sempre! Você acha que eu não queria tirar essas coisas? Eu tenho o rosto muito irregular, uma sobrancelha meio pra cá e outra pra lá”.
“Eu pensei: ‘Se eu mexer e der errado…’ (Vou ficar que nem um) quadro do Picasso”, brincou ao explicar o motivo de não ter feito nenhuma alteração na aparência.
Irene Ravache já falou sobre o assunto em outras ocasiões. Em uma entrevista recente ao jornal O Globo, por exemplo, a artista assegurou que completar mais um aniversário era um mero detalhe. “Oitenta anos é só um número, mas um número que tem uma marca. Seja como for, eu não mexi no meu rosto. Fui envelhecendo com ele. Tomei essa decisão porque posso me ver com essa idade. Eu aguento. E isso é transgressor”, declarou.
A atriz já fez procedimentos no corpo
Mesmo que não tenha feito nenhuma alteração no rosto, Irene Ravache já passou por algumas intervenções no corpo. “Fiz três plásticas na vida. Levantei os seios, tirei a papada do pescoço e corrigi as orelhas, porque, se desse uma ventania, eu saía voando (risos). No rosto, nunca fiz nada e hoje tenho receio de me submeter a uma cirurgia. Se fizesse um lifting, sei que ficaria ótima, mas meu medo é maior do que minha vaidade”, explicou ao jornal Extra.
A veterana toma certos cuidados simples com a pele: “De um modo geral, esses cremes todos que passei a vida inteira não fazem os milagres que prometem. Acredito mesmo em limpar muito bem o rosto e em protegê-lo contra os efeitos do sol”.
No bate-papo, Irene Ravache também comentou sobre o envelhecimento: “A outra opção é pior. O mais chato no envelhecimento é conviver com dores na coluna. Faço fisioterapia e RPG para aliviar. No mais, está tudo certo. Fui nova, fiquei velha. A palavra velha não me ofende. Adoro usar as regalias a que tenho direito por ser idosa. Estaciono o carro em vaga de idoso e entro na fila de prioridades”, pontuou.