O tamanho da barriga, especialmente quando ela está um tanto quanto avantajada, pode levantar preocupações quanto à saúde.
Parece que esse receio não é necessariamente um exagero: um novo estudo apontou que pode haver uma ligação entre a circunferência abdominal alta e o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
As informações foram publicadas na revista científica Journal of the American Heart Association (Jaha) e identificadas por pesquisadores da Nanjing Medical University, da China.
No estudo, foram medidas as circunferências abdominais de 9.935 pessoas sem doenças no coração entre 2011 e 2016, e um acompanhamento foi feito nos anos seguintes. Entre 2017 e 2020, 3.052 eventos cardiovasculares, incluindo 894 mortes, foram registrados.
Os autores da pesquisa notaram que os indivíduos com mais de 45 anos e que já estavam com a circunferência abdominal acima do indicado há seis anos apresentaram uma chance de 61% a 163% maior de ter um AVC ou infarto.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a medida ideal para a circunferência abdominal é de 88 cm para mulheres e 102 cm para os homens.