Barriga grande pode aumentar risco de infarto e AVC, alerta pesquisa

publicado em

O tamanho da barriga, especialmente quando ela está um tanto quanto avantajada, pode levantar preocupações quanto à saúde.

Parece que esse receio não é necessariamente um exagero: um novo estudo apontou que pode haver uma ligação entre a circunferência abdominal alta e o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Barriga grande pode aumentar risco de infarto e AVC, alerta pesquisa
Mais que uma questão estética, o aumento expressivo do tamanho da barriga levanta preocupações quanto à saúde

As informações foram publicadas na revista científica Journal of the American Heart Association (Jaha) e identificadas por pesquisadores da Nanjing Medical University, da China.

No estudo, foram medidas as circunferências abdominais de 9.935 pessoas sem doenças no coração entre 2011 e 2016, e um acompanhamento foi feito nos anos seguintes. Entre 2017 e 2020, 3.052 eventos cardiovasculares, incluindo 894 mortes, foram registrados.

Os autores da pesquisa notaram que os indivíduos com mais de 45 anos e que já estavam com a circunferência abdominal acima do indicado há seis anos apresentaram uma chance de 61% a 163% maior de ter um AVC ou infarto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a medida ideal para a circunferência abdominal é de 88 cm para mulheres e 102 cm para os homens.

O tamanho da sua barriga é uma preocupação para você? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário