Só quem já sentiu uma espinha de peixe presa na garganta, sabe a agonia, desconforto e até o pavor que isso pode causar. Mas, afinal, o que fazer nessa hora?
Tossir, comer pão, tomar uma bebida mais viscosa, ficar de cabeça para baixo: esses são só alguns recursos utilizados quando se percebe que tem uma espinha de peixe presa na garganta.
Felizmente, não é sempre que acontece, mas quando acontece, além de dar muita agonia, pode causar dor e irritação. Por isso, resolvemos mostrar aqui algumas formas de se livrar de uma espinha de peixe teimosa, que não quer largar sua garganta.
Dos mesmos produtores de “rapadura é doce mas não é mole”, vem aí: “peixe é gostoso, mas tem espinha”. Brincadeiras à parte, o peixe é um alimento gostoso e muito saudável, mas requer uma certa atenção tanto na escolha do tipo, como no lugar onde vai consumi-lo.
Inclusive, há uma famosa frase uruguaia que diz: “mentir y comer pescado requieren mucho cuidado” (mentir e comer peixe requerem muito cuidado), e isso vale tanto pelo estado de conservação do peixe, principalmente, no calor, quanto pelas espinhas.
Nos casos em que uma espinha de peixe ficar presa na garganta, é preciso manter a calma, pois ao tentar tirar um pequeno espinho, independentemente de seu tamanho, pode haver irritação, dor e incômodos.
A principal dica, ao perceber que uma espinha se alojou na sua garganta, é procurar tossir, e nunca empurrar com o dedo, pois isso pode aprofundá-lo ainda mais, dificultando sua remoção.
Além disso, você também não deve usar qualquer objeto para tentar tirar uma espinha de peixe da garganta. Saiba mais sobre o que fazer e o que não fazer quando precisar remover uma espinha de peixe.
Outras dicas
Outra opção, caso acredite que se trata de uma espinha pequena, é tentar engolir um pedaço de miolo de pão. Vale também enxaguar a boca, para lubrificar a garganta, pois isso pode ajudar o corpo estranho a se mover e ser liberado.
As dicas não param por aí: para eliminar a espinha, você pode comer uma banana, que, graças à sua consistência densa e viscosa, pode facilmente empurrar o espinho para o estômago.
Outra opção é recorrer ao pão ralado umedecido em leite ou água, pois a sua massa pode arrastar consigo o corpo estranho.
Caso não consiga resolver o problema ou se a dor localizada persistir, o indicado é procurar imediatamente um médico especialista para fazer a retirada da espinha de maneira segura.