Propriedades dos Alimentos

Benefícios do Urucum – Para que serve e como usar

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Combate o envelhecimento, melhora da digestão e efeito anti-inflamatório: conheça todos os benefícios do urucum e saiba como usar!

O urucum pode ser encontrado principalmente na América do Sul, Caribe e outras áreas de clima tropical e suas aplicações vão desde a gastronomia até a produção de cosméticos.

Trata-se de um fruto cujas propriedades são capazes de promover diversos benefícios à saúde e boa forma, que vamos explicar a seguir.

Propriedades e benefícios do urucum

Veremos agora para que serve o urucum, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

1. Contribui para uma visão saudável

O urucum tem alto índice de carotenoides que contribuem para a saúde da visão de diversas formas, como por exemplo protegendo os olhos contra raios UV.

Além disso, ele funciona como um antioxidante para o sistema ocular, auxiliando na prevenção de catarata e protegendo contra a degeneração macular. Além disso ajuda a manter a visão forte e também a prevenir doenças oculares mais graves.

2. Combate o envelhecimento

Os carotenoides presentes no urucum também são ótimos antioxidantes. Outros compostos orgânicos como tocotrienois também têm a função antioxidante e previnem os sinais de envelhecimento combatendo os radicais livres que destroem as células. E é justamente por conta disso, que o urucum é muito usado para o tratamento da pele.

3. Ajuda a manter os ossos fortes

O urucum tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio. Por isso, ele se torna importante para quem quer complementar a quantidade de cálcio diária recomendada. Vale lembrar que a osteoporose pode afetar qualquer pessoa, fazendo com que o mineral seja fundamental na alimentação diária.

4. Importante para a boa formação do feto

A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde, dentre eles a prevenção de defeitos congênitos no feto. Por conta disso, mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico para ajudar na prevenção dessa condição.

5. Efeito cicatrizante

Em casos de queimaduras, feridas ou irritação na pele, a pasta de semente do urucum pode ser aplicada para acelerar a cicatrização e reduzir a aparência da cicatriz.

6. Ação anti-inflamatória

As folhas do urucum possuem propriedades anti-inflamatórias. Uma dica é fazer uma mistura de folhas de urucum e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele para minimizar os sintomas. Também é possível utilizá-la para ajudar na cura de infecções vaginais.

7. Pode ajudar na saúde do coração

As folhas podem trazer uma série de benefícios do urucum para saúde. Elas são uma das fontes mais ricas em tocotrienois, que limitam a capacidade do fígado de produzir o colesterol LDL, o mau colesterol, o tipo que pode entupir as artérias e causar ataques cardíacos.

8. Pode ajudar na digestão

Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, o urucum contribui para uma boa digestão e uma melhor absorção de nutrientes no organismo.

As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.

9. Pode ajudar na perda de peso

Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom aliado na perda de peso. Outro fator que contribui para a perda de peso é o fato de ele equilibrar a insulina no sangue, e consequentemente baixar a glicose sanguínea, reduzindo assim a tendência do organismo de estocar gordura.

10. Ajuda a aliviar dores no estômago

O urucum é frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados por comidas mais apimentadas.

Como usar: aproveite os benefícios!

Muitos estudos ainda estão sendo realizados com a erva. A cada dia são descobertos novos benefícios do urucum.

Infusão de urucum:

Como vimos anteriormente, não é apenas a semente que oferece os benefícios do urucum, suas folhas também. A infusão da folha de urucum pode ser um ótimo anti-inflamatório, tratar feridas, infecções, reduzir o colesterol, diminuir pressão arterial e outros problemas.

Chá de urucum:

A melhor forma de consumo é em forma de chá de urucum. Para fazê-lo, basta adicionar de 8 a 12 folhas de urucum em um litro de água fervente por 12 minutos, em seguida, deixe esfriar e beba 3 copos uma vez ao dia.

Urucum em cápsulas e sementes integrais:

Outra forma de aproveitar os benefícios do urucum é consumindo o urucum em cápsula, ou as sementes integrais, que você pode encontrar em feiras locais, lojas de produtos naturais ou lojas de especiarias em geral.

Óleo de urucum:

Uma outra forma possível de consumir os benefícios disponíveis nas sementes, é por meio do óleo de urucum. Saiba aqui como fazer óleo de urucum.

Entretanto, mesmo com diversos benefícios, há alguns casos de pessoas que apresentaram reações alérgicas ao urucum.

Vale lembrar ainda que caso você vá passar por uma cirurgia futuramente, evite o urucum, pois ele pode afetar os níveis de açúcar no sangue.

E por fim, mesmo com benefícios para mulheres grávidas, o ideal é que seu consumo seja prescrito pelo médico, para definir a quantidade apropriada.

O que você achou dos benefícios do urucum? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá procurar consumi-lo mais? Comente abaixo!

4.2 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Ja fazo o uso da semente do urucu pois tive um avc e me informaram que seria bom para limpar obstreção das veias gostaria de mais informação a respeito

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Boa tarde, como você consome as sementes? Não encontrei nenhuma indicação da forma de consumo.
      Uma pessoa me disse que toma 3 sementinhas com agua todos os dias. Outras dizem que usam 18 sementes para um litro de agua, enfim, eu gostaria de saber como a maioria utiliza a semente.
      Maria Cristina

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • Coloque algumas sementes (5 a10)na palma da mão e tome com água, como se fossem comprimidos. Sementes poderosas, anti cancerígenas, rica em nutrientes e minerais ❤️

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Eu tomo 07 sementes por dia com um copo de água e tem me feito muito bem !

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • Foi bom para que?

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
      • Cara colega .
        Muitas maneiras de usar o urucum, e uma das mais comuns ( antigamente ) era colocar as sementes piladas ou moídas no Oleo usado para fazer o arroz etc .
        Eu Particularmente uso no meu MIX de Frutas( com agua ) sem leite uma colher de café
        pois não me ligo no Paladar, e sim nos benefícios s do meu alimento .
        Acredito que no google voçe encontre sugestões e forma de dministrar
        Eu uso em quase tudo no Molho de macarrão no sanduíche etc . ok ?
        Bom Proveito
        Mestry Badahra

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Eu faço o consumo com leite quente, coloque de 15 a 20 semente de urucum para ferver em 200 ml de leite, coloque uma pitada de sal, coe numa peneira e beba.
        Ótimo para tosse com catarro, no dia seguinte vc começa a colocar todo o catarro para fora.
        Obs: beber quando for dormir, não saia no sereno após beber o leite com urucum.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • ki nojo

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
      • Eu queria saber se e bom para acido do úrico tenho colesterol também trigliceres quantas sementes devo consumir por dia?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
        • Muito bom saber ,vou usar a partir de hoje

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
        • Há meses que eu tomo 3 a 5 sementes por dia. Também tenho amigos que colocam de 10 a 15 sementes numa garrafa pet de 2 litros e passam o dia consumindo.

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Publicidade
  • FOI PESQUISAR O ORUCUM.UM NATURALISTA ME ENDICOU PARA MIM CONSUMIR A SEMENTE.....E UMA MARAVILHA.....

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Boa tarde, como você consome a semente? Eu só encontro dias de como fazer chá com as folhas mas não encontrei nada de como consumir as sementes?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
      • EU COMECEI RECENTE USANDO A RECEITA DE COLOCAR UMA VAGEM ( SEMENTES ) EM UMA XÍCARA COM ÁGUA, FERVER E TOMAR 3 X NA SEMANA.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
      • Coloque algumas sementes no copo americano coloque agua quente deixe uns 10 minutos e esfrie ele e tome com a semente e tudo todos os dias em jejum.
        Eu faço isso e me sinto bem.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Publicidade
  • Produto muito bom

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostei muito os esclarecimentos não deixa dúvidas faz tempo que busco algo,assim

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Muito grata pelo artigo. Foi muito útil.... Parabéns!!!!!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Parabéns pelo artigo. Tudo que realmente acrescenta saúde aos nossos semelhantes é digno de muitos elogios e aplausos. Sucesso!!

    ass. dalet

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
1 5 6 7
Publicado por
Dra. Patricia Leite