Diferenças entre o colesterol LDL e HDL

Especialista da área:
atualizado em 15/06/2021

Quando mencionamos a palavra colesterol, normalmente nos vem à cabeça uma pessoa que se alimenta mal e que consome gorduras em excesso, fazendo com que essa substância fique acumulada em seu sistema circulatório. Pelo visto, essa palavra não nos remete nada de positivo, muito pelo contrário.

  Continua Depois da Publicidade  

O que poucas pessoas sabem é que existem dois tipos de colesterol: o “bom”, conhecido como HDL, e o “ruim”, que é o mais popular e conhecido como LDL. As diferenças entre o colesterol LDL e HDL são muito grandes, já que estão em lados opostos: um tipo é desejável, o outro temido.

A seguir, iremos entender melhor sobre o que é colesterol, para depois apontarmos as diferenças entre o “bom” e o “ruim”, além de medidas para elevar um e abaixar o outro.

O que é colesterol?

colesterol hdl e ldl

Colesterol é uma substância cerosa e semelhante à gordura, que está presente em todas as células do corpo. Por ser à base de óleo, ele não se mistura com o sangue, que é à base de água.

Essa substância é extremamente importante para que o corpo produza hormônios, vitamina D e outros compostos que ajudam na digestão dos alimentos, além de auxiliar na construção das estruturas da parede celular. O corpo é capaz de produzir todo o colesterol necessário para suprir as funções vitais do organismo, no entanto, essa substância também é encontrada em uma série de alimentos.

O colesterol é transportado pelo sistema circulatório em pequenos “pacotes” chamados de lipoproteínas, sendo estas feitas de gordura (colesterol) em sua parte interna e de proteínas na parte externa.

Dois tipos de lipoproteínas carregam o colesterol através de todo o organismo: as de baixa densidade, chamadas de LDL (do inglês low-density lipoproteins) e as de alta densidade, chamadas de HDL (high-density lipoproteins).

Dessa forma, é importante ter níveis saudáveis de colesterol LDL e HDL.

Colesterol LDL

diagrama colesterol bloqueando artérias

Mesmo sendo ambos os tipos importantes para a saúde do organismo, as diferenças entre o colesterol LDL e HDL são inúmeras. O LDL, considerado o colesterol “ruim”, surge quando a lipoproteína contém mais colesterol do que proteína.

As células do organismo possuem receptores especiais que se ligam fortemente a estas lipoproteínas de baixa densidade à medida que circulam pelo corpo. Esse colesterol LDL contribui para a formação de placas nas artérias (aterosclerose).

  Continua Depois da Publicidade  

Essas placas que ficam alojadas nas paredes das artérias são feita de colesterol, gordura e cálcio, formando um composto espesso e duro, e que pode entupir as artérias e torná-las menos flexíveis, podendo levar a má condução de oxigênio e aos ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Quando há muito colesterol ruim no sangue (LDL), podem ocorrer inúmeras complicações com o passar do tempo, sendo que muitas delas não apresentam sintomas. Ou seja, quanto mais colesterol LDL no sangue, maiores as chances de ocorrer doenças cardiovasculares.

Colesterol HDL

O high-density lipoproteins, ao contrário do LDL, é conhecido por ser “bom” para o corpo, pois funciona como uma espécie de “limpador”, removendo o colesterol que é prejudicial à saúde. Nessa lógica, chega-se à conclusão que ter uma quantidade elevada dessa substância no organismo reduz as chances de se ter uma doença do coração – assim sendo, quando seu nível está baixo, os riscos aumentam.

O colesterol HDL é uma substância microscópica que consiste em um aro de lipoproteína que envolve o centro do colesterol. Esse tipo é mais denso comparado ao outro, e é responsável por reduzir, reutilizar e reciclar o colesterol “ruim”, transportando-o para o fígado, sendo lá reprocessado e, também, atuando na manutenção das paredes internas (endotélio) das artérias.

O dano às paredes internas é o primeiro passo de um processo denominado aterosclerose, responsável por causar ataques cardíacos e derrames. O HDL, então, mantém as paredes das artérias limpas e saudáveis.

Valores em mg/dlColesterol totalLDL (colesterol ruim)HDL (colesterol bom)
 Ideal Menor que 200 Menor que 100 Maior que 50
 SuperiorEntre 200 e 240 Entre 100 e 160 Entre 35 e 49
 Indesejável Maior que 240 Maior que 160Menor que 35
Fonte: Laboratório Hermes Pardini

Deve-se manter os níveis de HDL em torno de 50 miligramas por decilitro (mg/dL). Os níveis abaixo de 35 mg/dl já são considerados prejudiciais e de risco ao organismo.

Como aumentar o colesterol HDL naturalmente

Para manter os níveis desse tipo de colesterol sempre na média do saudável, pode-se seguir as seguintes dicas:

  • Pratique exercícios aeróbicos de 30 a 60 minutos todos os dias, se possível;
  • Não fume, já que o tabaco faz com que os níveis do colesterol HDL entrem em declínio;
  • Mantenha um peso saudável, pois evitar a obesidade reduz as chances do aparecimento de doenças do coração e outras complicações de saúde.

Alguns médicos podem recomendar medicações que ajudem a elevar o colesterol “bom”, porém, como já mencionado, existem medidas mais saudáveis e que também geram esse aumento. É importante deixar claro que outros fatores também podem contribuir para o surgimento de doenças do coração, como a própria genética. Por isso, recomenda-se fazer exames de colesterol a cada cinco anos, ou até com mais frequência, isso vai depender das condições de saúde de cada pessoa.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns alimentos são de ajuda extra para elevar os níveis do colesterol bom. As nozes, amêndoas, amendoins e avelãs, por exemplo, são fontes de gorduras saudáveis para o coração. Adicioná-las a saladas, iogurtes e diversos outros pratos é uma maneira de ingeri-las ao longo do dia.

Alguns peixes, como o salmão, cavala, atum e sardinha são ricos em ômega 3 e ácidos graxos, um tipo de gordura insaturada que é benéfica para a saúde do coração. Deve-se comer ao menos duas porções desses peixes por semana.

O azeite de oliva, abacate e a aveia também são extremamente benéficos, elevando os níveis do colesterol HDL e colaborando com a prevenção de doenças do coração.

Fontes e referências adicionais

Você acompanha os seus níveis de colesterol LDL e HDL? Você precisa melhorar algum? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Diferenças entre o colesterol LDL e HDL”

  1. Fiz um exame de colesterol e o q está m preocupando é q meu HDL está em 30 mg/ld e o LHL, 69 mg/ld.

    Obrigada, Sandra.

    Responder