Como Fazer Chá de Urucum – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O urucum é uma árvore nativa da América Central e América do Sul e também encontrada no Caribe. Tribos indígenas utilizam as sementes de urucum e suas folhas há muito tempo para propriedades medicinais como tratamento de diversas condições.

No Brasil, o urucum é encontrado em pó como corante para dar vida aos alimentos, chamado geralmente de colorau. Suas folhas e sementes são ricas em propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. Sabe-se que o urucum contém boas quantidades de cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos, vitaminas B2, vitamina B3, vitamina A, vitamina C, cianidina, ácido elágico, saponinas, taninos e salicílico.

Se você quer preparar esse chá em casa, acompanhe os benefícios listados abaixo, bem como a receita de como fazer chá de urucum para aproveitar ao máximo suas propriedades, não deixando de conhecer suas contraindicações e mais outras dicas.

Benefícios do chá de urucum: Para que serve?

O urucum ajuda a aumentar a energia, revigorando o corpo, fortalecendo o fígado e diminuindo a inflamação. A semente da planta também ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, reduzir pressão arterial e ajudar no tratamento de edemas. Ajuda ainda a fortalecer os rins e auxilia no processo digestivo, sendo utilizada para aliviar problemas de indigestão e também constipação, bem como azia e desconforto estomacal. O chá de urucum ainda pode ser usado como afrodisíaco e também para a perda de peso.

Algumas civilizações acreditam também que ele pode curar hepatite e malária, mas não existem evidências comprovadas sobre isso até então.

As sementes de urucum são ricas em carotenoide, um antioxidante capaz de acelerar o metabolismo das gorduras e reduzir o colesterol ruim. Elas contêm propriedades expectorantes, auxiliando na limpeza dos mucos dos pulmões, por isso, o urucum é também bastante recomendado em casos de palpitação no coração e crises de asma, bronquite e tosse.

Para crianças, o chá das sementes de urucum é utilizado para matar vermes. No uso externo, o chá de urucum pode ser utilizado nos casos de queimaduras, evitando a formação de bolhas.

Como fazer o chá de urucum – Receita e como preparar

Interessado em preparar o chá de folhas de urucum e se beneficiar de suas propriedades para a saúde e boa forma? Confira a receita abaixo e aprenda como fazer chá de urucum em casa!

1. Receita de chá de urucum

Ingredientes:

  • 10 folhas de urucum
  • 1 litro de água. 

Modo de preparo:

Leve a água para ferver em uma panela e adicione as folhas de urucum. Deixe por 10 minutos, desligue e deixe descansar. Coe e beba três vezes ao dia.

Dicas

Acredita-se que o consumo de urucum pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue, sendo contraindicado para quem tem diabetes. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais na forma de folhas ou sementes. A versão em pó é encontrada em supermercados. O chá também pode ser aplicado topicamente para promover a cicatrização de feridas, infecções da pele e tratar queimaduras. Em caso de dúvidas sobre o consumo, é sempre importante consultar seu médico e nutricionista.

O que você achou dessa receita de como fazer chá de urucum em casa? Pretende aprender para aproveitar os benefícios da planta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

20 comentários em “Como Fazer Chá de Urucum – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Olá gostaria de saber como fazer o chá para lavar feridas de pé diabético e com as folhas ou a semente?

  2. Amei saber, vou procurar onde tem as folhas e vou fazer o chá pois estou desesperada, tem mais de 1 ano que estou ruim dos pulmões desde quando engravidei e meu bebê já está com 9 meses e cada dia estou pior. Hoje acordei ainda pior, parecia que eu ia morrer e sei que infelizmente muitos médicos não entendem e não sabem tratar do problema ainda mais do SUS
    Depois volto pra dizer se realmente foi eficaz pra mim
    Obrigada

    • Amei essa ideia relacionados as folhas da planta. Mas gostaria de saber como é feito o preparo com as semente.

  3. Eu tomei o chá do urucum no período de quinze dias na intenção de aumentar a minha testosterona , isso porque eu estava me sentindo muito abaixo e triste , depois do chá que tomei por quinze dias estou me sentindo muito bem pois estou com a auto estima boa ereção satisfatório todas as manhãs que antes eu não tinha.
    De o a dez eu daria dez para o urucum .

  4. tenho um pé em frente da minha casa comecei a tomar 2 xicaras por dia a 2meses sou diabetica não tive diferença em meu exame e emagreci 3k.sera que tenho que parar? comentei com minha médica ela não disse nada.

  5. Amei saber, tenho uma linda árvore e só doava as sementes pra bronzeadores das amigas e usar no arroz, agora saber que serve pro colesterol, foi ouro saber. Obrigada

  6. Oi bom dia Dra Patrícia eu sou diabético e está tudo alto o trigriceri está 700 mg eu posso tomar o chá do urucum ? O meu gmail e 9499249867d@gmail.com

    • A princípio, não há contraindicação para você, e ele pode até ajudar a reduzir os triglicerídeos. Mas antes de tomar, vale a pena consultar seu médico.

  7. Amei.,tenho a planta em casa ,agora que descobri da importância para minha saude vou cuidar dels.,muito obrgd,mundoboaforma.

  8. ola . tenho colesterol alto e sei que o chá das sementes de urucum faz bem, porem só tenho o colorau em pó, que é feito das sementes. Minha duvida se tem o mesmo efeito fazer o chá com o pó do colorau… e como fazer..obrigado