Benefícios do Urucum – para que serve, como usar e dicas!

Especialista:
atualizado em 31/08/2020

Combate o envelhecimento, melhora da digestão e efeito anti-inflamatório: conheça todos os benefícios do urucum e saiba como usar!

O urucum pode ser encontrado principalmente na América do Sul, Caribe e outras áreas de clima tropical e suas aplicações vão desde a gastronomia até a produção de cosméticos.

Trata-se de um fruto cujas propriedades são capazes de promover diversos benefícios à saúde e boa forma, que vamos explicar a seguir.

Propriedades e benefícios do urucum

Veremos agora para que serve o urucum, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

urucum

1. Contribui para uma visão saudável

O urucum tem alto índice de carotenoides que contribuem para a saúde da visão de diversas formas, como por exemplo protegendo os olhos contra raios UV.

Além disso, ele funciona como um antioxidante para o sistema ocular, auxiliando na prevenção de catarata e protegendo contra a degeneração macular. Além disso ajuda a manter a visão forte e também a prevenir doenças oculares mais graves.

2. Combate o envelhecimento

Os carotenoides presentes no urucum também são ótimos antioxidantes. Outros compostos orgânicos como tocotrienois também têm a função antioxidante e previnem os sinais de envelhecimento combatendo os radicais livres que destroem as células. E é justamente por conta disso, que o urucum é muito usado para o tratamento da pele.

3. Ajuda a manter os ossos fortes

O urucum tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio. Por isso, ele se torna importante para quem quer complementar a quantidade de cálcio diária recomendada. Vale lembrar que a osteoporose pode afetar qualquer pessoa, fazendo com que o mineral seja fundamental na alimentação diária.

4. Importante para a boa formação do feto

A alta quantidade de ácido fólico é responsável por diversos benefícios do urucum para a saúde, dentre eles a prevenção de defeitos congênitos no feto. Por conta disso, mulheres grávidas devem aumentar a ingestão de ácido fólico para ajudar na prevenção dessa condição.

5. Efeito cicatrizante

Em casos de queimaduras, feridas ou irritação na pele, a pasta de semente do urucum pode ser aplicada para acelerar a cicatrização e reduzir a aparência da cicatriz.

6. Ação anti-inflamatória

As folhas do urucum possuem propriedades anti-inflamatórias. Uma dica é fazer uma mistura de folhas de urucum e álcool e aplicar em queimaduras, cortes, e feridas da pele para minimizar os sintomas. Também é possível utilizá-la para ajudar na cura de infecções vaginais.

7. Pode ajudar na saúde do coração

As folhas podem trazer uma série de benefícios do urucum para saúde. Elas são uma das fontes mais ricas em tocotrienois, que limitam a capacidade do fígado de produzir o colesterol LDL, o mau colesterol, o tipo que pode entupir as artérias e causar ataques cardíacos.

8. Pode ajudar na digestão

Devido ao alto índice de fibras presentes na semente e nas suas folhas, o urucum contribui para uma boa digestão e uma melhor absorção de nutrientes no organismo.

As fibras também ajudam a diminuir o colesterol e controlar a diabetes, que pode ajudar também a equilibrar os níveis de insulina e glicose no sangue.

9. Pode ajudar na perda de peso

Por possuir substâncias diuréticas, o urucum pode ser considerado um bom aliado na perda de peso. Outro fator que contribui para a perda de peso é o fato de ele equilibrar a insulina no sangue, e consequentemente baixar a glicose sanguínea, reduzindo assim a tendência do organismo de estocar gordura.

10. Ajuda a aliviar dores no estômago

O urucum é frequentemente utilizado para o tratamento de azias e outros desconfortos causados por infecções virais ou ocasionados por comidas mais apimentadas.

Como usar: aproveite os benefícios!

Muitos estudos ainda estão sendo realizados com a erva. A cada dia são descobertos novos benefícios do urucum.

Infusão de urucum:

Como vimos anteriormente, não é apenas a semente que oferece os benefícios do urucum, suas folhas também. A infusão da folha de urucum pode ser um ótimo anti-inflamatório, tratar feridas, infecções, reduzir o colesterol, diminuir pressão arterial e outros problemas.

Chá de urucum:

A melhor forma de consumo é em forma de chá de urucum. Para fazê-lo, basta adicionar de 8 a 12 folhas de urucum em um litro de água fervente por 12 minutos, em seguida, deixe esfriar e beba 3 copos uma vez ao dia.

Urucum em cápsulas e sementes integrais:

Outra forma de aproveitar os benefícios do urucum é consumindo o urucum em cápsula, ou as sementes integrais, que você pode encontrar em feiras locais, lojas de produtos naturais ou lojas de especiarias em geral.

Óleo de urucum:

Uma outra forma possível de consumir os benefícios disponíveis nas sementes, é por meio do óleo de urucum. Saiba aqui como fazer óleo de urucum.

Entretanto, mesmo com diversos benefícios, há alguns casos de pessoas que apresentaram reações alérgicas ao urucum.

Vale lembrar ainda que caso você vá passar por uma cirurgia futuramente, evite o urucum, pois ele pode afetar os níveis de açúcar no sangue.

E por fim, mesmo com benefícios para mulheres grávidas, o ideal é que seu consumo seja prescrito pelo médico, para definir a quantidade apropriada.

O que você achou dos benefícios do urucum? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá procurar consumi-lo mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (257 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

97 comentários em “Benefícios do Urucum – para que serve, como usar e dicas!”

  1. Tenho vitiligo, me ensinaram fazer a tintura da semente do urucum. Coloquei as sementes no álcool de cereais e deixei em local escuro por mais ou menos 20 dias, e tomo umas 20 gotas 2 vezes por dia, foi muito bom.

  2. Gostaria que enviasse contato da Ana Maura a respeito dos produtos de beleza naturais conforme ela mencionou. Rosany Brandão,

  3. Boa noite Posso engolir em jejum o urucum para controlar o diabete se posso quando semente em jejum posso engolir faiz 2 meses que descobri que tenho diabete tou tomando remédio mais me faia mal obrigado

  4. Quero deixar meu depoimento, talvez ajudarà outras pessoas. Meu filho teve bronquiolite aos 45 dias de nascido por causa de fumaça, desde então eu vim tratando ele com prednisolona, celestamine, e outros. Porem as crises iam mas logo voltavam. Certo dia ouvi o fim de uma conversa sobre um xarope que prometia arrancar o catarro e até curar asma, aí eu perguntei, e me falaram fo urucum, logo corri atras e fiz o xarope meu filho já com 8 meses arrisquei. Uma semana depois eu nem percebi que o peito dele tava limpo usei apenas uma colher rasa de sobremesa uma vez ao dia e foi o suficiente, ele não teve mais crises de bronquiolite. Usei 2 dedos de sementes em um copo de vidro com um copo e meiode água +um copo de açúcar + uma raiz pequena de cúrcuma+ 3 folhas novas de manga + hortelã e poejo. ( acrescentar a hortelã e poejo no final, quando o xarope ja tiver pronto). Obs. Me ensinaram a fazer só do urucum.

  5. Gostaria de saber se o sumo da semente faz bem para ingerir com a comida?
    Tipo substituir o colorau na comida.

  6. Achei muito interessante a matéria e passarei a fazer uso do urucum. Gostaria de saber se é fácil de encontrar a planta, sementes e folhas.

  7. Gostaria de saber se posso ingerir e qtas sementes por dia ,e TB como fazer a pasta para uso na pele (rosto e etc )

    • Gostaria de saber quantas sementes posso ingerir para poder baixar a pressão e o colesterol ruim! Urgente!!

  8. Vi comentários sobre a pasta de urucum, porém não consegui encontrar receita da pasta, alguém tem a receita, ou sabe como encontro?

  9. Eu aprendi a comer urucum no pão, substituindo a margarina. Também esfrego nos olhos ao acordar pela manhã.

  10. Vou te dizer como consumir as sementes com melhor aproveitamento dos nutrientes: soca 40 sementes com 8 dentes de alho, coloqu banha de porco e deixe adorar, a seguir 1/2 cebola grande picada e 1/2 pimentão, sal a gosto cheiro Verde picado 3 tomates sem sementes, 200ml de água, deixe ferver e engrossar. Logo à seguir jogo o macarrão barilla n°2. Dê uma misturada acrescente queijo parmesão à gosto. E PRONTO!!! O resto vcs ja sabem

  11. Não sei se estou errado, mais ao ingerir o urucu
    Já líquido sentir uma grande melhora no problema da gastrite e voltei a fazer o tratamento pra buscar a cura definitiva. Assim espero.

  12. Ola, sou suspeito em comentar a respeito do urucum, hoje estou com 70 anos, com vitalidade de 30,
    pois bem, conviver com os índios na Amazônia foi uma faculdade natural, passei quatro anos na doutrina evangélica,
    e foi lá que fiz uso do urucum tanto ingerindo como protetor solar, bem como creme facial, podemos viver uma vida saudável
    sem a necessidade de produtos laboriais, tendo a natureza a nosso favor, parabéns pela matéria.