Propriedades dos Alimentos

Beterraba engorda ou emagrece? Faz bem para a saúde?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A beterraba é um alimento bastante versátil e é um ótimo aliado para a perda de peso. Essa verdura é uma excelente fonte de vitamina C e minerais essenciais, incluindo magnésio, potássio e ferro que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. 

Ela também ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo que pode estar associado ao aumento de peso. Além disso, é muito nutritiva e contém menos de 50 calorias por xícara e não possui colesterol, tem pouco sódio e praticamente nenhuma gordura, o que a torna uma escolha saudável para quem deseja emagrecer.

Não apenas isso, mas também a beterraba possui uma carga glicêmica muito baixa, sendo convertida lentamente em energia, evitando o excesso de açúcar na corrente sanguínea, e o acúmulo de gordura corporal.

Supressor natural de apetite

A beterraba também é rica em fibras insolúveis, e esta fibra não é digerida pelo nosso corpo, passando pelo trato gastrointestinal praticamente intacta.

As fibras insolúveis contribuem para o aumento do volume das fezes, bem como garantem uma boa atividade intestinal ao estimular os movimentos peristálticos, atuando como laxantes naturais. Isso ajuda a regular o trânsito intestinal, evitar a constipação, hemorroidas e outros problemas relacionados.

continua depois da publicidade

Além disso, ingerir fibras insolúveis contribui na melhoria do metabolismo e também auxilia na perda de peso, uma vez que o alimento promove a sensação de saciedade que ajuda a diminuir o consumo calórico das refeições.

Não só isso, mas também a ingestão regular de fibras pode contribuir para diminuição do risco de muitas doenças crônicas, incluindo as doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até mesmo o câncer colorretal. Além disso, as fibras presentes no suco de beterraba ajudam na absorção e na eliminação de parte das gorduras ingeridas no organismo.

Pouco calórica

A principal vantagem da beterraba para perda de peso é a pouca quantidade de calorias nesse vegetal. Uma porção de meia xícara (100 gramas) de beterraba oferece apenas 43 calorias e 0,17 gramas de gordura.

Efeitos desintoxicantes

A beterraba fresca contém fitonutrientes chamados de betalaínas e que incluem a betanina e a vulgaxantina.

continua depois da publicidade

As betalaínas são eficazes na redução de inflamações e no fornecimento de substâncias antioxidantes para o corpo. A propriedade mais importante da betalaína é o seu efeito desintoxicante, que contribui para a perda de peso devido à redução de toxinas no corpo.

Resistência à insulina

Um dos motivos pelo qual a beterraba ajuda a emagrecer é que ela contém quase 40 por cento da quantidade diária necessária de ácido fólico que nosso organismo necessita.

O ácido fólico é uma vitamina (B9) solúvel em água que promove a redução de gordura. Ele combate a resistência à insulina, uma condição em que o corpo não responde adequadamente aos efeitos desse hormônio.

A resistência à insulina está relacionada ao aumento da gordura visceral. No entanto, quando age de maneira regular, a insulina converte o açúcar em energia para o funcionamento adequado do organismo.

Efeitos anti-inflamatórios

De acordo com Juicing-for-Health, muitos dos nutrientes encontrados na beterraba funcionam naturalmente como anti-inflamatórios que não apenas ajudam a manter um peso saudável, mas também podem proteger contra algumas doenças, incluindo a arteriosclerose.

continua depois da publicidade

Magnésio

A beterraba é rica em magnésio, um mineral que promove o bom funcionamento dos nervos e dos músculos. Além disso, algumas pesquisas sugerem que o magnésio pode ser bom para a perda de peso.

Um estudo de abril de 2011 descobriu que uma ingestão maior de magnésio leva a níveis mais altos de testosterona, um hormônio que pode favorecer a perda de gordura e aumentar a massa magra. Os músculos queimam mais calorias que gordura, então reter ou criar músculos quando se está em uma dieta pode ajudar na perda de peso.

Leucina

A beterraba contém níveis variáveis de aminoácidos, incluindo altos níveis de leucina. Esse aminoácido é frequentemente incluído em suplementos nutricionais para ajudar o corpo a criar resistência.

Isso pode ajudar na perda de peso, já que a pessoa pode se exercitar por mais tempo e queimar mais calorias. Além disso, uma pesquisa publicada em janeiro de 2003 no “The Journal of Nutrition” indica que a leucina está envolvida em vários processos fisiológicos que promovem redução de peso e de gordura.

Vídeos

Você gosta de beterraba nas suas receitas? Agora que você sabe que a beterraba emagrece, pretende comê-la com mais frequência? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
4.1 de 5 (55 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Gosto

    d beterraba...so n como sempre...ate estragava n geladeira...agora v passar a consumir tods os dias nas refeições...preciso perder peso ...voltei p academia a uma semana. j estou vendo resultado...estou comendo menos...diminui a contidaded d tudo q v comer...estou conseguindo a consumir tbm 2lt d água ao dia...estou sempre pesquisando o q e bom o q e ruin n peça d peso...so n estava fazendo p seguir a alimentação...acho q n ligava por n ir ms p academia minha alto estima estava p baixo...eu nunca fui gorda...vestia 38 ...final d 2018 comecei a engordar...n liguei.vesti 40 fui v estav 42 ...fui p academia, fechei a boca ,fiz tratamento tbm d estética...veio a pandemia fechou a academia...ate fiquei m exercitando em casa...ms m desanimei...qando fui ve estava pior 46 ...resolvi ir a praia em Angra d nada ...ai q fui perceber q estava brabo...meus biquíni n entrou em mim...ms fui p Angra n sábado..n domingo j comecei a comer menos...ainda uma semana em casa so comendo menos...n outra fui p academia...o pior é as celulites...morro d vergonha.nunca tive celulites acabei m desabafando rs amei as dicas d beterraba.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostei muito de saber dos benefícios da beterraba.fará parte da mhs refeiçoes com certeza

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Muito bom o artigo e me tirou muitas dúvidas. Obrigada

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Substituí o arroz pela salada de cenoura com beterraba crua mesmo, e pela manhã tomo suco de abacaxi com beterraba e gengibre em jejum, percebi algumas melhoras. O artigo é maravilhoso.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Matéria extremamente maravilhosa eu já usava a beterraba como meu suco preferido, quando na minha casa 99% não gosta do suco. Eu a troquei pelo leite quando fiz uma colecistectomia. Sentia muita queimação no estomago, mas com o suco de beterraba me sinto confortável. Perdi aquela barrigona de shop. hoje sou um atleta. Moravilhosa beterraba.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Agora a beterraba n vai estragar ms n geladeira rs qero comer tds os dias ns refeições. J comecei hj ....eu gosto d beterraba.so n fazia sempre..ficava n geladeira murchava.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Gente!beterraba é vida.uma delícia, como todos os dias sem restrição. So paro de comer quando acaba kkkkk.Amei o artigo. Percebi realmente um desempenho maravilhoso do meu intestino. E entrei em uma dieta à dois meses. Gente sério! Eu comi beterraba dois dias seguidos em porções generosas associado à caminhada de manhã e à tarde e perdi um quilo em 24 horas.Tô pasma.bjs.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Era só bosta

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Como o beterraba crua cedo e outra à noite , já estou viciada!!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • vou começar imediatamente

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Muito bom artigo. Gosto de comer beterraba crua mesmo, como se fosse uma fruta.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Suco roxo: beterraba, gengibre e maçã. Ai que coisa maravilhosa!
    E o fato de que a beterraba faz tão bem para o corpo explica porque dá vontade de beber esse suco todos os dias!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite