Ácido fólico engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 28/11/2020

O ácido fólico é encontrado em suplementos e alimentos fortificados. Descubra a seguir se o ácido fólico engorda ou emagrece, e quais seus efeitos para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O ácido fólico, conhecido também por folato, metilfolato ou vitamina B9, é uma vitamina do complexo B presente em diversos alimentos e suplementos vitamínicos.

Ele é prescrito principalmente para gestantes, devido a sua importância na formação e desenvolvimento do bebê. Mas esta vitamina é recomendada para pessoas de todas as idades, e sua falta pode provocar alguns problemas de saúde.

Entretanto muitas pessoas têm receio de usar suplementos de ácido fólico, por medo de engordar. Mas não há evidências de que ele engorde ou mesmo emagreça, quando usado em doses adequadas.

Por isso tudo, vamos entender para que serve o ácido fólico e o que sua falta pode causar.

O que é o ácido fólico?

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B solúvel em água. Vitaminas solúveis em água devem ser continuamente oferecidas ao corpo porque elas não podem ser armazenadas como é o caso das vitaminas solúveis em gordura.

Assim, seu consumo, na forma de alimentos ou suplementos, deve ser diário, para evitar problemas de saúde relacionados à deficiência da vitamina.

Para que serve o ácido fólico?

O ácido fólico é uma vitamina essencial para o bom funcionamento do organismo. Dentre suas ações, podemos citar:

  • Proteção do sistema nervoso;
  • Ajuda na divisão celular;
  • Formação de células do sangue;
  • Prevenção de má formação congênita.

O ácido fólico engorda?

O ácido fólico, quando consumido em doses normais, não engorda, uma vez que ele é uma vitamina e não tem calorias.

Mas estudos mostram que, quando usado em excesso, o ácido fólico pode facilitar o ganho de peso e a acumulação de gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

Suplementação de ácido fólico

O ácido fólico previne a má formação congênita
O ácido fólico previne a má formação congênita

O uso de suplementos vitamínicos é recomendado para pessoas que, por algum motivo, não consigam suprir suas necessidades diárias de vitaminas através da alimentação.

Gravidez

A suplementação de ácido fólico é recomendada principalmente durante o primeiro trimestre de gravidez, e estudos mostram que isso ajuda a reduzir a ocorrência de defeitos do tubo neural em cerca de 50 a 70%.

Os defeitos do tubo neural incluem problemas como:

  • Mielomeningocele;
  • Anencefalia;
  • Encefalocele.

Por conta da gravidade desses problemas para o bebê, muitos alimentos comuns do dia a dia são enriquecidos com essa vitamina, na tentativa de evitar ao máximo a sua ocorrência.

Crianças, adolescentes e adultos

A ingestão de ácido fólico, seja na alimentação ou na forma de suplementos, é importante para pessoas de ambos os sexos e todas as idades, para evitar problemas como a anemia.

Deficiência de ácido fólico

Quando a ingestão de ácido fólico na sua dieta não é o suficiente, você pode desenvolver deficiência desta vitamina que, por sua vez, pode causar anemia e diminuição da capacidade de carregamento de oxigênio, entre outros problemas.

Este quadro pode causar sintomas como:

  • Anemia;
  • Anorexia;
  • Apatia;
  • Distúrbios digestivos;
  • Cansaço;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas de crescimento;
  • Insônia;
  • Dificuldade de memorização;
  • Agitação das pernas;
  • Fraqueza.

Então, as vezes é necessária a suplementação do ácido fólico, para evitar quadros de deficiência. Aproveite e veja mais sintomas da falta de ácido fólico no seu corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Consumo diário recomendado

É importante lembrar que as quantidades recomendadas de ácido fólico são diferentes para crianças e adultos, grávidas e lactantes:

Idade/CondiçãoQuantidade
0-6 meses65 mcg
7-12 meses80 mcg
1-3 anos150 mcg
4-8 anos200 mcg
9-13 anos300 mcg
14+ anos400 mcg
Gestantes600 mcg
Lactantes500 mcg
Fonte: National Institute of Health

Fontes de ácido fólico

Alimentos ricos em ácido fólico
Alimentos ricos em ácido fólico

O ideal é usar fontes naturais de ácido fólico, uma vez que você estaria consumindo outras vitaminas essenciais ao mesmo tempo. Algumas dessas fontes são:

Além disso, certos alimentos são enriquecidos com ácido fólico sintético, incluindo cereais, pães, biscoitos, macarrão e arroz fortificados.

Aproveite e veja a lista de alimentos ricos em ácido fólico para saber quais são e decidir se você deve consumi-los ou não.

A seguir nossa nutricionista fala sobre o ácido fólico, e explica se ele engorda ou não, entre outras informações.

Gostou das dicas?

Para você, ácido fólico engorda ou emagrece? Você já utilizou essa suplementação alguma vez em sua vida? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (139 votos, média 3,74)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

18 comentários em “Ácido fólico engorda ou emagrece?”

  1. Tenho anemia de ácido folico. Sentia-me fraca sem energias muita queda de cabelo e peso. Depois de tomar ácido folico 5mg por dia e comer espargos, feijao Verde, broculos, 4 a 6 vezes por semana sinto-me com mais energia, menos dores musculares e ganhei 1,5 kilos em duas semanas. Importante dizer que nao é so o ferro ou a vitamina reduzida que da cansaço ou perda de peso e fadiga. O ácido folico de valor baixo é uma anemia a tratar urgente! Cuide-se!

    Responder
  2. Tenho anemia de ácido folico. Sentia-me fraca sem energies muitas queda de cabelo e peso. Depois de tomar ácido folico 5mg por dia e comer espargos, feijao Verde, broculos, 4 a 6 vezes por semana sinto-me com mais energia, menos dores musculares e ganhei 1,5 kilos em duas semanas. Importante dizer que nao é so o ferro out a vitamina reduzida que da cançaso ou perda de peso e fadiga. O ácido folico em calories baixos é uma anemia a tratar urgente! Cuide-se!

    Responder
  3. Eu tomo o folate ha 4 meses e nao engordei. Noto meu cabelo melhor, menos cansada e mais bem disposta. Tambem tomava todos os dias comprimidos para as dores da coluna e agora nao preciso. Nao sei e se devo de fazer uma paragem ou posso continuar a tomar? Alguem sabe?

    Responder
  4. Estou com muita queda de cabelo o ácido fólico vai me ajuda fiz regime só tirei arroz ,embutidos, refrigerante,e farinha branca me sinto muito desanimada não tenho vontade de fazer nada faço porque preciso preciso de ajuda por favor mas não quero engorda

    Responder
    • Olá, sugiro que procure um médico e explique o que está sentindo, um bom profissional pode te ajudar, psicólogo ou psiquiatra, não tenha preconceito só Vc pode ir em busca do seu bem estar e qualidade de vida.

      Responder
    • Querida, o ácido fólico é ótimo para a queda de cabelo dê preferência ao metil folato, que é o ácido fólico já metabolizado na forma pronto, o meu cabelo não só parou de cair como repôs o cabelo que havia perdido em função dá menopausa, e outra o meu cabelo está nascendo castanho da cor que era, uma coisa impressionante, estou agora com dói tamanhos de cabelo mas feliz, agora quanto ao desânimo e cansaço o bom é procurar um médico, porque isso pode ser falta de nutrientes ou a cindrome do intestino irritável
      Aparecida Pisssolato

      Responder
  5. Eu estava tomando ácido fólico e percebi que estava engordando mas eu estava me sentindo tão bem que percebi que é melhor optar por uma dieta menos calórica e continuar com o ácido fólico

    Responder
  6. Eu engordei 5 kg em dois meses … comecei a tomar por quetive um aborto e me sentia muito fraca fisicamente, sem coragem nem de levantar e quando levantava anseiva deitar o mais rápido possível…. A fome quw passei a sentir e exagerada, mas to gostando do meu corpo mais cheio, pois sempre tive dificuldades para ganho de peso… Mas, terei que enfrentar a rotina de malhação, pois fiquei com gorduras localizadas, celulite, sei lá… nunca tive isso ….

    Responder
    • Sim, é importante cuidar disso para evitar ganhar essas gorduras localizadas, pois isso pode dar muito trabalho para ser resolvido depois.

      Responder
  7. Embora seja mais recomendados para mulheres gestantes, meu médico me receitou ácido fólico, para melhorar a pigmentação da pele e reposição de células. Com isso, passei a ter mais fome, e lógico, engordei um pouquinho. Mas, ganhei mais energia e disposição.

    Responder
  8. Olá , faz quatro meses que estou tomando ácido fólico e já engordei 3 kg , aff !!! Mas por outro lado ele me ajudou a não ter mais enxaqueca . Neste caso prefiro ter uns kg a mais do que sofrer com enxaqueca .

    Responder
  9. Olá! Comecei a tomar o ácido fólico quando desitir ter um filho, mais no momento estou com duvida em saber se ele engorda ou não ,pois minha menstruação atrazou 5 dias e no sexto dia ela desceu por dois dias e simplesmente parou e isso nunca aconteceu pois sempre fica descendo uns cinco dias fiz o teste de farmácia para saber se eu estava gravida mais deu negativo! Mais eu engordei quase três quilos .menos de um mês estou com muita tontura estou comendo maos que o normal! Mês passado fiz o controle de ovulação e estava ovulando agora não sei oque fazer!!! Gostaria de saber se o acido fólico interfere no resultado do teste de farmácia????? Sera que alguém pode me ajudar??

    Responder
  10. Bem interessante, o que resumimos é que é saudavel tanto pra quem quer engordar quant pra emagrecer. Super importante!

    Responder