Ácido Fólico Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 16/10/2019

O ácido fólico é encontrado em suplementos e alimentos fortificados. Não há evidências que sugerem que o ácido fólico engorda ou emagrece em determinada quantidade. No entanto, ele pode ajudar certas populações com déficit da vitamina a ganharem peso.

Por tudo o que você verá a seguir, pode pode querer buscar a lista de alimentos ricos em ácido fólico para saber quais são e decidir se você deve consumi-los ou não.

Mas além da questão sobre se o ácido fólico engorda ou emagrece, é muito importante que você fique atento para os sintomas da falta de ácido fólico no seu corpo, pois essa deficiência pode ser muito nociva para o seu corpo. Fique atento!

Apesar de não ser consenso, você pode se aprofundar um pouco em como o ácido fólico pode ajudar na perda de peso, pois talvez você descubra que isso pode funcionar muito bem para a sua saúde e perda de peso.

O ácido fólico é muito importante para o metabolismo, mas também existem muitas vitaminas e minerais que impulsionam o seu metabolismo e que valem muito a pena conhecer. E, como vitaminas são sempre muito importantes para o funcionamento pleno do seu corpo e do seu organismo, vale também conferir os alimentos ricos em vitaminas.

Identificação

Ácido fólico é uma vitamina B solúvel em água, a B9. Vitaminas solúveis em água devem ser continuamente oferecidas ao corpo porque elas não podem ser armazenadas como as vitaminas solúveis em gordura. Vitaminas B são importantes para a conversão de alimentos em energia. Ácido fólico é necessário para quebrar, usar e criar proteínas. Ele ajuda a formar células vermelhas do sangue e DNA. Ele também é necessário para que células cresçam e tecidos funcionem.

Mulheres grávidas e que podem engravidar devem tomar ácido fólico para prevenir má formações. Ácido fólico é encontrado em vegetais verdes, frutas, feijões secos, ervilhas e castanhas, além de grãos fortificados e suplementos.

Crianças

Ácido fólico pode melhorar o apetite de crianças pequenas com pouco apetite, de acordo com um estudo de 2007. Por 20 dias, um grupo de crianças recebeu placebos, e outro grupo recebeu ácido fólico. Os pais reportaram que o grupo recebendo ácido fólico estava com mais fome. Os pesquisadores disseram que mais pesquisas eram necessárias para determinar se a melhora no apetite levaria ao crescimento destas crianças.

Estudo Animal

Em ratos, a deficiência de ácido fólico emagrece, de acordo com resultados de um estudo de 1989 no “Journal of Nutrition”. Ratos que foram alimentandos com uma dieta sem ácido fólico por 23 dias passaram a ganhar peso quando suas dietas foram suplementadas com ácido fólico, mas eles não alcançaram o peso de um grupo de controle que tinha sido alimentado com quantidades normais de ácido fólico desde o início. A.J. Clifford e colegas disseram que em ratos, o crescimento pode ser uma medida da deficiência de ácido fólico.

Peso no Nascimento

Durante a gravidez, a suplementação de ácido fólico engorda o bebê até o momento do nascimento por estar associada a um crescimento fetal maior, de acordo com um estudo de 2009 publicado no British Journal of Nutrition. Enquanto isso, o baixo peso no nascimento é associado a um risco maior de doenças crônicas, incluindo doença cardíaca e derrame, mais tarde na vida.

Adolescentes com Subpeso

Um estudo de 2000 com garotas adolescentes na Índia descobriu que suplementos de ferro e ácido fólico resultaram em ganho de peso, de acordo com o “Journal of Nutrition”. Mais de 70% das adolescentes da Índia têm anemia, que pode ser causada por falta ferro e/ou ácido fólico. Pesquisadores dizem que suplementos de ferro e ácido fólico são recomendados para ganho de peso em adolescentes que estão abaixo do peso.

O Ácido Fólico Emagrece?

Ácido fólico é uma das oito vitaminas B e é essencial para sua saúde. Ácido fólico é importante para o metabolismo de ácido nucleico e aminoácidos e é necessário para a divisão de células. Ácido fólico também está envolvido na digestão de proteína e queima de gordura, de acordo com o Dr. Manny Alvarez, o editos de saúde da Foxnews.com.

Básicos da Perda de Peso

Ganho de peso acontece quando seu corpo está recebendo mais energia do que está usando. Se você ingere mais calorias do que precisa, o excesso de calorias é armazenado como gordura no seu tecido adiposo. Você emagrece quando come uma dieta com calorias reduzidas e não tem energia o bastante para satisfazer as necessidades do seu corpo. Isso força seu corpo a queimar gorduras para conseguir energia. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças diz que se você reduz sua ingestão de alimentos de 500 a 1000 calorias por sia, você perde até 1 quilo por semana.

Perda de Peso e Ácido fólico

Ácido fólico também funciona para manter os níveis de insulina estáveis junto com as vitaminas B12 e C. Manter seus níveis de insulina constantes é importante para queima de gordura eficiente; seu corpo irá imediatamente queimar as gorduras dos alimentos ao invés de armazená-las. De acordo com o Dr Manny Alvarez, uma boa nutrição, exercícios e suplementos como óleos ômega, ácido fólico e outras vitaminas B te ajudarão a perder mais peso.

Recomendações

Se você não ingere ácido fólico o bastante na sua dieta, você pode desenvolver deficiência de ácido fólico. Deficiência de Ácido fólico pode causar anemia e diminuição da capacidade de carregamento de oxigênio, que pode causar fadiga, fraqueza e falta de ar. A quantidade recomendada de ácido fólico é diferente para crianças e adultos. A quantidade recomendada para crianças é entre 15 e 300 mcg por dia e para adolescentes e adultos de 400 mcg por dia. Gravidez e amamentação aumentam a necessidade de uma mulher de ácido fólico para 600 e 500 mcg respectivamente.

Fontes de Ácido fólico

Muitos alimentos contêm ácido fólico, incluindo verduras, sucos cítricos, feijão e legumes. Espinafre cozido tem 132 mcg, aspargos têm 134 mcg e grão de bico tem 141 mcg de ácido fólico em ½ xícara. Alguns alimentos contêm ácido fólico sintético, incluindo cereais, pães, macarrão e arroz fortificados. Uma xícara de cereal pode conter de 200 a 400 mcg de ácido fólico.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Para você, ácido fólico engorda ou emagrece? Como ele funciona em seu organismo? Você já utilizou essa suplementação alguma vez em sua vida? Com qual propósito? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (136 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

18 comentários em “Ácido Fólico Engorda ou Emagrece?”

  1. Tenho anemia de ácido folico. Sentia-me fraca sem energias muita queda de cabelo e peso. Depois de tomar ácido folico 5mg por dia e comer espargos, feijao Verde, broculos, 4 a 6 vezes por semana sinto-me com mais energia, menos dores musculares e ganhei 1,5 kilos em duas semanas. Importante dizer que nao é so o ferro ou a vitamina reduzida que da cansaço ou perda de peso e fadiga. O ácido folico de valor baixo é uma anemia a tratar urgente! Cuide-se!

  2. Tenho anemia de ácido folico. Sentia-me fraca sem energies muitas queda de cabelo e peso. Depois de tomar ácido folico 5mg por dia e comer espargos, feijao Verde, broculos, 4 a 6 vezes por semana sinto-me com mais energia, menos dores musculares e ganhei 1,5 kilos em duas semanas. Importante dizer que nao é so o ferro out a vitamina reduzida que da cançaso ou perda de peso e fadiga. O ácido folico em calories baixos é uma anemia a tratar urgente! Cuide-se!

  3. Eu tomo o folate ha 4 meses e nao engordei. Noto meu cabelo melhor, menos cansada e mais bem disposta. Tambem tomava todos os dias comprimidos para as dores da coluna e agora nao preciso. Nao sei e se devo de fazer uma paragem ou posso continuar a tomar? Alguem sabe?

  4. Estou com muita queda de cabelo o ácido fólico vai me ajuda fiz regime só tirei arroz ,embutidos, refrigerante,e farinha branca me sinto muito desanimada não tenho vontade de fazer nada faço porque preciso preciso de ajuda por favor mas não quero engorda

    • Olá, sugiro que procure um médico e explique o que está sentindo, um bom profissional pode te ajudar, psicólogo ou psiquiatra, não tenha preconceito só Vc pode ir em busca do seu bem estar e qualidade de vida.

    • Querida, o ácido fólico é ótimo para a queda de cabelo dê preferência ao metil folato, que é o ácido fólico já metabolizado na forma pronto, o meu cabelo não só parou de cair como repôs o cabelo que havia perdido em função dá menopausa, e outra o meu cabelo está nascendo castanho da cor que era, uma coisa impressionante, estou agora com dói tamanhos de cabelo mas feliz, agora quanto ao desânimo e cansaço o bom é procurar um médico, porque isso pode ser falta de nutrientes ou a cindrome do intestino irritável
      Aparecida Pisssolato

  5. Eu estava tomando ácido fólico e percebi que estava engordando mas eu estava me sentindo tão bem que percebi que é melhor optar por uma dieta menos calórica e continuar com o ácido fólico

  6. Eu engordei 5 kg em dois meses … comecei a tomar por quetive um aborto e me sentia muito fraca fisicamente, sem coragem nem de levantar e quando levantava anseiva deitar o mais rápido possível…. A fome quw passei a sentir e exagerada, mas to gostando do meu corpo mais cheio, pois sempre tive dificuldades para ganho de peso… Mas, terei que enfrentar a rotina de malhação, pois fiquei com gorduras localizadas, celulite, sei lá… nunca tive isso ….

    • Sim, é importante cuidar disso para evitar ganhar essas gorduras localizadas, pois isso pode dar muito trabalho para ser resolvido depois.

  7. Embora seja mais recomendados para mulheres gestantes, meu médico me receitou ácido fólico, para melhorar a pigmentação da pele e reposição de células. Com isso, passei a ter mais fome, e lógico, engordei um pouquinho. Mas, ganhei mais energia e disposição.

  8. Olá , faz quatro meses que estou tomando ácido fólico e já engordei 3 kg , aff !!! Mas por outro lado ele me ajudou a não ter mais enxaqueca . Neste caso prefiro ter uns kg a mais do que sofrer com enxaqueca .

  9. Olá! Comecei a tomar o ácido fólico quando desitir ter um filho, mais no momento estou com duvida em saber se ele engorda ou não ,pois minha menstruação atrazou 5 dias e no sexto dia ela desceu por dois dias e simplesmente parou e isso nunca aconteceu pois sempre fica descendo uns cinco dias fiz o teste de farmácia para saber se eu estava gravida mais deu negativo! Mais eu engordei quase três quilos .menos de um mês estou com muita tontura estou comendo maos que o normal! Mês passado fiz o controle de ovulação e estava ovulando agora não sei oque fazer!!! Gostaria de saber se o acido fólico interfere no resultado do teste de farmácia????? Sera que alguém pode me ajudar??

  10. Bem interessante, o que resumimos é que é saudavel tanto pra quem quer engordar quant pra emagrecer. Super importante!