beterraba engorda

Beterraba Engorda ou Emagrece?

Algum tempo atrás, já foi questionado se a beterraba engorda, por isso, estamos aqui hoje para esclarecer que a beterraba é um excelente alimento para perda de peso! Ela contém vitaminas e minerais essenciais, incluindo magnésio, potássio, vitamina C e ferro, que ajuda na imunidade. A beterraba também ajuda a eliminar água do sistema para efetivamente prevenir ou reduzir a retenção de líquidos, que frequentemente é uma causa de excesso de peso. Esse vegetal nutritivo contém menos de 50 calorias por xícara e nenhum colesterol, tornando-o uma escolha saudável para uma pessoa em uma dieta de perda de peso.

Informações Nutricionais

Controlar a perda de peso com exercícios regulares e uma dieta que inclui beterraba é uma forma saudável de manter a saúde geral. Estudos mostram que a beterraba emagrece e pode ajudar a eliminar água do sistema e prevenir e reduzir a retenção de líquidos, que frequentemente é a causa de excesso de peso. Ela contém vitaminas e minerais essenciais, incluindo magnésio, potássio, vitamina C e ferro, que ajuda na imunidade. Esse vegetal nutritivo contém pouco colesterol, nenhum colesterol, pouco sódio e praticamente nenhuma gordura, fazendo dele uma escolha saudável em uma dieta de perda de peso.

Ela tem uma carga glicêmica muito baixa, o que quer dizer que quando você a consome, ela é convertida em energia lentamente, o que significa que ela não vai inundar sua corrente sanguínea com açúcares. Isso previne picos de açúcar no sangue e quedas de açúcar no sangue, o que pode levar a vontades de comer alimentos doces e gordurosos.

A beterraba também é rica em fibra insolúvel, que é uma fibra que nossos corpos não podem digerir. Porque não podemos digeri-la, ela tem que ser eliminada do nosso corpo com os resíduos.

Fibras insolúveis nos ajudam a ir ao banheiro com mais frequência, o que garante um sistema digestivo saudável e um intestino saudável, o que reduz seus riscos de câncer de intestino.

Comer fibras insolúveis pode ajudar a melhorar seu metabolismo e também pode te ajudar a perder peso já que o alimento te satisfaz, mas como você não pode digeri-lo, você não retira tantas calorias dele.

Incluir beterraba na sua dieta pode te ajudar a aumentar sua perda de peso e melhorar sua saúde.

Pouco Calórica

A principal vantagem da beterraba para perda de peso é a pouca quantidade de calorias nesse vegetal. Uma porção de meia xícara (100 gramas) de beterraba oferece 37 calorias, o que é muito menos que outros alimentos.

Efeitos Desintoxicantes

Beterraba fresca naturalmente contém fitonutrientes chamados de betalaínas que incluem a betanina e a vulgaxantina. Essas betalaínas são eficazes na redução de inflamações e na suplementação de antioxidantes para o corpo. O efeito mais importante dessas betalaínas é o desintoxicante, que ajuda a contribuir para a perda de peso devido à redução de toxinas no corpo.

Combate resistência a insulina

Um dos motivos pelo qual a beterraba emagrece é porque contém quase 40 por cento da quantidade diária necessária de ácido fólico, que é uma vitamina solúvel em água que tem efeitos de redução de gordura. O ácido fólico combate a resistência a insulina, uma condição em que o corpo não responde adequadamente aos efeitos da insulina. Uma resposta inadequada à insulina é uma grande causa por trás da gordura visceral. Quando age propriamente, a insulina converte açúcar em energia ao invés da gordura e também aumenta a queima de gordura abdominal.

Supressor de Apetite Natural

A beterraba é um ótimo alimento que suprime o apetite, que é primariamente devido à sua grande oferta de nutrientes e fibras. Alimentos ricos em fibras tendem a serem digeridos e absorvidos lentamente, te fazendo se sentir mais cheia, mais rápido e por mais tempo (mas não pense, devido a isso, que a beterraba engorda de alguma maneira, pois isso não acontece). Isso ajuda a reduzir o impulso de comer demais. Ingestão regular de fibras também diminui o risco de muitas doenças crônicas incluindo doença cardíaca, diabetes tipo 2 e câncer.

Efeitos Anti-Infalmatórios

De acordo com Juicing-for-Health, muitos dos nutrientes encontrados na beterraba funcionam naturalmente como anti-inflamatórios que não apenas ajudam a manter um peso saudável, mas também podem proteger contra algumas doenças, incluindo arteriosclerose. Além disso, reduzir inflamação através de uma dieta adequada ajuda a prevenir diabetes tipo 2, que também é associado a problemas no peso.

Magnésio

A beterraba emagrece e é rica em magnésio, um mineral que apoia o funcionamento de nervos e músculos. Além disso, algumas pesquisas sugerem que o magnésio pode ser bom para a perda de peso. Um estudo de abril de 2011 descobriu que uma ingestão maior de magnésio leva a níveis mais altos de testosterona, um hormônio que pode promover a perda de gordura e aumentar os músculos. Músculos queimam mais calorias que gordura, então reter ou criar músculos quando se está em uma dieta pode ajudar na perda de peso.

Leucina

A beterraba contém níveis variáveis de aminoácidos, incluindo altos níveis de leucina. A leucina é frequentemente incluída em suplementos nutricionais para criar resistência, que pode ajudar na perda de peso, já que você pode se exercitar por mais tempo e queimar mais calorias. Além disso, uma pesquisa publicada em janeiro de 2003 no “The Journal of Nutrition” indica que a leucina está envolvida em vários processos fisiológicos que promovem redução de peso e de gordura.

Se você gostaria de começar a incorporar beterraba à sua dieta, uma ótima opção é beterraba assada. É muito bom e muito fácil de fazer!!! Eu adoro beterraba assada com queijo de cabra e mostarda. É um ótimo lanche ou pequena refeição. Se você era um dos que achavam que a beterraba engorda, creio que esse artigo tenha esclarecido toda essa questão.

Outra forma de aproveitar sua beterraba é em uma deliciosa salada.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você gosta de beterraba nas suas receitas? Agora que você sabe que a beterraba emagrece, pretende comê-la com mais frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

9 comentários

  1. Esse vegetal nutritivo contém cerca de 50 colesterol por xícara e nenhum colesterol, tornando-o uma escolha saudável para uma pessoa em uma dieta de perda de peso.

    Nao entendi essa parte, tem ou nao tem colesterol?

  2. Gostei muito da abordagem sobre saúde e alimentação , mas qdo li sobre a cenoura e a beterraba fiquei confusa pois, está escrito que a beterraba tem 50 colesterolem uma cicara mas não tem colesterol e com a cenoura a mesma coisa. Poderiam me ajudar esclarecendo a dúvida. Desde já agradeço.

  3. Suco roxo: beterraba, gengibre e maçã. Ai que coisa maravilhosa!
    E o fato de que a beterraba faz tão bem para o corpo explica porque dá vontade de beber esse suco todos os dias!

  4. Muito bom artigo. Gosto de comer beterraba crua mesmo, como se fosse uma fruta.

  5. Como o beterraba crua cedo e outra à noite , já estou viciada!!!

  6. Rosimeire da Conceição Barros

    Gente!beterraba é vida.uma delícia, como todos os dias sem restrição. So paro de comer quando acaba kkkkk.Amei o artigo. Percebi realmente um desempenho maravilhoso do meu intestino. E entrei em uma dieta à dois meses. Gente sério! Eu comi beterraba dois dias seguidos em porções generosas associado à caminhada de manhã e à tarde e perdi um quilo em 24 horas.Tô pasma.bjs.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*