Beterraba engorda ou emagrece? Faz bem para a saúde?

Especialista da área:
atualizado em 24/09/2021

A beterraba é um alimento bastante versátil e é um ótimo aliado para a perda de peso. Essa verdura é uma excelente fonte de vitamina C e minerais essenciais, incluindo magnésio, potássio e ferro que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ela também ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo que pode estar associado ao aumento de peso. Além disso, é muito nutritiva e contém menos de 50 calorias por xícara e não possui colesterol, tem pouco sódio e praticamente nenhuma gordura, o que a torna uma escolha saudável para quem deseja emagrecer.

Não apenas isso, mas também a beterraba possui uma carga glicêmica muito baixa, sendo convertida lentamente em energia, evitando o excesso de açúcar na corrente sanguínea, e o acúmulo de gordura corporal.

Supressor natural de apetite

beterrabas

A beterraba também é rica em fibras insolúveis, e esta fibra não é digerida pelo nosso corpo, passando pelo trato gastrointestinal praticamente intacta.

As fibras insolúveis contribuem para o aumento do volume das fezes, bem como garantem uma boa atividade intestinal ao estimular os movimentos peristálticos, atuando como laxantes naturais. Isso ajuda a regular o trânsito intestinal, evitar a constipação, hemorroidas e outros problemas relacionados.

Além disso, ingerir fibras insolúveis contribui na melhoria do metabolismo e também auxilia na perda de peso, uma vez que o alimento promove a sensação de saciedade que ajuda a diminuir o consumo calórico das refeições.

Não só isso, mas também a ingestão regular de fibras pode contribuir para diminuição do risco de muitas doenças crônicas, incluindo as doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até mesmo o câncer colorretal. Além disso, as fibras presentes no suco de beterraba ajudam na absorção e na eliminação de parte das gorduras ingeridas no organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Pouco calórica

A principal vantagem da beterraba para perda de peso é a pouca quantidade de calorias nesse vegetal. Uma porção de meia xícara (100 gramas) de beterraba oferece apenas 43 calorias e 0,17 gramas de gordura.

Efeitos desintoxicantes

A beterraba fresca contém fitonutrientes chamados de betalaínas e que incluem a betanina e a vulgaxantina.

As betalaínas são eficazes na redução de inflamações e no fornecimento de substâncias antioxidantes para o corpo. A propriedade mais importante da betalaína é o seu efeito desintoxicante, que contribui para a perda de peso devido à redução de toxinas no corpo.

beterraba

Resistência à insulina

Um dos motivos pelo qual a beterraba ajuda a emagrecer é que ela contém quase 40 por cento da quantidade diária necessária de ácido fólico que nosso organismo necessita.

O ácido fólico é uma vitamina (B9) solúvel em água que promove a redução de gordura. Ele combate a resistência à insulina, uma condição em que o corpo não responde adequadamente aos efeitos desse hormônio.

A resistência à insulina está relacionada ao aumento da gordura visceral. No entanto, quando age de maneira regular, a insulina converte o açúcar em energia para o funcionamento adequado do organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos anti-inflamatórios

De acordo com Juicing-for-Health, muitos dos nutrientes encontrados na beterraba funcionam naturalmente como anti-inflamatórios que não apenas ajudam a manter um peso saudável, mas também podem proteger contra algumas doenças, incluindo a arteriosclerose.

Magnésio

Beterraba

A beterraba é rica em magnésio, um mineral que promove o bom funcionamento dos nervos e dos músculos. Além disso, algumas pesquisas sugerem que o magnésio pode ser bom para a perda de peso.

Um estudo de abril de 2011 descobriu que uma ingestão maior de magnésio leva a níveis mais altos de testosterona, um hormônio que pode favorecer a perda de gordura e aumentar a massa magra. Os músculos queimam mais calorias que gordura, então reter ou criar músculos quando se está em uma dieta pode ajudar na perda de peso.

Leucina

A beterraba contém níveis variáveis de aminoácidos, incluindo altos níveis de leucina. Esse aminoácido é frequentemente incluído em suplementos nutricionais para ajudar o corpo a criar resistência.

Isso pode ajudar na perda de peso, já que a pessoa pode se exercitar por mais tempo e queimar mais calorias. Além disso, uma pesquisa publicada em janeiro de 2003 no “The Journal of Nutrition” indica que a leucina está envolvida em vários processos fisiológicos que promovem redução de peso e de gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeos

Você gosta de beterraba nas suas receitas? Agora que você sabe que a beterraba emagrece, pretende comê-la com mais frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média 4,11)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

17 comentários em “Beterraba engorda ou emagrece? Faz bem para a saúde?”

  1. Gosto

    d beterraba…so n como sempre…ate estragava n geladeira…agora v passar a consumir tods os dias nas refeições…preciso perder peso …voltei p academia a uma semana. j estou vendo resultado…estou comendo menos…diminui a contidaded d tudo q v comer…estou conseguindo a consumir tbm 2lt d água ao dia…estou sempre pesquisando o q e bom o q e ruin n peça d peso…so n estava fazendo p seguir a alimentação…acho q n ligava por n ir ms p academia minha alto estima estava p baixo…eu nunca fui gorda…vestia 38 …final d 2018 comecei a engordar…n liguei.vesti 40 fui v estav 42 …fui p academia, fechei a boca ,fiz tratamento tbm d estética…veio a pandemia fechou a academia…ate fiquei m exercitando em casa…ms m desanimei…qando fui ve estava pior 46 …resolvi ir a praia em Angra d nada …ai q fui perceber q estava brabo…meus biquíni n entrou em mim…ms fui p Angra n sábado..n domingo j comecei a comer menos…ainda uma semana em casa so comendo menos…n outra fui p academia…o pior é as celulites…morro d vergonha.nunca tive celulites acabei m desabafando rs amei as dicas d beterraba.

    Responder
  2. Gostei muito de saber dos benefícios da beterraba.fará parte da mhs refeiçoes com certeza

    Responder
  3. Substituí o arroz pela salada de cenoura com beterraba crua mesmo, e pela manhã tomo suco de abacaxi com beterraba e gengibre em jejum, percebi algumas melhoras. O artigo é maravilhoso.

    Responder
  4. Matéria extremamente maravilhosa eu já usava a beterraba como meu suco preferido, quando na minha casa 99% não gosta do suco. Eu a troquei pelo leite quando fiz uma colecistectomia. Sentia muita queimação no estomago, mas com o suco de beterraba me sinto confortável. Perdi aquela barrigona de shop. hoje sou um atleta. Moravilhosa beterraba.

    Responder
    • Agora a beterraba n vai estragar ms n geladeira rs qero comer tds os dias ns refeições. J comecei hj ….eu gosto d beterraba.so n fazia sempre..ficava n geladeira murchava.

      Responder
  5. Gente!beterraba é vida.uma delícia, como todos os dias sem restrição. So paro de comer quando acaba kkkkk.Amei o artigo. Percebi realmente um desempenho maravilhoso do meu intestino. E entrei em uma dieta à dois meses. Gente sério! Eu comi beterraba dois dias seguidos em porções generosas associado à caminhada de manhã e à tarde e perdi um quilo em 24 horas.Tô pasma.bjs.

    Responder
  6. Suco roxo: beterraba, gengibre e maçã. Ai que coisa maravilhosa!
    E o fato de que a beterraba faz tão bem para o corpo explica porque dá vontade de beber esse suco todos os dias!

    Responder
  7. Gostei muito da abordagem sobre saúde e alimentação , mas qdo li sobre a cenoura e a beterraba fiquei confusa pois, está escrito que a beterraba tem 50 colesterolem uma cicara mas não tem colesterol e com a cenoura a mesma coisa. Poderiam me ajudar esclarecendo a dúvida. Desde já agradeço.

    Responder
  8. Esse vegetal nutritivo contém cerca de 50 colesterol por xícara e nenhum colesterol, tornando-o uma escolha saudável para uma pessoa em uma dieta de perda de peso.

    Nao entendi essa parte, tem ou nao tem colesterol?

    Responder
    • Estava com muitos problemas intestinais e a partir do momento que aumentei o consumo de beterraba cozida em minhas saladas, tive uma melhora excepcional em meu sistema intestinal!!
      Sempre procuro solucionar problemas fisiológicos com alimentos naturais diversificados!!
      Não sou fã de remédios químicos!!
      VIVA A NATUREZA.

      Responder