Botox funciona? Estudo compara gêmeas por 19 anos; veja imagens

publicado em

A toxina botulínica, conhecida comercialmente como botox, é uma substância utilizada na prevenção e suavização de rugas de expressão. Sua ação consiste em paralisar a interação entre o nervo motor e o músculo no local de aplicação, impedindo a contração muscular e a consequente formação de vincos na pele.

Para tentar entender quão eficiente as aplicações periódicas de botox são em longo prazo na tarefa de manter a prevenção ativa da formação de rugas, pesquisadores compararam duas irmãs gêmeas: uma seguiu o tratamento regularmente, mas a outra não.

Uma primeira análise de 2006, conduzida por William Binder, dermatologista da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e publicada no periódico Archives of Facial Plastic Surgery, descreveu os efeitos da neurotoxina nos primeiros 13 anos, quando as gêmeas tinham 38 anos.

Rivkin
Reprodução: via Archives of Facial Plastic Surgery

A primeira irmã, que iniciou o tratamento aos 25 anos, recebeu aplicações na testa e na região glabelar (entre as sobrancelhas, logo acima do nariz) de duas a três vezes ao ano. Além disso, ela realizou o procedimento nos pés de galinha, mas somente duas vezes nos últimos dois anos antes da análise. 

Por outro lado, ao longo de pouco mais de uma década, a segunda irmã fez a aplicação apenas duas vezes, também na testa e na região glabelar, aos 31 e 35 anos (sete e três anos antes do estudo).

  Continua Depois da Publicidade  

As observações indicaram que a irmã tratada regularmente não apresentava testa hiperfuncional e linhas glabelares evidentes em repouso, que são visíveis na gêmea que foi minimamente tratada. 

Binder concluiu que o tratamento prolongado com botox pode prevenir o desenvolvimento de linhas faciais visíveis em repouso. Aproveite que está por aqui e entenda quanto tempo dura o botox.

Ele também observou que o efeito clínico do botox na irmã tratada regularmente se manteve por pelo menos seis meses após cada injeção, e a duração do efeito não diminuiu com tratamentos repetidos. A dosagem permaneceu estável ao longo dos 13 anos de tratamento.

Em relação ao pé de galinha, não houve mudanças significativas em repouso, o que era esperado devido ao número limitado de aplicações na primeira irmã, mas uma diferença marcante foi observada quando as irmãs sorriam.

  Continua Depois da Publicidade  

Os acompanhamentos continuaram

Rivkin
Reprodução: via Archives of Facial Plastic Surgery

Seis anos depois, quando as irmãs tinham 44 anos, Binder e Alexander Rivkin, também da UCLA, revisaram os efeitos do botox. Neste acompanhamento de 19 anos, a primeira gêmea continuou com aplicações regulares, enquanto a outra realizou apenas uma sessão adicional do procedimento desde o último estudo, dois anos antes da nova análise.

Os resultados mostraram que as diferenças nas marcas de expressão permaneceram significativas. Segundo os pesquisadores, as linhas não eram evidentes na irmã que fez o botox regularmente.

Adicionalmente, a textura da pele da irmã que recebeu o tratamento com frequência parecia ser suave e com poros pequenos, ao passo que a pele da irmã tratada esporadicamente mostrava sinais de envelhecimento, como mais rugas e poros visíveis, completaram.

Eles publicaram os novos resultados na revista Dermatologic Surgery e apontaram que o esses novos dados enfatizam que o tratamento repetido com toxina botulínica continua a diminuir os sinais de envelhecimento facial e atrasa o aparecimento de linhas faciais hiperfuncionais. 

Os pesquisadores destacaram que nenhuma das irmãs passou por outros procedimentos de rejuvenescimento e que ambas têm hábitos de cuidados semelhantes.

  Continua Depois da Publicidade  

Adicionalmente, foi observado que a irmã que realizou o tratamento esporadicamente vive em Munique, na Alemanha, enquanto a que aplicou o botox regularmente reside em Los Angeles, nos EUA. 

Esta informação é relevante pois Los Angeles é mais exposta ao sol, portanto, não faria sentido a gêmea moradora do local ser a que tem menos marcas, se o motivo por trás disso fosse a exposição aos raios solares.

Você já experimentou fazer botox? Sabia que realmente funciona a longo prazo, se utilizado corretamente? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário