Capoeira

Capoeira Emagrece? Calorias, Benefícios e Dicas

Αs opções de atividades físicas para perder peso são diversas, mas escolher aquela que combina os benefícios à saúde com aprendizado sobre uma cultura e história é um privilégio.

A capoeira está presente em muitas academias, e pode atrair públicos muito diversos, levando assim a muitos questionamentos sobre seus benefícios. Se você está cansado de atividades monótonas, entenda como a capoeira emagrece, e inove seus treinos com as dicas abaixo.

História

A capoeira era um meio de “segurança” para os escravos, que não tinham permissão de portar armas para se defenderem ou manifestarem suas opiniões. Contrariando o que muitos acham, a capoeira era uma dança, não uma arte marcial, que possibilitava que eles se sentissem confortáveis e seguros em diversos movimentos, seja para se manifestarem culturalmente, ou como defesa.

Atualmente, a capoeira evoluiu, e mesmo seguindo os fundamentos básicos, pode ser adequada aos mais diversos condicionamentos físicos e faixas etárias.

Entrando em forma

Se você está cansado de caminhadas e exercícios aeróbicos que não estão lhe apresentando os efeitos esperados, saiba que praticar a capoeira emagrece, podendo eliminar até 700 calorias por aula.

Os movimentos podem parecer difíceis, mas os resultados podem ser gratificantes. A prática ajuda você a trabalhar todas as regiões do corpo, melhorando seu condicionamento físico e fortalecendo os mais diversos músculos.

Vale lembrar que a capoeira emagrece desde que você concilie as aulas com uma dieta regular, pois para perda de peso, é fundamental queimar mais calorias do que consome.

Os movimentos são muito rigorosos e envolvem levantamento de pernas, chutes em direção à cabeça do oponente, apoio sobre os cotovelos, tudo isso combinado como se fosse uma dança.

Flexibilidade

A capoeira pode ser comparada ainda a aulas de acrobacia, pois desafia a sua resistência, melhorando a flexibilidade, e isso pode ser notado assim que você começar a fazer inúmeros saltos, torções com o corpo e chutes em alturas que antes eram inimagináveis.

A melhora na flexibilidade reduz a possibilidade de lesões, sendo a capoeira tão eficiente neste quesito que pode até ser comparada à yoga por especialistas.

Estresse

Os acontecimentos do dia a dia mexem, e muito, com o humor de cada um de nós, e a capoeira pode ser muito conveniente para a liberação de estresse. Isso porque, durante a aula, você poderá se desligar de todos os problemas e compromissos, relaxando sua mente e seu corpo.

O aumento dos níveis de endorfina possibilitam que você saia da aula com um melhor humor, não deixando se abalar pelas adversidades.

Aptidão e resistência

A melhora na resistência física não só é benéfica para a evolução nas aulas da atividade, como também pode estender a uma melhor performance nos estudos, trabalho, e até mesmo em demais atividades físicas conciliadas com a capoeira.

Graduação

Assim como as artes marciais, mesmo não sendo uma, a capoeira conta com graduações, que nada mais são que uma forma de reconhecer a evolução de seus praticantes. Eles são reconhecidos por cordões, e a coloração varia de acordo com seu tempo e nível de prática.

Membros superiores

Praticar capoeira emagrece e pode também ajudar a fortalecer os membros superiores, o que torna ainda mais interessante para pessoas que não gostam de fazer musculação. Com a prática, durante as aulas poderá notar rápidos efeitos sobre as fibras musculares, melhorando ainda o fluxo sanguíneo, coordenação motora, equilíbrio e estímulos simultâneos entre braços e pernas.

Confiança

Os benefícios da capoeira não se limitam ao físico. Ela pode contribuir com sentimento de orgulho e autoconfiança, melhorando a autoestima do praticante.

Disciplina

Para crianças, podemos afirmar que a capoeira não desperta apenas o desenvolvimento físico e mental, mas também auxilia no desenvolvimento da disciplina a ser aplicada nas aulas e fora dela. O respeito aos adversários e ao mestre devem ser postos em prática, também, fora da roda.

Nova cultura

A prática de capoeira permite que você conheça a cultura e relação entre a África e o Brasil. Esse exercício possibilita evolução não só para o corpo, mas como cultura, tendo conhecimento sobre antigas tradições e diferentes raízes.

Mulheres na capoeira

Muitas mulheres se sentem intimidadas em arriscar ter aulas como a capoeira, mas os movimentos da prática podem ser muito benéficos para o sexo feminino.

A capoeira tem sido muito procurada para mulheres melhorarem seu condicionamento e defesa pessoal, o que podemos considerar mais um ponto a favor dessa escolha. Além disso, um dos lemas da capoeira é a liberdade, e sempre tem lugar para as mulheres se expressarem nas rodas.

Dicas

A seguir, você ficará por dentro de algumas dicas que ajudarão você a se destacar nas primeiras aulas de capoeira, tirando de letra os primeiros desafios.

  • Primeiramente, esforce-se para aprender a gingar bem, pois esse é o principal movimento, logo, ele será a sua base para realizar todos os outros;
  • Todo bom capoeirista deve ficar por dentro das canções entoadas durante os duelos, e aprender a tocar o instrumento musical característico não deve ser descartado: O berimbau. Aliás, essa busca por sempre aprender coisas novas e diferentes é um dos aspectos que tornam a capoeira dinâmica, estimulando a continuidade da prática;
  • ATENÇÃO, não tente realizar movimentos que ainda não tem segurança, pois qualquer erro pode gerar lesões de diferentes gravidades, e isso poderia levar ao afastamento das aulas.

Veja a seguir alguns movimentos para iniciantes:

  • Quando desafiar um estranho, tente não mostrar todo o seu jogo. É muito conveniente que você guarde o seu melhor para os momentos decisivos do embate;
  • É importante que o capoeirista não se preocupe com a velocidade do movimento, pelo menos não enquanto não se sentir seguro com os golpes;
  • Mantenha os punhos relaxados, pois punho fechado não condiz com as características de um praticante de capoeira, além de tornar tudo mais confortável;
  • Corpo e espírito sempre devem estar em sintonia;
  • Tente observar os praticantes mais experientes, pois você poderá aprender não só com os acertos deles, mas também com os erros, evitando-os;
  • Tente praticar sem tocar seu corpo no chão, utilizando apenas mãos e pés, pois os praticantes mais experientes utilizam roupas brancas e desafiam-se para ver quem vence e se suja menos;
  • Entre em uma roda somente quando estiver preparado para o desafio.

Famosos na capoeira

Se você está esperando referências de pessoas famosas, para concluir a sua decisão de investir na prática e confirmar se a capoeira emagrece mesmo, saiba que não faltam famosos que praticam esse esporte/dança/manifestação cultural.

Muito conhecidos, os irmãos Rodrigo e Felipe Simas e Bruno Gissoni praticam capoeira desde a infância, e afirmam terem sido estimulados pelo pai, Beto Simas, também ator.

Você já imaginava que a prática da capoeira emagrece? Já experimentou fazer aulas da dança, ou pretende algum dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Flávio Lúcio da Silva

    Só uma correção. A Capoeira é sim uma arte marcial. Por favor não menospreza nossa arte marcil

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*