Há muitas opções de atividades físicas para quem quer perder peso, uma delas é a capoeira, que além de ser um exercício que traz benefícios para a saúde, ainda possui uma história rica. Portanto se você está cansado de atividades monótonas, entenda como a capoeira emagrece e melhore os seus treinos com as dicas abaixo.
História da capoeira
A capoeira era uma forma de luta e resistência dos escravos que eram trazidos da África para o Brasil. Os escravos adaptaram movimentos de luta à música, o que fez com que essa prática parecesse uma dança. No entanto, de 1890 a 1937, a capoeira foi proibida no Brasil.
Contudo, em 2008 a capoeira foi considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Atualmente, ela é praticada em mais de 160 países por pessoas com os mais diversos tipos de condicionamento físico e de diferentes faixas etárias.
A prática de capoeira permite que você conheça um pouco sobre a cultura africana, suas tradições e diferentes raízes. Além de também ficar sabendo mais sobre a história do Brasil.
Entrando em forma
É possível perder até 700 calorias em uma aula de capoeira. No entanto, esse número pode variar de acordo com o peso de quem está praticando essa luta e também com a intensidade da aula. Portanto sim, a capoeira é uma atividade que ajuda a emagrecer!
Os movimentos podem parecer difíceis, mas os resultados podem ser gratificantes. A prática ajuda você a trabalhar todas as regiões do corpo, melhorando seu condicionamento físico e fortalecendo os mais diversos músculos, especialmente aqueles dos membros superiores, o que torna essa atividade ainda mais interessante para aqueles que não gostam de fazer musculação.
Vale lembrar que a capoeira emagrece desde que você concilie as aulas com uma dieta saudável e equilibrada, pois, para perder peso, é fundamental queimar mais calorias do que consome.
Os movimentos da capoeira são complexos e envolvem levantamento de pernas, chutes em direção à cabeça do oponente, apoio sobre os cotovelos, tudo isso combinado como se fosse uma dança.
Flexibilidade
A capoeira pode ser comparada ainda a aulas de acrobacia, pois desafia a resistência física e melhora a flexibilidade. Você pode notar essa transformação assim que começar a saltar cada vez mais alto, fazer torções difíceis com o corpo e chutar em alturas que antes eram inimagináveis.
A melhora na resistência física não só é benéfica para a evolução nas aulas da atividade, mas também contribui para uma melhor performance nos estudos e no trabalho.
Além disso, a melhora na flexibilidade reduz as chances de lesões. Aliás, a capoeira é tão eficiente neste quesito que alguns especialistas a consideram semelhante à yoga.
Estresse
Outro benefício da capoeira é que ela ajuda a aliviar o estresse. Isso porque, durante a aula, você poderá desligar-se de todos os problemas e compromissos, relaxando sua mente e seu corpo.
Além disso, como toda a atividade física, praticar capoeira também ajuda a aumentar os níveis de endorfina, um neurotransmissor que promove uma sensação de bem-estar.
Graduação
Assim como as artes marciais, mesmo não sendo uma, a capoeira conta com graduações, que nada mais são que uma forma de reconhecer a evolução de seus praticantes. A graduação na capoeira é feita com cordas coloridas, que vão do verde, para iniciantes, ao branco, para quem atingiu o grau de mestre.
Confiança e disciplina
Os benefícios da capoeira não se limitam ao físico, já que ela também pode ajudar a aumentar a autoconfiança e a autoestima do praticante.
As crianças podem obter muitos benefícios com essa prática, já que a capoeira pode estimular o desenvolvimento físico e mental, além de também deixá-las mais disciplinadas.
Mulheres na capoeira
Muitas mulheres se sentem intimidadas com a capoeira, mas os movimentos da prática podem ser muito benéficos para elas.
A capoeira tem sido muito procurada por mulheres que desejam melhorar seu condicionamento físico e defesa pessoal, o que podemos considerar mais um ponto a seu favor. Além disso, um dos lemas da capoeira é a liberdade, e sempre tem lugar para as mulheres se expressarem nas rodas.
Dicas
A seguir, você ficará por dentro de algumas dicas que ajudarão você a se destacar nas primeiras aulas de capoeira, tirando de letra os primeiros desafios.
- Primeiramente, esforce-se para aprender a gingar bem, pois esse é o principal movimento, logo, ele será a sua base para realizar todos os outros;
- Todo bom capoeirista deve ficar por dentro das canções entoadas durante os duelos. Além disso, se possível, aprenda a tocar o berimbau, que é o instrumento musical usado na prática. Aliás, essa busca por sempre aprender coisas novas e diferentes é um dos aspectos que tornam a capoeira dinâmica, estimulando a continuidade da prática;
- ATENÇÃO, não tente realizar movimentos que ainda não tem segurança, pois qualquer erro pode gerar lesões de diferentes gravidades;
- Quando desafiar um estranho, tente não mostrar todo o seu jogo. É muito conveniente que você guarde o seu melhor para os momentos decisivos do embate;
- É importante que o capoeirista não se preocupe com a velocidade do movimento, pelo menos não enquanto ainda não se sentir seguro com os golpes;
- Mantenha os punhos relaxados, pois punhos fechados não condiz com as características de um praticante de capoeira;
- Corpo e espírito sempre devem estar em sintonia;
- Tente observar os praticantes mais experientes, pois você poderá aprender não só com os acertos deles, mas também com os erros;
- Tente praticar sem tocar seu corpo no chão, utilizando apenas mãos e pés, pois os praticantes mais experientes utilizam roupas brancas e desafiam-se para ver quem vence e se suja menos;
- Entre em uma roda somente quando estiver preparado para o desafio.
Veja a seguir alguns movimentos para iniciantes:
Famosos na capoeira
Se você está esperando referências de famosos para decidir investir na prática, saiba que há muitas pessoas conhecidas que praticam esse esporte/dança/manifestação cultural.
Os irmãos Rodrigo e Felipe Simas e Bruno Gissoni são alguns dos famosos que praticam capoeira desde a infância e afirmam terem sido estimulados pelo pai, Beto Simas, também ator.
Fontes e referências adicionais
- UOL Educação – Capoeira – Origem
- Câmara dos Deputados – Capoeira é um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
- Capoeira OCEC – Lei de Proibição da Capoeira
Fontes e referências adicionais
- UOL Educação – Capoeira – Origem
- Câmara dos Deputados – Capoeira é um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
- Capoeira OCEC – Lei de Proibição da Capoeira
Excelente artigo e muito importante!
Só uma correção no tópico GRADUAÇÃO lá diz assim,
“Assim como as artes marciais, mesmo não sendo um”
Definição de artes marciais é: As artes marciais são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. Sendo assim Capoeira é sim considerado artes marciais.
💪
Só uma correção. A Capoeira é sim uma arte marcial. Por favor não menospreza nossa arte marcil