Especialista da Área:

Qual Queima Mais Calorias: Elíptico ou Bicicleta?

Muitas pessoas se perguntam quantas calorias as máquinas elípticas queimam a mais em relação a pedalar na boa e velha bicicleta ergométrica. Nos últimos anos, as vendas de elípticos superaram as de bicicletas. Nas academias as pessoas dão preferência ao elíptico, mas seria porque ele está na moda ou realmente queima mais calorias que a bicicleta?

Em qual máquina se queima mais calorias?

Um treino médio num elíptico queima entre 400 e 500 calorias em uma hora. Já na bicicleta, cerca de 300 calorias. Entretanto, a quantidade de calorias queimadas depende do peso de cada pessoa, bem como da intensidade do treino.

Malhar em um elíptico queima mais calorias, pois envolve seus membros inferiores e superiores.Quanto mais músculos estão abrangidos no exercício, mais calorias se queima. Ainda, quanto mais músculos exercitados, maior é o benefício cardiovascular.

O simples movimentar dos braços no elíptico não significa uma maior queima automática. Os ajustes de tensão devem oferecer resistência suficiente para uma boa série tanto para os membros superiores quanto para os inferiores, e um bom exercício cardiovascular. Na verdade, a maioria das pessoas coloca todo o esforço nas pernas e trabalha pouco, ou nada, os membros superiores. Não incluir os braços nos exercícios também reduz os benefícios cardiovasculares que se poderia tirar dessa máquina.

Quais as desvantagens do elíptico?

Muitas pessoas não se preocupam em se alongar antes de subir no equipamento. Muitos também, na pressa de obter resultados rápidos, aumentam a tensão mais do que deveriam e acabam se lesionando. Como dito acima, deve-se distribuir o esforço entre os membros inferiores e superiores para ter maior efetividade de queima calórica.

Outra desvantagem é que muitos pensam que um treino forte no elíptico os dispensa dos treinos de força. Apesar de um bom uso desta máquina trabalha os membros inferiores e superiores, ainda é um trabalho aeróbico. Portanto, ainda deve-se levantar peso.

A melhor escolha sempre será o elíptico?

Nenhum outro equipamento é tão eficaz quanto o elíptico para um treino aeróbico que envolva o corpo inteiro. Contudo, o melhor equipamento para o seu treino depende de qual você irá realmente utilizar. Em sua próxima visita à academia, dê uma chance para o elíptico. Você vai obter um ótimo treino e suar mais nesse equipamento do que em qualquer outro.

Como o elíptico queima mais calorias do que a bicicleta, considere a partir de agora adicioná-lo em suas séries para trabalhar melhor o corpo inteiro.

Você costuma fazer seus exercícios aeróbicos em qual equipamento? Elíptico, bicicleta ou esteira? Comente abaixo como você divide essas opções.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votos, média: 3,58 de 5)
Loading...

5 comentários em “Qual Queima Mais Calorias: Elíptico ou Bicicleta?”

  1. Tenho um elíptico em casa. Somente este aparelho me faz perder peso. Faço caminhadas para completar. É um exercício formidável. Recomendo….

  2. Eu pedalo 8 km por dia e ainda faço 40 minuto de esteira e 30 min.de musculação todos os dias e mesmo assim ainda tenho dificuldade de perde peso como gostaria.
    Gostaria de saber qual o melhor aparelho na academia que possa perder gordura abdominal?

  3. em primeiro lugar prefiro o elíptico, depois a bicicleta, porém nesta há grande incomodo no acento e depois a esteira…..

  4. A esteira vai ser sempre a minha primeira opção. Parece que no eliptico e na bicicleta eu suo menos, sei lá. Me sinto queimando menos…

Deixe um comentário