Cientistas Afirmam: Para Perda de Peso Permanente Deve-se Levar em Conta a Genética

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer “Ah, fulano tem tendência para engordar, ciclano tem tendência para emagrecer”. Mas será que a origem do excesso ou não de peso das pessoas pode realmente estar dentro dos organismos delas? De acordo com cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sim, já que eles descobriram como o DNA pode influenciar e controlar o peso de alguém.

Segundo o estudo dos pesquisadores, que foi publicado na revista científica Nature, a composição genética de cada indivíduo pré-determina se ele será uma pessoa magra ou gorda, pelo menos com relação a tendência. Na pesquisa, foram encontradas 97 diferentes regiões do genoma que podem ser associadas a um Índice de Massa Corporal (IMC) elevado.

Dessa maneira, não há um gene específico por trás disso, mas sim um coquetel de DNA próprio para cada um, como explicou uma das responsáveis pela pesquisa, a Dr. Elizabeth Speliotes.

O grande número de genes faz com que seja improvável que uma solução para combater a obesidade vá funcionar para todas as pessoas”, completou a autora.

Os pesquisadores alertam que isso não significa que cada pessoa esteja fadada a ser gorda ou magra mas sim que cada uma precisa entender o funcionamento e tendências do seu próprio corpo para escolher as melhores estratégias para ficar em forma e com saúde.

Muito se fala sobre uma ou outra solução para a perda de peso. Mas para os pesquisadores, cada vez mais a ciência irá mostrar que cada indivíduo necessita seu próprio caminho para uma solução permanente de controle de peso.

Qual você acha que é a sua tendência, engordar ou emagrecer? Você sente muito essa dificuldade ou facilidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário