Feijão branco, preto, vermelho, fradinho, verde ou mulato… Muitos são os tipos de feijão e, mais ainda, suas formas de preparo. Indiscutivelmente um dos alimentos preferidos dos brasileiros, no entanto, frequentemente, é deixado de lado quando alguém faz dieta. Mas, será que feijão engorda?
Sem dúvida, um dos mais ricos alimentos que integram a nossa dieta, sendo fonte de fibras e proteínas vegetais, sem falar que é riquíssimo em ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico e carboidratos.
Por isso, devido às suas muitas propriedades, o feijão é considerado um alimento extremamente nutritivo, contribuindo, inclusive, para prevenir muitas doenças, além de melhorar a qualidade de vida.
Se você está com medo de usar o feijão na sua dieta, considere alguns dos seus benefícios:
- Baixo teor calórico: Uma porção de 60g de feijão cozido possui apenas 110 calorias, tornando-o um alimento leve e nutritivo.
- Rico em fibras: As fibras do feijão promovem saciedade, reduzindo a vontade de comer em excesso e controlando o apetite.
- Fonte de proteínas: As proteínas do feijão auxiliam na construção e manutenção de massa muscular, importante para o metabolismo e queima de calorias.
- Índice glicêmico baixo: O feijão possui baixo índice glicêmico, o que significa que não eleva os níveis de açúcar no sangue bruscamente, evitando picos de insulina e contribuindo para o controle da glicemia.
Como usar o feijão corretamente para emagrecer e ganhar massa muscular?
Afinal, como colocar o feijão na dieta da forma certa? Como usar o feijão em combinações saudáveis? O feijão ajuda na dieta de ganho de massa muscular?
É, justamente, para tirar essa e outras dúvidas sobre o feijão e sua inclusão em dietas, que a nutricionista preparou o vídeo abaixo que, sem dúvida, vale a pena conferir!