Dieta na Mídia

Comer Queijo Diariamente Pode Ajudar a Reduzir Risco de Doenças Cardíacas

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Os amantes do queijo, dessa vez, vão ficar animados! Pesquisas mostram que comer uma porção diária de certos tipos de queijo poderia reduzir o risco de ataques cardíacos fatais e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Isso apenas alguns meses depois de um estudo anterior descobrir que o queijo poderia conter os segredos para uma vida mais longa – sugerindo que sua má reputação persistente pode ser um equívoco. Aqui está o que você precisa saber…

A pesquisa

Uma revisão de 15 estudos, realizada por cientistas na China, usou um sistema de pool de resultados chamado meta-análise para examinar os efeitos que o consumo regular de queijo tinha no coração. Verificou-se que os voluntários que comeram aproximadamente 40 gramas (o tamanho de uma pequena caixa de fósforo) por dia viram uma redução de 14% no risco de doença cardíaca – a maior redução geral em comparação com outros participantes.

Pensa-se que isso ocorre porque o queijo contém altos níveis de cálcio e impulsiona o chamado “colesterol bom”, enquanto simultaneamente reduz os níveis de colesterol “ruim”. Ele também contém um ácido que pode ajudar a evitar o entupimento nas artérias. Reagindo às últimas descobertas, Ian Givens, professor de Nutrição de Cadeia Alimentar na Reading University, disse:

“[Laticínios como o queijo] parecem estar associados a um risco reduzido de doença cardiovascular e – particularmente o iogurte – diabetes tipo 2, que é uma área de pesquisa que estamos tentando desenvolver porque existem 700 novos casos todos os dias. ”
Ele adicionou:

continua depois da publicidade

“O melhor do queijo parece ser a estreita associação entre cálcio e gordura. Existe uma ligação entre a gordura e o cálcio que torna a gordura menos digerível”.

Mas vale ressalta, segundo Tracey Parker – nutricionista da British Heart Foundation – que, embora uma ingestão moderada de queijo possa ser benéfica, o excesso terá o efeito oposto.

“No início do período de Natal, a perspectiva de colocar um prato de queijo pra petiscos provavelmente é bastante tentadora, mas apesar do queijo ser uma ótima fonte de proteína e cálcio, muitas vezes é rico em gorduras saturadas e sal. Isso significa que comê-lo demais contribuir para o colesterol alto e hipertensão arterial”.

Ela adicionou:

continua depois da publicidade

“Comer duas a três porções de laticínios por dia deve ser suficiente para atender a suas necessidades de cálcio, mas isso não precisa vir do queijo. O iogurte e o leite com baixo teor de gordura também fornecerão cálcio e proteína, mas sem sal e gordura saturada”.

O estudo foi publicado no European Journal of Nutrition.

Você costuma comer queijos e produtos laticínios com frequência? Pretende aumentar o consumo agora por causa do resultado dessa pesquisa? Comente abaixo!

5 de 5 (3 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma