Os amantes do queijo, dessa vez, vão ficar animados! Pesquisas mostram que comer uma porção diária de certos tipos de queijo poderia reduzir o risco de ataques cardíacos fatais e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Isso apenas alguns meses depois de um estudo anterior descobrir que o queijo poderia conter os segredos para uma vida mais longa – sugerindo que sua má reputação persistente pode ser um equívoco. Aqui está o que você precisa saber…
A pesquisa
Uma revisão de 15 estudos, realizada por cientistas na China, usou um sistema de pool de resultados chamado meta-análise para examinar os efeitos que o consumo regular de queijo tinha no coração. Verificou-se que os voluntários que comeram aproximadamente 40 gramas (o tamanho de uma pequena caixa de fósforo) por dia viram uma redução de 14% no risco de doença cardíaca – a maior redução geral em comparação com outros participantes.
Pensa-se que isso ocorre porque o queijo contém altos níveis de cálcio e impulsiona o chamado “colesterol bom”, enquanto simultaneamente reduz os níveis de colesterol “ruim”. Ele também contém um ácido que pode ajudar a evitar o entupimento nas artérias. Reagindo às últimas descobertas, Ian Givens, professor de Nutrição de Cadeia Alimentar na Reading University, disse:
“[Laticínios como o queijo] parecem estar associados a um risco reduzido de doença cardiovascular e – particularmente o iogurte – diabetes tipo 2, que é uma área de pesquisa que estamos tentando desenvolver porque existem 700 novos casos todos os dias. ”
Ele adicionou:
“O melhor do queijo parece ser a estreita associação entre cálcio e gordura. Existe uma ligação entre a gordura e o cálcio que torna a gordura menos digerível”.
Mas vale ressalta, segundo Tracey Parker – nutricionista da British Heart Foundation – que, embora uma ingestão moderada de queijo possa ser benéfica, o excesso terá o efeito oposto.
“No início do período de Natal, a perspectiva de colocar um prato de queijo pra petiscos provavelmente é bastante tentadora, mas apesar do queijo ser uma ótima fonte de proteína e cálcio, muitas vezes é rico em gorduras saturadas e sal. Isso significa que comê-lo demais contribuir para o colesterol alto e hipertensão arterial”.
Ela adicionou:
“Comer duas a três porções de laticínios por dia deve ser suficiente para atender a suas necessidades de cálcio, mas isso não precisa vir do queijo. O iogurte e o leite com baixo teor de gordura também fornecerão cálcio e proteína, mas sem sal e gordura saturada”.
O estudo foi publicado no European Journal of Nutrition.