Como Aumentar a Vascularização Muscular

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

O aumento da vascularização muscular é desejável em muitos sentidos. Seja para aumentar o potencial da hipertrofia muscular, seja para fins estéticos, muitos buscam multiplicar e dilatar as veias em seus músculos. As veias, porém, respondem a estímulos específicos. Se o objetivo é aumentar a vascularização muscular, deve-se procurar um treino específico, bem como os suplementos adequados.

O que é Vascularização Muscular?

A vascularização muscular refere-se, genericamente, à presença de veias ao longo dos músculos. No fisiculturismo, porém, o termo possui um significado específico. Fala-se de vascularização para se referir às veias visíveis, grossas e superficiais que muitas vezes se espalham pelo corpo dos atletas.

Essa presença de veias visíveis entre os músculos e a pele denota, em geral, um desenvolvimento corporal extraordinário. Os músculos devem estar muito desenvolvidos para precisar de um fornecimento intenso de nutrientes e de oxigênio através da vascularização muscular. Além disso, os níveis de gordura corporal precisam estar notoriamente baixos, já que a pele deve-se tornar fina o suficiente para que as veias sejam visíveis.

Porque Aumentar a Vascularização Muscular?

O aumento da vascularização muscular está entre os objetivos de muitos atletas por diversos motivos.

Em primeiro lugar, pela aparência. A vascularização é um fenômeno muito apreciado no universo do fisiculturismo, sendo que apresentar uma impressionante quantidade de veias superficiais é um modo de garantir o respeito e a admiração dos demais atletas.

Essa aparência é, ainda, um sinal de que o corpo está bem desenvolvido. A vascularização muscular denota músculos poderosos e níveis baixos de gordura corporal, de modo que é valorizada pelos juízes nos concursos de fisiculturismo.

Através da vascularização intensificada, os atletas também procuram ultrapassar os limites da hipertrofia muscular. Quanto mais desenvolvidos são os músculos, maior será a exigência por um fornecimento rápido e intenso de nutrientes e de oxigênio durante o treino. Com a vascularização aumentada, os atletas podem ir mais longe nos treinos, e, portanto, no seu nível de hipertrofia.

Por fim, não se pode esquecer os possíveis benefícios à saúde em geral. Acredita-se que o aumento da vascularização, em geral, é capaz de aliviar os males da hipertensão arterial, bem como de outros problemas circulatórios simples como as varizes.

Como Aumentar a Vascularização Muscular

Aumentar a vascularização muscular não é uma tarefa banal. A alimentação e os treinos, bem como os suplementos utilizados, devem ser adaptados a esse objetivo.

Alimentação para Aumentar a Vascularização Muscular

  1. Diminuir a ingestão diária de calorias: Diminuir a ingestão de calorias tem como objetivo reduzir a gordura corporal. Emagrecer é fundamental para que a vascularização muscular torne-se aparente, uma vez que a camada de gordura logo abaixo da pele facilmente esconde mesmo as veias mais desenvolvidas.
  2. Consumir o nível adequado de proteínas: O nível de proteínas consumido diariamente deve ser suficiente para manter o nível muscular, em geral 1,5g de proteína para cada 1kg de peso corporal.
  3. Reduzir o consumo de sódio: O sódio provoca no corpo humano o acúmulo de líquidos, que por sua vez provoca inchaço logo abaixo da pele. Como resultado, a visualização das veias se torna impossível. Dessa forma, reduzir o sódio é uma maneira de tornar a vascularização muscular mais visível.
  4. Hidratar-se abundantemente: Eliminar o acúmulo de líquidos não significa, porém, desidratar-se. Manter o corpo hidratado é fundamental para que as novas veias se desenvolvam.

Treino para Aumentar a Vascularização Muscular

  1. Adicionar exercícios aeróbicos aos treinos: Para obter a necessária diminuição da gordura corporal para a vascularização muscular é recomendável adicionar exercícios aeróbicos à rotina de treinos. Realizados em curtos períodos de alta intensidade, esses exercícios são capazes de queimar gordura mantendo os níveis de massa muscular. Um treino simples e adequado é correr ou pedalar por 30 minutos, de quatro a cinco vezes por semana.
  2. Aumentar as repetições dos treinos de força: Os treinos de força têm sido feitos com cada vez mais peso e menos repetições. Essa fórmula é eficaz para estimular a hipertrofia, mas não para aumentar a vascularização muscular. A vascularização muscular é estimulada por longas séries de repetições que aumentam o fluxo sanguínio localizado. Recomenda-se, por isso, realizar séries de 20 a 50 repetições.

Dica: Procure combinar o treino aeróbico ao treino de força. A atividade aeróbica deve ser realizada antes do treino de força, de modo que os vasos sanguíneos já estejam dilatados quando o treino de força começar, de modo a intensificar o aproveitamento da pressão que será exercida sobre as veias.

Suplementos para Aumentar a Vascularização Muscular

Os suplementos recomendados para aumentar a vascularização muscular são os vasodilatadores. Em geral esses suplementos contêm Óxido Nítrico ou Arginina, que estimula a produção de Óxido Nítrico pelo corpo. O Óxido Nítrico é capaz de estimular a dilatação dos vasos sanguíneos, de modo que facilita o alargamento das veias.

Esse tipo de suplemento é consumido, em geral, antes do treino. Seu efeito está diretamente relacionado à vascularização muscular, mas não é de se esperar milagres. O fundamental é adaptar o treino e a alimentação para atingir o objetivo.

Cuidados

Muitas fórmulas mágicas prometem aumentar a vascularização muscular, mas muitas vezes só fazem isso por um curto espaço de tempo e oferecem riscos sérios à saúde. Muitos procuram uma aparência mais nítida da vascularização muscular através da desidratação.

Dessa forma, muitos atletas desidratam-se nos dias anteriores a uma competição, diminuindo o consumo de líquidos e usando diuréticos. Essa prática é extremamente perigosa e os acidentes causados dessa forma são de conhecimento público na comunidade fisiculturista.

Dessa forma, recomenda-se sempre duvidar das soluções rápidas e fáceis. Além disso, é necessário conhecer a si mesmo. Como muitos outros fatores corporais, a vascularização muscular depende em larga medida de fatores genéticos. Se o seu corpo não está pré-disposto a uma vascularização muscular intensa, não vale a pena arriscar sua saúde para obtê-la.

Por que você busca aumentar a sua vascularização muscular? Quais meios relacionados a dieta e treino você utiliza? Comente abaixo.

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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4 comentários em “Como Aumentar a Vascularização Muscular”

  1. Eu desde dos meus 18 anos tomo suplementos e vejo muita diferença quando eu paro de tomar suplementos. Realmente os suplementos no meu organismo me ajudar a render muito mas os meus treinos e eu nao fico muito fadigado e vejo resultado em poucos meses uso. Suplementaçao e alimentação sao essencias pra todos os praticamentes e atletas que querem ter resultados na musculação!

  2. Tenho sentido dores nos dedos das mãos e nos pés, inclusive um pouco de inchaço, um amigo me falou que estava igual a mim , o médico indicou Dilatex, pois era circulação e minhas veias são um pesadelo para tirar sangue.