Você sabia que o vinagre de maçã, conhecido principalmente por seu uso como tempero de saladas, pode também ser usado com o objetivo de emagrecer?
Isso se deve a suas propriedades nutricionais, que trazem diversos benefícios para a saúde e a boa forma, como veremos a seguir.
Por isso, iremos agora conhecer melhor o vinagre de maçã, entender como ele pode ser usado e descobrir se ele emagrece ou não.
O uso do vinagre de maçã na medicina popular é algo bastante antigo, e se deve principalmente ao fato de o condimento, que é feito a partir da fermentação de água, açúcar e maçã picada, ser rico em substâncias como ácido acético.
E é justamente esse ingrediente que vem ganhando a atenção de pesquisadores, já que ele pode ajudar no combate a problemas de saúde como a obesidade e a diabetes.
Sim, o consumo regular de vinagre contribui para a perda de peso, desde que seu uso esteja associado à uma dieta balanceada e à prática de atividades físicas.
Esse efeito, demonstrado por pesquisadores japoneses, se deve ao fato de o vinagre reduzir a circunferência abdominal, os níveis de triglicérides no sangue, a gordura visceral e o IMC.
Assim, o uso do vinagre ajuda tanto na perda de peso quanto na prevenção de problemas como a síndrome metabólica.
Os estudos normalmente utilizam pequenas quantidades de vinagre, que variam entre 15 e 30 ml por dia.
Além disso, embora o vinagre seja um condimento que promove benefícios à saúde e auxilia no processo de emagrecimento, ele deve ser consumido em quantidades moderadas, pois pode danificar os dentes e piorar alguns problemas estomacais.
Então, para evitar problemas relacionados à acidez do vinagre de maçã, o ideal é usar ele diluído em água ou como condimento em alguma receita.
Além de ajudar no emagrecimento, o vinagre pode ainda trazer vários benefícios para a saúde, como veremos a seguir.
Outro efeito benéfico do vinagre é a redução dos níveis de açúcar no sangue. Assim, este condimento pode ajudar pessoas com diabetes a controlar melhor a glicemia, evitando as complicações que a doença pode trazer.
O vinagre de maçã é um produto que também é capaz de melhorar a saúde da pele. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento da pele.
Mas, para aproveitar esse benefício do vinagre e maçã, você deve utilizá-lo de forma tópica, aplicando um pouco do produto diluído diretamente pele.
O vinagre de maçã se mostrou um importante aliado no controle do colesterol e do triglicérides, mas apenas quando seu uso é associado à uma dieta equilibrada.
Dessa forma, o consumo regular de vinagre pode contribuir para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares, já que reduz o risco de acúmulo de placas gordurosas nas artérias.
Alguns estudos preliminares, ainda com modelos animais, demonstraram que o vinagre de maçã pode ser de grande ajuda na redução da pressão arterial. Mas ainda são necessários mais estudos, realizados com humanos, para entender melhor este efeito.
Além disso, o vinagre pode ser um substituto do sal em algumas receitas, reduzindo assim a quantidade de sódio ingerida durante o dia.
Um estudo feito em ratos constatou que o ácido acético, presente no vinagre de maçã, pode promover o aumento de certas enzimas que estão relacionadas ao metabolismo de gorduras, e assim contribuir para a perda de peso.
Além de conferir brilho ao cabelo, o vinagre é um bom remédio caseiro para combater a caspa, graças às suas propriedades adstringentes e antifúngicas.
Assim, para usufruir desses efeitos, basta lavar o cabelo como de costume e, após o uso do condicionador, aplicar a mistura de meio copo de vinagre com meio copo de água diretamente nos fios. Além disso, é recomendado secá-lo em seguida.
No entanto, se você pretende utilizá-lo para eliminar caspas, a mistura deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo.
O consumo de vinagre, quando feito em excesso, não diluído ou por pessoas mais sensíveis, pode causar alguns efeitos colaterais.
São eles:
Esses efeitos se devem principalmente à acidez do vinagre, que pode acabar agredindo as células do organismo. Por isso, o uso do vinagre deve ser feito de forma moderada, sempre diluído ou acompanhado de outros alimentos.
Além disso, não se deve usar o vinagre na pele ou no couro cabeludo irritado, para evitar a piora do quadro.
Gostou do conteúdo? Então aproveite e assista abaixo aos vídeos sobre os benefícios do vinagre de maçã, veja se ele emagrece mesmo e os cuidados a tomar.
Veja Todos Comentários
Posso usar vinagre de maçã vendidos em supermercados tradicionais?
Excelente matéria! Mto obrigada.
Amei essa reportagem. Muito esclarecedora e me incentivou muito em começar a tomar o vinagre de maça orgânico. Só uma pergunta: existe alguma restrição nesse consumo para pessoas que ingerem medicamentos para hipertensão? Grata
Tem que tomar cuidado para não potencializar o medicamento. Tem pessoas que conseguem baixar a pressão sim. Converse com seu médico.