Como emagrecer com Vinagre de Maçã?

Especialista da área:
atualizado em 03/04/2021

Você sabia que o vinagre de maçã, conhecido principalmente por seu uso como tempero de saladas, pode também ser usado com o objetivo de emagrecer?

  Continua Depois da Publicidade  

Isso se deve a suas propriedades nutricionais, que trazem diversos benefícios para a saúde e a boa forma, como veremos a seguir.

Por isso, iremos agora conhecer melhor o vinagre de maçã, entender como ele pode ser usado e descobrir se ele emagrece ou não.

O uso medicinal do vinagre

vinagre de maçã

O uso do vinagre de maçã na medicina popular é algo bastante antigo, e se deve principalmente ao fato de o condimento, que é feito a partir da fermentação de água, açúcar e maçã picada, ser rico em substâncias como ácido acético.

E é justamente esse ingrediente que vem ganhando a atenção de pesquisadores, já que ele pode ajudar no combate a problemas de saúde como a obesidade e a diabetes.

É possível emagrecer com vinagre de maçã?

Sim, o consumo regular de vinagre contribui para a perda de peso, desde que seu uso esteja associado à uma dieta balanceada e à prática de atividades físicas.

Esse efeito, demonstrado por pesquisadores japoneses, se deve ao fato de o vinagre reduzir a circunferência abdominal, os níveis de triglicérides no sangue, a gordura visceral e o IMC.

Assim, o uso do vinagre ajuda tanto na perda de peso quanto na prevenção de problemas como a síndrome metabólica.

Como consumir vinagre para emagrecer?

Os estudos normalmente utilizam pequenas quantidades de vinagre, que variam entre 15 e 30 ml por dia.

Além disso, embora o vinagre seja um condimento que promove benefícios à saúde e auxilia no processo de emagrecimento, ele deve ser consumido em quantidades moderadas, pois pode danificar os dentes e piorar alguns problemas estomacais.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, para evitar problemas relacionados à acidez do vinagre de maçã, o ideal é usar ele diluído em água ou como condimento em alguma receita.

Outros benefícios do vinagre de maçã

Além de ajudar no emagrecimento, o vinagre pode ainda trazer vários benefícios para a saúde, como veremos a seguir.

1. Diminui os níveis de açúcar no sangue

Outro efeito benéfico do vinagre é a redução dos níveis de açúcar no sangue. Assim, este condimento pode ajudar pessoas com diabetes a controlar melhor a glicemia, evitando as complicações que a doença pode trazer.

2. Melhora a qualidade da pele

O vinagre de maçã é um produto que também é capaz de melhorar a saúde da pele. Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento da pele.

Mas, para aproveitar esse benefício do vinagre e maçã, você deve utilizá-lo de forma tópica, aplicando um pouco do produto diluído diretamente pele.

3. Melhora as taxas de colesterol

O vinagre de maçã se mostrou um importante aliado no controle do colesterol e do triglicérides, mas apenas quando seu uso é associado à uma dieta equilibrada.

Dessa forma, o consumo regular de vinagre pode contribuir para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares, já que reduz o risco de acúmulo de placas gordurosas nas artérias.

4. Diminui a pressão arterial

Alguns estudos preliminares, ainda com modelos animais, demonstraram que o vinagre de maçã pode ser de grande ajuda na redução da pressão arterial. Mas ainda são necessários mais estudos, realizados com humanos, para entender melhor este efeito.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o vinagre pode ser um substituto do sal em algumas receitas, reduzindo assim a quantidade de sódio ingerida durante o dia.

5. Acelera o metabolismo

Um estudo feito em ratos constatou que o ácido acético, presente no vinagre de maçã, pode promover o aumento de certas enzimas que estão relacionadas ao metabolismo de gorduras, e assim contribuir para a perda de peso.

Vinagre de maçã

6. Dá brilho ao cabelo

Além de conferir brilho ao cabelo, o vinagre é um bom remédio caseiro para combater a caspa, graças às suas propriedades adstringentes e antifúngicas.

Assim, para usufruir desses efeitos, basta lavar o cabelo como de costume e, após o uso do condicionador, aplicar a mistura de meio copo de vinagre com meio copo de água diretamente nos fios. Além disso, é recomendado secá-lo em seguida.

No entanto, se você pretende utilizá-lo para eliminar caspas, a mistura deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo.

Efeitos colaterais

O consumo de vinagre, quando feito em excesso, não diluído ou por pessoas mais sensíveis, pode causar alguns efeitos colaterais.

São eles:

  • Desgaste dos dentes;
  • Irritação na garganta;
  • Dores estomacais;
  • Piora de problemas como gastrite e úlceras;
  • Irritação da pele, da pele e do couro cabeludo.

Esses efeitos se devem principalmente à acidez do vinagre, que pode acabar agredindo as células do organismo. Por isso, o uso do vinagre deve ser feito de forma moderada, sempre diluído ou acompanhado de outros alimentos.

Além disso, não se deve usar o vinagre na pele ou no couro cabeludo irritado, para evitar a piora do quadro.

Dicas e cuidados

  • O vinagre é um produto ácido, e por isso deve ser usado e consumido com moderação. Assim, é possível usufruir de seus benefícios, sem causar danos ao organismo;
  • Além disso, pessoas com úlceras, gastrites e refluxo devem consumir o vinagre apenas depois de se consultar com um médico, para evitar o agravamento do problema e evitar desconfortos.
Fontes e referências adicionais

Você já sabia como emagrecer com vinagre de maçã? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (44 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

18 comentários em “Como emagrecer com Vinagre de Maçã?”

  1. Tem restrição pra quem amamenta? Meu bebê tem 1 ano e ainda mama, eu sei que não posso fazer dietas agressivas, mas fiquei interessada no vinagre de maçã.

  2. Bom dia vou começa a toma o vinagre de maça hoje pra emagreçer estou hoje com 120 quilos a também estou fazendo dieta e vou marca a data vamos nos fala daqui trinta dias ufa que Deus min de forças amém

  3. O q mais posso adicionar a bebida de vinagre de maçã para melhorar os resultados, como Lima, limão, temperos, canela…?

  4. GOSTEI MUITO , MATÉRIA BEM ESCLARECEDORA . AJUDA MUITO E NOS FAZ VER OS BENEFÍCIOS , OS PRÓS E CONTRA ………… VALEU

  5. Amei essa reportagem. Muito esclarecedora e me incentivou muito em começar a tomar o vinagre de maça orgânico. Só uma pergunta: existe alguma restrição nesse consumo para pessoas que ingerem medicamentos para hipertensão? Grata

    • Tem que tomar cuidado para não potencializar o medicamento. Tem pessoas que conseguem baixar a pressão sim. Converse com seu médico.