Consumo de Açúcar Pode Alimentar Tumores Cancerígenos, Diz Estudo

atualizado em

Há (de novo) más notícias para os amantes do açúcar. Após nove anos de pesquisa, biólogos moleculares da Bélgica descobriram que o açúcar estimula o crescimento tumoral.

Seus resultados, publicados na revista Nature Communications, ajudam a explicar um enigma que os oncologistas encaravam há décadas – e podem oferecer algumas soluções novas e baseadas na dieta para combater o câncer.

A maioria das células não cancerígenas no corpo obtém sua energia por respiração aeróbica, um processo que envolve a quebra de alimentos digeridos em moléculas utilizáveis e ricas em energia através de uma série de processos químicos que requerem oxigênio, liberando em seguida o dióxido de carbono como subproduto. Mas não as células cancerosas.

Mesmo quando há oxigênio suficiente disponível para quebrar a glicose e usá-la como combustível, as células cancerosas preferem receber a energia da fermentação do açúcar, que tem um menor rendimento de energia do que as células químicas normais. Esse fenômeno é chamado de “efeito Warburg”.

Os pesquisadores atrás do novo estudo observaram células de fermento no laboratório e descobriram que seu processo de fermentação – o mesmo que as células cancerosas preferem – estimula o crescimento do tumor.

  Continua Depois da Publicidade  

Suas descobertas sugerem que os genes que causam tipos de câncer mais comuns, chamados de proteínas Ras, alimentam tumores malignos com a ingestão de açúcar. Em suma, o açúcar “desperta” as células cancerígenas existentes, multiplicando-as e expandindo-as rapidamente, de acordo com esses cientistas.

“O consumo de açúcar hiperativo de células cancerosas leva a um ciclo vicioso de estimulação contínua do desenvolvimento e crescimento do câncer”, disse o autor do estudo principal e o biólogo molecular belga Johan Thevelein, professor da Katholieke Universiteit Leuven, em um comunicado de imprensa.

Os biólogos acreditam que esta nova compreensão de como o açúcar e o câncer interagem tem “consequências radicais” para novas pesquisas. Estudos anteriores sugeriram que os tratamentos contra o câncer poderiam explorar a preferência por açúcar das células com terapias direcionadas, e esses pesquisadores acham que suas descobertas podem ajudar os oncologistas a criar novas estratégias de dieta direcionadas a pacientes com câncer.

Os cientistas advertem que há mais estudos a fazer, uma vez que ainda não estão seguros do que faz com que as células cancerosas atuem dessa maneira.

  Continua Depois da Publicidade  

Você conhece alguém que tenha câncer e ainda assim tem uma dieta rica em açúcares? Se você fosse portador da doença, mudaria sua dieta por conta deste estudo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário