Saúde na Mídia

Devo ir ao cinema durante a pandemia?

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Desde que a pandemia do novo coronavírus começou, precisamos parar de participar de muitas atividades que envolvem aglomerações de pessoas em ambientes fechados. Uma delas é ir ao cinema para assistir à estreia dos filmes favoritos.

Com a flexibilização da quarentena no país e a reabertura de comércios e estabelecimentos, alguns se perguntam se não é hora de retornar aos cinemas.

continua depois da publicidade

Quando os cinemas da sua cidade reabrirem, você deve considerar os riscos de ir ao cinema, antes de decidir comparecer ou não. Até porque a pandemia de COVID-19 não acabou e nem está sob controle. Além disso, não há um remédio ou vacina com comprovação contra a doença.

O modo de transmissão da doença

Quando pensamos nos riscos de ir ao cinema durante a pandemia, não podemos ignorar o modo de transmissão da doença, alertou a médica Vinisha Amin. Isto é, por meio de gotículas respiratórias que uma pessoa expele ao falar, tossir, espirrar e até rir.

Quando as pessoas tirarem suas máscaras faciais na sala de cinema para comer ou beber, conversar ou rir, as chances de transmissão da COVID-19 aumentarão.

Conforme a médica, a partir de um ponto de vista médico, considera-se ir ao cinema uma atividade de alto risco, que pode colocar um número mais alto de pessoas em chances de contrair o novo coronavírus.

continua depois da publicidade

Controle é difícil

A decisão de reabrir os cinemas em determinada localidade depende dos números do novo coronavírus cidade em questão.

Mas quando se trata de cinemas, o controle ainda é bem desafiador, explicou a chefe da divisão de doenças infecciosas e diretora médica de prevenção de infecções, Supriya Narasimhan.

Não é possível conferir o endereço de uma pessoa e evitar que moradores de áreas com índices altos de COVID-19 frequentem os cinemas de regiões com números baixos da doença.

Inclusive, a chefe de divisão de doenças infecciosas está na expectativa para assistir Mulher Maravilha 1984. Entretanto, Narasimham contou que vai esperar o filme chegar às plataformas de streaming para assistir em casa.

Alternativas

No lugar de comparecer ao cinema, Amin aconselha fazer uma noite de filmes com a família próxima em casa.

continua depois da publicidade

Já para a professora assistente de enfermagem da Universidade Maryville nos Estados Unidos, Mariea Snell, os cinemas drive ins são outra opção. Eles permitem ter a experiência de ir ao cinema com segurança, argumentou Snell.

Ela afirmou que quando uma pessoa fica ao ar livre e a dois metros ou mais de distância dos outros, suas chances de não pegar COVID-19 melhoram. Entretanto, Snell também avisou que nada é livre de risco durante este tempo de pandemia.

Quando será seguro ir ao cinema?

Conforme o pneumologista e médico de cuidados intensivos Chaitanya Mandapakala, se atingirá o máximo de segurança nos cinemas apenas quando uma vacina contra a COVID-19 estiver disponível.

Para quem resolver retornar antes aos cinemas, o conselho é rejeitar aqueles que apenas seguem o mínimo das medidas de proteção contra a COVID-19.

Você pensa em ir ao cinema quando a reabertura for permitida na sua cidade? Quais cuidados pretende tomar? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma